Timon e Teresina ganham transporte público entre as duas cidades

Prefeitos Firmino Filho (Teresina) e Luciano Leitoa (Timon) cuidarão do transporte entre as duas cidades

Prefeitos Firmino Filho (Teresina) e Luciano Leitoa (Timon) cuidarão do transporte entre as duas cidades

Depois de mais de 40 anos de espera a população usuária de transportes público entre as cidades de Timon e Teresina já pode comemorar, a Agência Nacional de Transportes Terrestres- ANTT autorizou a delegação da gerência do transporte público da região ao Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre Timon/MA e Teresina/PI. Agora as prefeituras das duas cidades vão poder cuidar e oferecer um transporte coletivo de qualidade a população.

Essa conquista pioneira no Brasil, é fruto de esforços que partiram do Prefeito de Timon Luciano Leitoa, desde de 2014. Nessa busca pela autorização junto a ANTT, Luciano e o prefeito de Teresina Firmino Filho, contaram com o apoio da bancada maranhense, através do empenho dos deputados federais Rubens Junior (PCdoB), Weverton Rocha (PDT), Juscelino Filho (PRP) e Zé Reinaldo (PSB), além da contribuição dos deputados federais do Piauí, Silas Freire (PR) e Flávio Nogueira (PDT).

Caberá ao consórcio gerir, planejar, regular e fiscalizar o serviço do transporte interestadual entre Timon e Teresina. “Com a delegação ao consórcio, a ANTT realizará o chamamento público nacional em que empresas de todo o país poderão participar da concorrência e serem selecionadas para explorarem novas linhas de ônibus entre as duas cidades. Esse chamamento é emergencial, pois o consórcio tem até 1 ano e 6 meses para realizar uma licitação definitiva.”, explicou o vereador Jair Mayner, que quando secretário municipal de Assuntos Estratégicos acompanhou todo o processo, com o prefeito de Timon, junto a ANTT.

A formalização do convênio de delegação entre a ANTT e o Consórcio de Timon e Teresina foi publicada no Diário Oficial da União com resolução n° 5053 de 16 de março de 2016 em vigor a partir desta data. A solenidade de assinatura da delegação será realizada nos próximos dias, aqui em Timon, onde o prefeito Luciano Leitoa, prefeito Firmino Filho e Diretor –Geral da ANTT Jorge Bastos vão assinar e oficializar a atuação do consórcio, que nos dois primeiros anos será presidido pelo Prefeito Luciano e posteriormente em alternância de dois em dois anos pelos futuros prefeitos de Teresina e Timon.

O consórcio contará com 30 membros compostos de servidores municipais de Timon e Teresina indicados pelas prefeituras.Dessa forma a população vai poder usufruir de novas linhas de ônibus, cobrar pela qualidade, fiscalizar horários, tarifas e rotas. Oferecer um transporte público de qualidade ao povo de Timon, foi a principal motivação do Prefeito Luciano Leitoa quando há dois anos começou a buscar soluções e melhorias para o transporte público da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *