Pesquisa Exata: Eliziane 28%, Castelo 17% e Edivaldo 14%

Faltando um ano para a conclusão das coligações partidárias e início da campanha pela prefeitura de São Luís e demais municípios brasileiros, a TV Guará em parceria com a FIEMA divulgou nesta quinta-feira (2) os resultados da primeira de uma série de pesquisas eleitorais com foco na sucessão na capital maranhense. O instituto exata realizou o levantamento.

A disputa de 2016 se desenha como uma das mais acirradas dos últimos tempos. Os números da Exata mostram o crescimento do prefeito Edivaldo na disputa, que aparece pela primeira vez em um pesquisa tecnicamente empatado com a pré-candidata Eliziane Gama na pesquisa espontânea.

Neste primeiro levantamento, ainda sem candidaturas bem definidas, foram feitas várias simulações com nomes que estão em evidência na política local independente da preferência do eleitorado. Nas estimuladas, a maior surpresa foi a boa colocação do ex-prefeito João Castelo (PSDB). Também chama atenção o índice de indecisos de 56%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 1º de julho, com 812 questionários distribuídos em 60 bairros de São Luís e possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais, com nível de confiabilidade de 95%.

01

Espontânea

Na pesquisa espontânea Eliziane Gama aparece em primeiro com 10% das intenções, em segundo aparece o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com 9%. O ex-prefeito João Castelo aparece na terceira colocação com 6%. A ex-governadora Roseana Sarney é citada somente por 2% dos entrevistados, seguida de Luís Fernando Silva, Bira do Pindaré e Rose Sales com 1% cada um. Outros candidatos que não constam na pesquisa tiveram 1%. Nenhum 11% e não sabem 56%

Estimulada: cenário com 13 nomes

Quando são apresentados os nomes de treze candidatos, Eliziane Gama aparece com 28% das intenções, seguida de João Castelo com 17%. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior aparece em terceiro 14%. Empatados na terceira posição com 6% estão Roseana Sarney, Bira do Pindaré e Luís Fernando Silva. Logo abaixo com 3% das intenções de votos aparecem Rose Sales e Neto Evangelista, em seguida aparece Marcos Silva com 2%, e somente com 1% das intenções aparecem os nomes de Antonio Pedrosa, Ricardo Murad, José Luís Lago e Natalino Salgado. Nenhum, brancos e nulos somaram 7% e não sabem 4%.

Estimulada: cenário com oito nomes

Neste segundo cenário da pesquisa para oito nomes e a deputada federal Eliziane Gama aparece liderando a corrida com 29% dos votos, seguida de João Castelo com 17% e Edivaldo Júnior com 15%. Bira do Pindaré e Roseana Sarney empatam com 7%, um a mais que Luís Fernando Silva. Rose Sales e Neto Evangelistas são escolhidos por 3% dos entrevistados, cada um. Nenhum, brancos e nulos somaram 9% e não sabem 4%

Estimulada: cenário apenas com Eliziane, Edivaldo e Castelo

Quando são apresentados apenas três candidatos os números se afastam. Eliziane Gama sobe para 41% das intenções de voto, seguida de João Castelo com 23% e Edivaldo Junior com 18%. Nenhum, brancos e nulos 14% e não sabem 4%.

Estimulada: cenário apenas com Eliziane, Edivaldo e Roseana

Num segundo quadro com três nomes, incluindo Roseana no lugar de Castelo, Eliziane sobe para 47%, ficando Edivaldo Júnior com 19% e Roseana Sarney, com 14%. Nenhum, brancos e nulos 16% e não sabem 4%.

Estimulada: cenário com Eliziane, Edivaldo e Luís Fernando

Num terceiro quadro com três nomes, incluindo Luís Fernando Silva, Eliziane Gama é a escolhida de 48% dos eleitores, Edivaldo Júnior fica com 20% e Luís Fernando fica com apenas 11%. Nenhum, brancos e nulos 17% e não sabem 4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *