Luciano Genésio reaproxima do Governo
O pré-candidato a prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), tenta uma reaproximação com o governo do Estado e o apoio do Palácio para sua eleição na Princesa da Baixada. Luciano teve atritos com o governo no final do ano passado e agora está cada vez mais próximo. Agora que Waldir Maranhão está com moral com o governador Flávio Dino pelo voto contra o impeachment, Luciano esteve acompanhado do deputado federal no Palácio dos Leões na manhã desta segunda-feira (25). O progressista e Leonardo Sá (PCdoB) são pré-candidatos a prefeito pelo município e andam distantes de um entendimento. Mas a sinalização de Luciano coloca o governador em um papel fundamental novamente para um entendimento.
Reunião do PSB será tensa
O diretório estadual do PSB irá se reunir no próximo sábado (30) na Assembleia Legislativa do estado. A reunião promete ser muito tensa e o principal debate será a eleição municipal de São Luís. O senador Roberto Rocha (PSB) lançou a pré-candidatura do filho Roberto Rocha Júnior a prefeito de São Luís. Mas o partido já tem o pré-candidato Bira do Pindaré com margens muito positivas nas pesquisas de intenção de votos e baixa rejeição.
Senado elege comissão
O Plenário do Senado elegeu nesta segunda-feira (25) os 21 senadores titulares e 21 suplentes que integrarão a Comissão Especial do Impeachment. Os senadores Roberto Rocha (PSB-MA) e João Alberto (PMDB-MA) foram confirmados como suplentes. A comissão será instalada nesta terça-feira (26), às 10h, quando serão eleitos o presidente e o relator do processo de impeachment.
PT e a candidatura própria
Em reunião da Executiva estadual nesta segunda-feira (25), o PT discutiu a situação com relação às eleições municipal. A tese de candidatura própria em São Luís ganhou corpo no partido. A ideia é ter um candidato que coloque o legado dos governos de Lula e Dilma na campanha e ainda dê força para a eleição de pelo menos um vereador. Os nomes dos deputados Zé Inácio e Zé Carlos são os únicos discutidos na legenda. A tese de aliança com Edivaldo ou Bira continuam à mesa, mas com menos força.
A falta de habilidade de Macedo
O deputado estadual Fábio Macedo (PDT) mostra uma impressionante falta de habilidade política. O deputado perdeu três importantes lideranças que lhe renderam 2 mil votos em média cada uma. O ex-prefeito de Timbiras, Nonato Pessoa, a ex-prefeita de Chapadinha, Aparecida Leite, e Baleco de Chapadinha (que foi candidato a deputado federal em dobradinha com Macedo) não querem nem ouvir o nome de Fábio Macedo. O deputado não recebe e não atende ligações de nenhuma liderança. Dizem que seu interesse é investir em prefeitos com mandato e esquecer quem lhe ajudou na eleição. Se for, está fadado ao fracasso.
Werther Lima comanda a DPE
O ex- Subdefensor Geral, Werther Lima Júnior, foi nomeado como novo Defensor-geral do Estado. Mais uma derrota para o Clã Sarney. A defensora-geral Mariana Albano, extremamente ligada a Nelma Sarney, tentava mais um mandato à frente da Defensoria Pública e fracassou. A eleição dos defensores públicos segue rito semelhante à de desembargador. É formada uma lisa tríplice e o chefe do Executivo escolhe o novo defensor-geral.
Em cima de qual legado de Lula e Dilma esses subdeputados querem destacar o mensalão, o petrolão ou algum outro que ainda não veio à tona