Diferente dos outros parlamentos, onde o mandato começa no dia 1º de fevereiro, na Câmara Municipal de São Luís o mandato inicia do primeiro dia do ano. Por isso, a nova Mesa Diretora da Câmara tomou posse nesta quinta-feira (1º). Astro de Ogum (PMN) passa a ser o presidente da Casa.
Abordando as metas a serem seguidas por sua administração, Astro falou de dirigir o Legislativo com os olhos diretamente voltados para a questão estrutural, principalmente no tocante a situação da estabilidade dos funcionários prometendo tratar o assunto com carinho, “e fazer o que tiver ao nosso alcance”. Enfatizando ser conhecedor “dos problemas desta Casa, notadamente porque nunca se realizou um concurso público para termos a estabilidade dos servidores desta Câmara”, completou.
Dizendo que não queria tocar no assunto, o novo presidente do parlamento da capital maranhense disse que “repousa na mesa da Presidência uma ordem judicial que trata da demissão de 387 funcionários”, para assinalar que tudo chegou a atual situação porque os presidentes têm prorrogado uma decisão. Continuando ele disse que “o Pereirinha até que quis fazer quando em outubro tentou afastar cerca de 180 funcionários, e sei que isto é uma decisão muito indigesta, pois tem pessoas com até 25 anos de trabalho, mas temos que tratar esses casos com especial atenção”.
Dando uma dimensão maior a sua fala Astro de Ogum disse que “sei muito bem das dificuldades que passam não só os municípios, mas o País, com o governo Dilma, que em momento algum foi municipalista, por isso estamos com estados e municípios endividados, e com a nossa Câmara não poderia ser diferente”. Continuando ele elencou o débito com a previdência, “que nós procuraremos solucionar dentro das nossas possibilidades envidando todos os esforços necessários”.