Avanços na Saúde de São Luís em 10 meses

Visita ao terreno onde será construída uma nova maternidade de São Luís.

Visita ao terreno onde será construída uma nova maternidade de São Luís.

No décimo mês de gestão, uma série de melhorias está sendo realizada na infraestrutura do sistema de saúde em São Luís. Projetos de construção, reforma e ampliação de unidades de saúde foram submetidas ao Ministério da Saúde e várias delas já encontram-se em obras. Cinco novas serão criadas e outras 16 passarão por mudanças para melhor funcionamento com a aquisição de novos equipamentos.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior anunciou na última semana a construção de uma nova maternidade de grande porte que integrará a Rede de Saúde de São Luís. O projeto da unidade de saúde terá em sua estrutura 120 novos leitos, sendo 100 para internações e 20 leitos de UTI (10 infantis e 10 neonatais). O recurso de R$ 25 milhões para a construção já está pré-aprovado pelo Ministério da Saúde. O projeto arquitetônico da maternidade está pronto e o projeto executivo em fase de conclusão.

Também está em curso a reforma da Unidade Mista do Coroadinho, que realiza por mês cerca de 3,5 mil atendimentos voltados para a Atenção à Criança e à Mulher (pré-natal, ginecologia, preventivos de câncer de mama e de útero, planejamento familiar); Atenção ao Adulto (controle da hipertensão e diabetes); e programas de controle da Tuberculose, hanseníase, DST/Aids e Saúde dos Adolescentes.

Visita a obras no Centro de Saúde Carlos Macieira, no Filipinho.

Visita a obras no Centro de Saúde Carlos Macieira, no Filipinho.

A Unidade do Coroadinho funciona 24h como urgência/emergência e mantém leitos de internação, laboratório e sala de pequenas cirurgias.  Na reforma estão sendo realizados reparos que vão da rede elétrica e hidráulica até a reconstrução do telhado.

No Centro de Saúde José Carlos Macieira, no Filipinho, as obras já estão em fase de conclusão. A unidade é uma das que passam por reformas totais que vão desde pintura a instalações das redes elétrica e hidráulica. Com a reforma, o Centro de Saúde, que há dois anos não funcionava, atenderá uma média de 400 pacientes por mês.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

O Hospital Djalma Marques (Socorrão I) também passará por reformas e adequações, além de receber novos equipamentos. Uma nova área com cerca de 2 mil metros quadrados já foi identificada nas proximidades da unidade hospitalar para sua ampliação, o que aumentará a capacidade de atendimento. A projeção é que a estrutura que será implantada no anexo conte com 250 novos leitos, sendo 50 deles de tratamento intensivo. Atualmente, a estrutura do hospital conta com 130 leitos, sendo 25 de UTI. O Socorrão I passará ainda por reformas nas enfermarias, centro cirúrgico e sala de procedimentos, além de melhorias nas redes elétrica e hidráulica.

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Djalma Marques também foi reativado.  Este tipo de atendimento é voltado para casos de menor gravidade como dores de cabeça simples, gripes e outros procedimentos simples e encontrava-se, praticamente, fechado no início da gestão. Aproximadamente 3,5 mil paciente são atendidos pelo SPA ao mês.

Já o Hospital Clementino Moura (Socorrão II) terá a UTI ampliada e ganhará novos leitos, além de receber uma nova estrutura na área de apoio para acompanhantes e de atendimento nos exames de tomografia. Três novas salas de cirurgia ortopédica, reforma da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a criação de novos leitos no Hospital Clementino Moura (Socorrão II) já estão em tramitação.

Para diminuir o número de pacientes internados nos corredores do hospital que aguardavam por cirurgias foram realizados mutirões no próprio Socorrão II e em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.  A ação resultou até agora em cerca de 200 cirurgias ortopédicas. Uma nova etapa do mutirão, agora com casos de maior complexidade já está programada, através de parceria com o Hospital Universitário Presidente Dutra.

O Socorrinho do Cohatrac que serve também como leitos de retaguarda para os pacientes em pós operatório ortopédico do Clementino Moura e encontrava-se praticamente fechado na gestão passada, teve seu atendimento totalmente restabelecido, com a normalização das escalas de trabalho dos profissionais e a chegada de novas equipes. Hoje, além do suporte ao Socorrão, o Socorrinho realiza cerca de três miL atendimentos por mês.

O Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança) já passa por adequações. Lá, serão criados centro cirúrgico, sala de esterilização e a enfermaria de urgência e emergência receberá melhorias para que sejam implantados 18 novos leitos. Passarão ainda por reformas o lactário, a brinquedoteca, a cobertura do prédio e a rede elétrica e hidráulica, com a criação de um sistema de escoamento de águas pluviais.

Cerca de 40 mil atendimentos são realizados por mês no Hospital da Criança em especialidades como neurologia, odontologia, gastroenterologia, fonoaudiologia, fisioterapia, dermatologia, entre outros. Diretamente na unidade são realizados ainda exames como raio-x e ultrassonografia, além de outros de menor complexidade.

 

4 pensou em “Avanços na Saúde de São Luís em 10 meses

  1. COMENTÁRIO FEITO AO BLOG DO MARCO D´EÇA QUE POR NÃO ACREDITAR QUE O MESMO PUBLIQUE, FAÇO EM OUTROS BLOG´S QUE CONSIDERO INFINITAMENTE MAIS SÉRIOS QUE O DELE…
    -SOBRE A QUEDA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO-

    TÚ TA TRANSFORMANDO O SISTEMA MENTIRA DE COMUNICAÇÃO NUM PICADEIRO, ONDE A PALHAÇA MAIOR (ROSENGANA) JUNTO AO MACACO LADRÃO (BONECO DE OLINDA) FAZEM DE TI O VENTRÍCULO (BOBÃO DA CORTE) CONTANDO MENTIRAS ESCABROSAS DIGNAS DO CINEMA MUDO.
    IREI AQUI DESMASCARAR UMA DELAS (MESMO SABENDO QUE O TEU CARÁTER NÃO PERMITIRÁ QUE PUBLIQUE).
    UM CONTRATO DE 9.000.000,00 POR ANO – 9.000.000,00/12 MESES = 750.000,00 POR MÊS.
    750.000,00 / 50 ÔNIBUS = 15.000,00 POR ÔNIBUS COM MOTORISTA E COMBUSTÍVEL PAGOS PELA EMPRESA VENCEDORA.
    15.000,00 / 15 VEZES QUE TÚ DIZES QUE O CONTRATO É MAIOR QUE O ANTERIOR = 1.000,00
    1.000,00. MARCO D´EÇA TU ÉS UM MENTIROSO, MAFIOSO, DEMAGOGO, UM VENDIDO.
    AH, SÓ PRA QUE ESSE TEXTO NÃO SE PERCA NOS TEUS ARQUIVOS, PUBLICAREI EM OUTROS BLOG´S COM CERTEZA MAIS SÉRIOS QUE ESSE TEU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *