Empresa da família Lobão abandona BR-135
A empresa responsável por fazer a conservação e a manutenção da BR-135 é nada menos do que a Hytec, de propriedade de Luciano Lobão, filho do senador Edison Lobão. A superientendência regional do DNIT suspendeu o contrato com a Hytec. Além do problema dos buracos na estrada, o matagal toma conta da pista. Sempre enrolada, a Hytec já teve outros contratos cancelados e responde por superfaturamento em obras para a Copa do Mundo (relembre).
Governo aciona a Justiça
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) protocola nesta terça-feira (29), na Justiça Federal, uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar contra a União e o DNIT pedindo a recuperação imediata da BR-135. O pedido de liminar visa obrigar o DNIT e a União a darem início à restauração dos primeiros 200 km da BR-135, a contar do km 0, situado no bairro Tirirical, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 pelo descumprimento. Em caso de persistência do descumprimento da decisão judicial, pede-se que seja garantido ao Estado do Maranhão o direito a compensar de sua dívida com a União, mediante encontro de contas, sobre os valores despendidos do tesouro estadual com a recuperação da rodovia federal.
Lei de cotas no Maranhão em vigor
A partir desta terça-feira (29) passa a vigorar a lei 10.404/2015, que destina 20% de vagas nos concursos públicos estaduais para negros. A lei foi sancionada em 29 de dezembro do ano passado pelo governador Flávio Dino após passar por amplo debate com a sociedade maranhense em audiências públicas, promovidas pela Secretaria da Igualdade Racial. O secretário Gerson Pinheiro explica que a lei promoverá uma mudança estrutural na sociedade. “Sentiremos seus efeitos nos próximos anos, na medida em que os negros forem ingressando no serviço público, levando sua cultura e conhecimentos para contribuir com a prestação de serviços do Estado, diminuindo o distanciamento existente entre a máquina estatal e a ampla maioria de população formada por negros”.
Palanque sem sucesso
O deputado Wellington do Curso, que tem feito do tema transporte público seu palanque eleitoral em São Luís, chegou ao lançamento do edital de licitação do transporte público da capital “bufando”. O deputado chegou com todo o pique e marra achando que iria dentro da prefeitura fazer seu palanque e criticar o reajuste tarifário. Devia imaginar que teria algum direito a fala. Mas ficou murchinho na frente do prefeito Edivaldo. Entrou mudo e saiu calado. Deixou para esbravejar na Assembleia Legislativa à tarde.
Barbosa Lages de saída do PDT
Com muitos nomes fortes, o PDT pode perder um vereador de mandato. Barbosa Lages anda em busca de uma nova legenda para tentar se reeleger em outubro. O prazo para desfiliação terminou há mais de uma semana, mas o vereador deve ter se desfiliado “no calado”. Ele anda conversando com partidos em busca de filiação. Barbosa participou na noite desta segunda-feira (28) da inauguração da nova sede do PTC, mas por lá, não tem espaço.
Conteúdo proibido
O senador Roberto Rocha (PSB) não se emendou com o lamentável episódio em que mandou um “Bom dia” com uma pornografia para um grupo de Whatsapp. O senador ainda manda mensagem de início de dia com conteúdo adulto para algumas pessoas. Numa dessa, o senador era o clique e manda para grupo de novo! Aí, já viu a nova confusão. Quem avisa, amigo é.