Na manhã desta quarta-feira (20) durante a reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, foi aprovado o Parecer do deputado Roberto Costa (PMDB), que também é presidente da Comissão, sobre o Relatório de Projeto do Governo, que autoriza a realização de concurso público para professor na rede estadual de ensino.
A aprovação garante três mil vagas e atende uma das maiores reivindicações da população no Estado. A carência de professores na capital e interior representa atualmente a maior demanda da educação no Maranhão.
A aprovação traz também como benefícios professores efetivados e melhorias na educação, uma vez que a substituição de professores contratados por efetivos garante a continuidade das aulas sem interrupção. “A rede precisa de professores efetivados, a atual política do estado vem priorizando as contratações, mas o professor contratado, além de ganhar menos que o efetivo, toda vez que necessita de contratação é necessário fazer um novo seletivo, atrasando o início das aulas e atrapalhando diretamente a qualidade de ensino no Maranhão”, destacou Roberto Costa.
O Projeto de Lei nº 217/2014 cria vagas para as seguintes especialidades: Língua Portuguesa, Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes.
Interessante, até parece que escola é composta só por professores.
Há mais de 10 anos não há concurso para Supervisor Escolar, por exemplo. Muito menos administrativo… Isso é média isso sim!
Mas uma vez o governo deixa de fora um profissional da educação muito importante os Pedagogos.
Nao tiro sua razao Isadora,mas como o texto especificou “atendendo a maior reivindicação da população” então creio que outras prioridades tabém serão atendidas.