Zé Carlos defende funcionários da EletroNorte

O deputado federal Zé Carlos (PT) escreveu um artigo publicado no Jornal Pequeno neste final de semana defendendo os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do Sistema Eletrobras, que encontram-se em greve desde o último dia 17 de janeiro. A Eletronorte, que faz parte desse conjunto de empresas e é a responsável pela geração e transmissão de energia para o Maranhão, aderiu à greve a partir do dia 24.

“Quem, da mesma forma que eu, acompanha a luta dos trabalhadores urbanitários por melhores condições de trabalho e contra a tentativa de entrega das empresas do setor elétrico nacional para o grande capital estrangeiro, sabe que essa greve é uma greve justa”, disse o parlamentar.

Para ele, algumas das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores há muito são de conhecimento da diretoria da empresa. Segundo ele, nenhuma atenção tem sido dada a essas reivindicações pela empresa, no entanto, desde a época do golpe que derrubou a ex-Presidente Dilma, em 2016.

“De acordo com manifesto amplamente divulgado pelo sindicato que coordena a greve, a Eletrobras/Eletronorte não só tem deixado de cumprir com algumas obrigações contratuais relativas a pagamentos dos seus empregados, como também aumentou de forma absurda o preço do plano de saúde dos trabalhadores, impõe aos trabalhadores uma escala abusiva de trabalho e, desde o ano passado, não providencia teste de Covid, o que tem contribuído para um grande número de contaminação de todo o seu pessoal”, completou.

“Em primeiro lugar porque uma empresa que custou mais de R$400 bilhões para ser construída, ao longo de 70 anos, não pode ser vendida tão somente por algo em torno de R$12 bilhões. Em segundo lugar porque uma das primeiras consequências dessa venda, se ela vier realmente a ser concretizada, será um aumento absurdo da conta de luz, com a consequente dor de cabeça para o povo mais pobre. Por tudo isso, a greve dos trabalhadores da Eletrobras/Eletronorte tem o meu apoio e a minha solidariedade”, finalizou o deputado.

1 pensou em “Zé Carlos defende funcionários da EletroNorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *