Concurso da Prefeitura de São Luís para procurador reúne 3,7 mil candidatos

16629_img_6182Um total de 3,7 mil candidatos aproximadamente realizaram as provas objetivas do concurso para Procurador do Município, promovido pela Prefeitura de São Luís, na manhã deste domingo, 13. As provas ocorreram no prédio da Faculdade Pitagóras, no Turu. Segundo a coordenação, não foram registrados tumultos.

A ausência registrada foi de 15%, segundo a organização. Os participantes responderam a prova teórica composta de 100 questões de múltipla escolha. Esta é a primeira de quatro etapas do certame. “O processo foi tranquilo. Tivemos bastante candidatos e nenhum incidente. As pessoas obedeceram os horários do edital e as provas desta etapa foram realizadas com tranquilidade”, afirmou a presidente da comissão do concurso, Adriana Obregon.

O certame visa o preenchimento de 20 vagas, além de cadastro de reserva e foi aberto a graduados em Direito com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os candidatos chegaram com antecedência ao local e alguns aproveitaram o tempo para dar uma última avaliada nas anotações antes da prova. Os portões foram fechados pontualmente às 8h30, conforme o edital.

A candidata Ana Laura Monteiro dos Santos, 35 anos, que é funcionária pública, estava confiante. “Estudei bastante e acredito que me sairei bem. Sei que é um concurso muito concorrido, mas estou confiante”, disse ela, que conta com a experiência de outros seletivos e concursos dos quais participou na área do Direito. Já para Roberto Pereira Antunes de Castro, 32, esta é a oportunidade de conseguir uma melhor colocação profissional. “Trabalho na área e já sou concursado também na área. Essa experiência creio que vai me render êxito na prova e ao longo do processo”, disse ele.

O advogado criminal Marcos Almada, diz ter estudado até o último momento. “É a primeira vez que tento concurso na miinha área, mas estou bem tranquilo pois já tenho uma rotina de estudo e a experência do mercado de trabalho. Estudei bastante”, disse. “A concorrência é grande, mas confio em uma classificação”, disse o administrativo Carlos Antônio Carvalho, 30, que se apoia na experiência de quem já é funcionário público.

As provas tiveram início às 9h05 encerrando às 14h05, sendo cinco horas de provas. As 20 vagas oferecidas são para preenchimento imediato e todas para São Luís, sendo que haverá ainda cadastro de reserva. O gabarito deve ser divulgado até dia 16 deste mês e o resultado tem previsão para 25 de abril. O concurso é realizado pela Fundação Carlos Chagas.

ETAPAS

Na prova objetiva os candidatos responderam questões de Direito Constitucional (12), Administrativo (12), Civil (12), Tributário (10), Financeiro e Orçamentário (10), Previdenciário (8), Trabalho e Processo do Trabalho (10), Processual Civil (8), Ambiental e Urbanístico (10) e Legislação Municipal (8).

Essa fase é eliminatória e classificatória. As demais fases são prova dissertativa, prova oral e prova de títulos, também de caráter classificatório e eliminatório. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O salário oferecido é R$ 9.981,60. O objetivo do concurso é atender a demanda por este profissional no município, pois há 13 anos não havia certame para este cargo na capital – o último deste porte foi em 2002.

2 pensou em “Concurso da Prefeitura de São Luís para procurador reúne 3,7 mil candidatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *