O prefeito cassado de Buriti de Inácia Vaz, Rafael Mesquita Brasil (PRB), foi pego pela boca. Na madrugada desta terça-feira (19), o prefeito cassado foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na entrada de São Luís com R$ 40 mil em uma bolsa (veja no blog do Gilberto Léda). Mas como a PRF teve a sorte de abordar o carro do prefeito e encontrar ele portando a maleta com dinheiro em espécie?
Assim que saiu a decisão do juiz Mário Mesquita Reis, da 25ª Zona Eleitoral, no fim da semana passada, para cassar o prefeito, ele disse a vários correlegionários que estava tranquilo e garantiu que não seria cassado. Rafael disse para muitas pessoas na cidade que estava vindo a São Luís comprar uma liminar, e que o segundo colocado nas eleições do município não seria empossado.
As afirmações chegaram nos ouvidos da oposição no município, que alertou a Polícia Rodoviária Federal, dando as características e placas do carro do prefeito e o possível horário que passaria pela barreira da PRF. Não deu outra, foi preso com a maleta de dinheiro. Rafael foi encaminhado para o Plantão da Vila Embratel e já foi liberado.
O prefeito e seu vice foram acusados pelos adversários de haver usado, sem contabilizar na prestação de contas, um ultraleve para distribuir panfletos com pesquisa às vésperas do pleito, ônibus escolares para transportar eleitores e ônibus alugados de uma empresa de São Luís.
Já foi dada entrada no pedido de liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em São Luís, por volta das 16h de ontem.
Presidente da Câmara sumiu
Em Buriti, ninguém encontra o presidente da Câmara Municipal, Laudelino Mendes, nem o vice presidente. Eles sumiram para não empossar Naldo Batista e seu vice, Ednaldo Moreira, tome posse, da coligação quefoi segunda colocada nas eleições de 2012.