Política maranhense em notas

Rubens Jr. contra financiamento empresarial

O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) teve grande destaque na imprensa nacional por conta da luta pelo fim do financiamento empresarial de campanha eleitoral. Rubens e outros deputados pediram no STF a anulação da votação do financiamento empresarial de campanhas, realizada no dia 27 de maio, na Câmara dos Deputados. Após manobra regimental, as doações de pessoas físicas e jurídicas para os partidos políticos e de pessoas físicas para candidatos foram aprovadas por 330 votos. “Essa proposta (PEC 182/07) já vem eivada de vícios desde seu nascedouro. Além disso, a manobra do presidente Eduardo Cunha fere de morte o preceituado no artigo 60 da Constituição Federal, que institui o princípio da irrepetibilidade, ou seja, que matéria rejeitada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa”

Flávio: diferença do público e privado

flaviodinovooO secretário estadual de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, explicou pelas redes sociais, que o governador Flávio Dino, seguirá usando voos comerciais para assuntos particulares e voos oficiais em missão como governador. Também reforçou que os contratos com empresas de transporte aéreo do governo estipulam pagamento apenas quando o voo for realizado e não valores fixos e exorbitantes como na gestão anterior. Márcio ainda afirmou que na gestão anterior “pegaram helicópteros e aviões para fazer campanha eleitoral, descaradamente”.

Adriano é contra até Mais Empresas

adrianoMais uma para entrar no portfólio do economista Adriano Sarney: ser contra o programa Mais Empresas, que gerará milhares de empregos para os maranhenses. Todos os argumentos de Sarney foram rebatidos pelos deputados governistas Eduardo Braide, Rogério cafeteira e Othelino Neto. Sobre as acusações de o projeto estaria sendo “empurrado” às pressas, Braide, como relator do processo, demonstrou que diferente do governo anterior, “os atores envolvidos na legislação vieram pessoalmente à Casa tratar das questões e cujas sugestões foram discutidas e acolhidas”. O Conselho irá analisar da cada caso de isenção de forma transparente, garantiram os governistas.

Voto obrigatório é mantido

A Sugestão de reforma política para voto facultativo foi rejeitada por 311 votos a 134. Com o resultado, mantém-se facultativo o alistamento eleitoral para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e eleitores com idade entre 16 e 18 anos. DEM, PPS e PV se posicionaram a favor do voto facultativo, apoiando o texto de Picciani. Apenas o PMDB liberou sua bancada, deixando seus representantes livres para votar como bem decidiram, ao passo em que todos os demais partidos defenderam a manutenção do voto obrigatório no Brasil.

Bacabal também terá eleição biométrica

recadastro biometricoO recadastramento biométrico dos eleitores de Bacabal será oficialmente lançado na próxima segunda-feira (15), às 11h, pelo presidente do TRE-MA, Guerreiro Júnior, na cidade. Para se recadastrarem, os eleitores devem procurar o Fórum Eleitoral munidos de original e cópia de documento oficial com foto e comprovante de residência. No recadastramento, o eleitor tem registrado sua impressão digital, assinatura e foto. O fórum eleitoral de Bacabal funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Festança começa amanhã

arraial (2)A Prefeitura de São Luís e o governo do Estado realizam juntos o projeto “São João de Todos”tendo como os principais arraiais da Maria Aragão, Parque da Vila Palmeira e o Arraial do Ipem. Na Maria Aragão, se apresentam nesta sexta-feira (12), show Divinas Folioas (19h), Bumba meu boi União da Baixada do Monte Castelo (20h), Boi de Orquestra Encanto da Ilha (21h), Show com banda Makina du Tempo (22h),
Boi de Orquestra Upaon Açu (23h) e Boi de Matraca da Maioba (00h). No Barracão do Forró, se apresentam Kambada do Forró (20h) e Inaldo Bartolomeu (22h).

Cantores maranhenses premiados

Por falar em cultura, o talento maranhense foi reconhecido no 26º Prêmio da Música Brasileira. Dois ícones da música maranhense: Zeca Baleiro e Alcione foram premiados em Cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Baleiro levou pelo melhor Álbum Infantil, com  o álbum Zoró – bichos Esquisitos – Vol. 1. Alcione levou o prêmio de melhor cantora na categoria Samba.

1 pensou em “Política maranhense em notas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *