Um operação da Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (25) agiotas e alguns agentes públicos no Maranhão. Entre os presos está Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, junto com a esposa dele e foram conduzidos para a sede regional da PF, na Cohama.
A ‘Operação Usura II’ investiga o desvio de recursos públicos de prefeituras do Estado e o envolvimento dessas pessoas com agiotagem. Pelo menos R$7 milhões teriam sido desviados.
A Polícia Federal tem 19 mandados de busca e apreensão, além de mandados de condução coercitiva, onde os investigados serão levados à delegacia para prestarem depoimento.
Já foram cumpridos três mandados de condução coercitiva cumpridos em São Luís. Serão sete pessoas investigadas na capital. No interior do Estado, são nove mandados nas cidades de Bacuri e Zé Doca, Bacabal e Caxias.
Com Pacovan foram encontrados diversos cheques em brancos da prefeitura de São João do Paraíso. A ação é resultado das investigações iniciadas pela Polícia Cvil do Maranhão após a morte do jornalista Décio Sá.