São Luís ganha 15 novos ônibus

Novos ônibusA Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), inclui no Sistema Integrado de Transportes 15 novos ônibus, a partir próxima semana. Os novos ônibus serão inseridos em linhas dos cinco terminais de integração de acordo levantamento de necessidades mais urgentes. A melhoria do sistema de transporte público integra o pacote de ações do Avança São Luís, anunciado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Todos os novos ônibus do Sistema Integrado de Transportes já foram vistoriados e liberados para uso. Os veículos são adaptados para uso dos portadores de necessidades especiais e possuem três portas e elevador. Visando atender às demandas de atendimento, conforto de usuários, bem como da renovação da frota, a Prefeitura já inseriu 89 novos ônibus no Sistema Integrado de Transportes este ano, beneficiando várias linhas ligadas aos cinco terminais de integração da cidade.

São Luís possui atualmente uma frota circulante de 956 ônibus com vida média de 6,8 anos. Desse total,  558 veículos já possuem  elevador mecânico, condição indispensável de acesso aos usuários portadores de necessidades especiais. Um total de 25 empresas opera no Sistema Integrado de Transportes da Grande São Luís, que é formado por 174 linhas urbanas.

A Prefeitura, através da SMTT, realiza estudo constante de demandas de ampliação e melhorias da rede transporte. Como decorrência dessa prática, já contratou a Fundação Getúlio Vargas para realizar a modelagem do processo licitatório de novas linhas de ônibus para a capital.

OUTRAS AÇÕES

Em onze meses de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, medidas direcionadas ao setor de trânsito de transporte em São Luís garantiram melhorias imediatas à população. Entre as ações, ordenamento do fluxo de veículos em vias, intervenções nos terminais de integração e aumento da frota da SMTT.

Algumas das ações ganharam a aprovação de motoristas e usuários do sistema de transporte público da capital logo que implementadas: as intervenções de reordenamento do trânsito na Rua Rio Branco (Centro) e Avenida São Marçal (João Paulo). O resultado principal foi a queda significativa do tempo de percurso do tráfego na área, ocasionando assim uma maior fluidez de trânsito.

A Prefeitura de São Luís trabalha também em outras frentes para assegurar a organização do trânsito local, dentre elas o combate do transporte clandestino. Uma das providências tomadas pela Secretaria de Trânsito e Transportes será a padronização dos táxis, visando o disciplinamento de alguns pontos na capital. A padronização de táxi e mototáxi faz parte do projeto Táxi Legal, contemplado no programa “Avança São Luís”, lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Para os mototáxis, há projeto semelhante.

Nos terminais de integração do São Cristóvão, Praia Grande e do Distrito Industrial estão sendo realizados serviços que alcançam do piso à cobertura dos prédios e estrutura viária.

Outro avanço está relacionado à estrutura de trabalho dos agentes de trânsito. Agora, a SMTT conta com 41 novos veículos, sendo 15 motos. Além disso, 36 novos agentes foram designados para atuar em pontos críticos da cidade. Uma das vantagens do aumento da frota consiste na melhora na qualidade de trabalho dos agentes e no atendimento à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.