Destaque para crise no sistema carcerário do MA na mídia nacional

penitenciariaMais destaque na Rede Globo de televisão para a crise no sistema carcerário do Maranhão. A primeira foi na noite de ontem (26) à noite no Jornal da Globo. Na sequência, na manhã de hoje, a crítica foi no Bom Dia Brasil. Folha de São Paulo também criticou situação.

O Jornal da Globo afirmou que o governo federal irá apressar a construção de presídios no país através de medida provisória por conta da pressão gerada pela grave crise do sistema prisional no Maranhão. A reportagem também lembrou o que já vinha sido tratado por este blog. Em 2011, o Governo Federal mandou para o Maranhão, R$ 22 milhões. Dinheiro para ser usado nos presídios. O estado não usou nada e o dinheiro voltou para o Tesouro.

No Bom Dia Brasil, a cobrança foi mais dura por soluções. “O governo do Maranhão precisa dar uma resposta com a falta de respeito aos direitos humanos. A desculpa de falta de dinheiro não pode mais ser usada pelo governo do Maranhão”, disse a jornalista Cláudia Bontempo.

A Folha de São Paulo publicou um editorial com o título “Cenas Maranhenses”. “Tal situação não se estabelece sem a complacência de autoridades. Não só os encarregados da disciplina do presídio se mostram destituídos de poder, quando não cúmplices dessas cenas dantescas. Também a governadora Roseana Sarney (PMDB) e seus auxiliares diretos têm responsabilidade diante desses fatos. Com capacidade para 1.700 detentos, o maior presídio maranhense tornou-se a arena em que 2.500 se engalfinham”, afirma o Editorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *