Notas quentes da terça-feira

Julgamento de Alan Linhares adiado

alanlinharesFoi adiado novamente o julgamento do prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, acusado de compra de votos. O desembargador José Eulálio, que havia pedido vista na última sessão, alegou que ainda não tinha dito tempo suficiente de analisar os meandros do processo que disse ter recebido apenas na última sexta-feira (6). Mas garantiu que o coloca na pauta na próxima sessão, nesta quinta-feira (12). Provas testemunhais e documentais mostram a compra de votos por tijolos no município da Refinaria fantasma.

Acordo entre PCdoB e PMDB

flavioedinhoAdvogados de PCdoB e PMDB fizeram acordo a respeito dos processo de propaganda eleitoral irregular da campanha de 2014. Os comunistas desistiram das Ações contra os peemedebistas e vice-versa. Os processos foram encaminhados para o Ministério Público homologar o acordo. O PMDB acusou a campanha de Flávio Dino de duas propagandas irregulares e o PCdoB acusou a campanha de Edinho Lobão de três propagandas.

Prefeitos mantidos no cargo

Ainda na sessão de hoje no TRE-MA, os prefeitos e vices das cidades de Cândido Mendes, Marajá do Sena e Alto Alegre do Pindaré foram mantidos nos cargos em processos de cassação. O primeiro por falta de robustez nas provas que caracterizassem captação ilícita de sufrágio. O segundo por fragilidade das provas no recurso que pretendia mudar a sentença de 1º grau que também mantinha o prefeito no cargo. O terceiro onde o prefeito respondia por abuso de poder econômico e político, o recurso foi desprovido unanimemente, de acordo com parecer do MPE e este mantido no cargo.

Nepotismo de Talita Laci

talitalaciA prefeita da Raposa, Talita Laci, que vem demonstrando força de vontade no início de sua gestão, errou feio nomeando dois irmãos como secretários do município. Existem interpretações conflitantes sobre este tipo de nomeação que, se mesmo não sendo nepotismo legal, é nepotismo moral.  A prefeita nomeou Leandro Pequeno de Oliveira para exercer o cargo em comissão de secretário municipal de Administração e Planejamento, e Leonardo Pequeno de Oliveira para a secretaria de Finanças. Não pegou bem.

Aula de prestação de contas

plenariocamaraA Câmara Municipal de São Luís promove nesta quinta-feira(12), das 09h30 às 13h, em parceria com a Escola Superior de Controle Externo, o Tribunal de Contas do Estado – TCE estará realizando o seminário “Prestação de Contas -problemas e soluções”. O auditório do TCE será palco para o evento, que tem como público alvo os vereadores, assessores responsáveis pela prestação de contas e, ainda, diretores do Legislativo Municipal. De acordo com o presidente do parlamento ludovicense, além de promover o processo de requalificação dos servidores, o seminário tem como objetivo aproximar o Legislativo do Tribunal de Contas.

Mais IDH

Foto3_NaelReis_Mais_IDH_Jenipapo_dos_Vieiras (3)O programa Mais IHD, uma das principais marcas do governo Flávio Dino, levou uma série de benefícios para o município de Jenipapo dos Vieiras. Mais de 160 pessoas que estiveram na unidade móvel de atendimento do Mutirão ‘Mais IDH’ nos dois primeiros dias da ação. Foram oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª via), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de trabalho e antecedentes criminais. O municípios de Jenipapo dos Vieiras ocupa a terceira posição dos piores índices de desenvolvimento humano no Maranhão (0,490). Um terço da população é indígena. Aproximadamente 83% da população vive na zona rural.

 

1 pensou em “Notas quentes da terça-feira

  1. Todos nos sabemos o quanto dificil é disputar eleições municipais com prefeitos que buscam reeleição. A desigualdade financeira entre situação e oposição em muitos lugares é enorme, fazendo com que eleitores da chamada classe baixa sejam alvos fáceis dos prefeitos para conseguirem seus votos em troca de alguns favores, objetos e a maioria dos casos em troca de dinheiro em espécie, principalmente em municípios com eleitorado pequeno.
    E a única arma que a oposição pode usar contra essa desigualdade, é tentar a todo custo provas que venha incriminar os gestores em busca de reeleição, como vídeos, fotos, gravações de áudio, depoimentos de eleitores comprovando essas irregularidades. Agora quando um Dep. sobe em uma tribuna para fazer uma DENÚNCIA desse porte, que uma CORTE REGIONAL está sendo corrompida, é que sua ferida está doendo, pois aquele prefeito que perde o mandato por abuso de poder deixara de apoiar o tal Dep. em eleições futuras.
    Quando vários municípios estão com o IDH lá embaixo, é fruto dessa artimanha utilizada pelos gestores, não investem o dinheiro publico no município e para conseguirem uma reeleição terão que usar o dinheiro que teria que ser gasto em suas cidades com obras e outros investimentos para compra de votos.
    VERGONHA OU MEDO DE RETRATAR A REALIDADE?
    PARABÉNS A CORTE DO TRE-MA, POR TERMINAR DE AFUNDAR UM DOS MUNICÍPIOS COM O PIOR IDH DO PAÍS “MARAJÁ DO SENA” EM MANTER UM PREFEITO QUE COM DOIS MANDATOS NUNCA INAUGUROU SE QUER UMA OBRA NA CIDADE.
    PARABÉNS VCS ESTÃO DE PARABÉNS!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *