Política maranhense em notas

Nada de plebiscito para novos municípios

guerreirojrO presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Guerreiro Júnior, explicou nesta quarta-feira (25) que só poderá realizar consulta popular para novos municípios em 2015 se autorizado excepcionalmente pelo TSE. Os deputados Valéria Macedo e Marco Aurélio estiveram no TRE e pediram a liberação do plebiscito para João Lisboa, Buritirana e Senador La Roque, que estão vivendo conflito por desmembramento de povoados. “O que nos impede de atendê-los é o texto da Resolução 23.385/2012 do TSE que é clara ao dizer que consulta popular via plebiscito deve ocorrer concomitantemente com o primeiro turno das eleições ordinárias subsequentes à edição do ato convocatório pela Assembleia Legislativa. No entanto, se o TSE nos autorizar, imediatamente iniciamos os preparativos, obedecendo ao calendário que for fixado”, afirmou Guerreiro.

A incoerência de Andrea Murad

andreamuradA deputada Andrea Murad (PMDB) vive uma crise existencial. Subiu à tribuna da Assembleia Legislativa esta semana para fazer duras críticas aos membros do governo Flávio Dino, Rodrigo Lago (secretário de Transparência e Controle) e Davi Telles (presidente da Caema). As denúncias de Andrea dizem respeito a irregularidades que teriam sido cometidas em gestão anteriores por Aderson Lago e José Augusto Telles, pais dos auxiliares do governo. E na mesma sessão, quando outros deputados fizeram críticas ao ex-secretário Ricardo Murad, a peemedebista pulou fora, afirmando que ela não era o pai e não poderia responder por ele, apenas pelo seu mandato. Quer dizer que os outros têm que responder pelas broncas dos genitores e ela tem que ser dissociada do pai?

Tramitty bateu escanteio e fez o gol

adrianosarneyO caso da empresa Tramitty, enrolada até o pescoço com suas relações com a secretaria estadual de Meio Ambiente terão novos capítulos assim que as informações solicitadas pelo deputado Fernando Furtado (PCdoB) chegarem à Assembleia Legislativa. A Tramitty foi contratada em 2011 em uma licitação pra lá de suspeita. Dentre os objetos estava prestar subsídios para a licitação de uma empresa que deveria gerir recursos federais repassados à Sema. E quem ganhou a licitação que ela mesmo ajudou a montar? A própria Tramitty! E tem mais!

Flávio na defesa da democracia

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????O governador Flávio Dino integrou a comitiva do Nordeste que fez a defesa do Estado Democrático de Direito frente à atual conjuntura política e apresentou pautas comuns aos estados para a presidenta Dilma Rousseff. “Neste momento, o Brasil precisa da união das forças políticas em nome do pleno funcionamento das instituições da República e do cumprimento da Constituição. Viemos reforçar esse compromisso com a legalidade e conclamar todos os brasileiros na defesa das regras democráticas”. Os nove governadores do Nordeste reuniram-se com a presidenta Dilma Rousseff para apresentar pautas políticas e administrativas dos estados da região.

Sexta de teatro e cinema

 

Com o objetivo de promover um dia de atividades em homenagem ao teatro e o circo, a Prefeitura de São Luís vai abrir as portas do Cine Teatro da Cidade, nesta sexta-feira (27), a partir das 16h, para celebrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. A programação começa com a roda de conversa “Proposições para o teatro no Maranhão”. Após a roda de conversa, será a vez dos grupos teatrais apresentarem intervenções artísticas, a partir das 18h. Nove grupos vão ocupar o Cine Teatro da Cidade com trechos de seus espetáculos. Serão distribuídos ingressos gratuitamente com uma hora de antecedência, antes do início dos espetáculos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *