Bloco da limpeza faz mutirão após noite de carnaval em São Luís

limpezaDepois das brincadeiras e da sujeira deixada nos principais corredores da folia no Centro de São Luís pelas festividades carnavalescas, o domingo foi de limpeza. Dezenas de funcionários da Prefeitura de São Luís, por meio da Superintendência de Limpeza (Semosp) ocuparam as ruas e avenidas do Centro para recolher lixo, varrer e fazer a lavagem das ruas.

A área da Madre Deus, uma das principais na rota do circuito da folia deve receber o maior fluxo de pessoas durante o período momesco, assim como o Anel Viário por conta dos desfiles de blocos e escolas de samba.

Para moradores e comerciantes do bairro, a ação é importante para não deixar sujeira acumulada nos dias de carnaval. “Não tem nada melhor do que ver as ruas limpas, esse é um trabalho que valoriza o bairro”, diz a ambulante Ângela Silva.

Engana-se quem pensa que os agentes de limpeza estavam chateados com a grande quantidade de lixo que tiveram que recolher. Pelo contrário, ao som de Limpa, limpa, Madre Deus, eles iam realizando o trabalho rapidamente.

De acordo com um funcionário que preferiu não se identificar, várias equipes de recolhimento, capina, varredura e lavagem foram destacadas para o trabalho nas ruas da Madre Deus. “Para garantir a limpeza principalmente nesses dias de festa que se acumula muita sujeira”, diz o funcionário.

O servidor público ainda informou que ele e os demais colegas chegaram especificamente na Madre Deus às 6h. “A gente não saiu para brincar não, senhora, porque tinha que estar cedo aqui para deixar tudo limpo logo. Nosso bloco é o Limpa, limpa, Madre Deus!” (risos).

Na Avenida Ruy Barbosa, onde funcionários garantiram a limpeza das ruas, moradores se diziam satisfeitos. “Tem que ser cedo mesmo para limpar a sujeira deixada pelos foliões, pois as lixeiras não dão conta do volume. E ainda tem umas pessoas que urinam nos cantos mesmo com os banheiros químicos”, afirma maria Ribamar Silva.

A operação especial de limpeza nos pontos onde serão realizadas as festas de Carnaval, é realizada por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O objetivo é manter a cidade limpa antes, durante e depois da festa. Devido à grande concentração de foliões nesses locais, 250 agentes de limpeza reforçarão os trabalhos até a quarta-feira de Cinzas (10).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *