Mais uma vez o Maranhão foi destaque negativo em rede nacional. Desta vez foi a área de educação, que teve como exemplo mostrado no Programa Fantástico, da Rede Globo, a escola Divina Providência, em Codó. O programa buscou os estados com as piores notas no Pisa ( Programa Internacional de Avaliação de Alunos). A nota geral alcançada pelo Maranhão no Pisa foi de 357, só superior à de Alagoas – pior desempenho –, que teve 348.
A cena mais vexatória retratada pela Globo foi quando os alunos maranhenses tiveram que ir para o mato fazer necessidades fisiológicas devido à falta de banheiro na escola. Um retrato fiel do atraso da educação no Maranhão (apresenta os piores indicadores sociais do país), estado mais miserável e pobre da federação comandado pelo grupo Sarney há cinco décadas. Por ser praticamente o último em tudo, em matéria negativa o Maranhão está sempre presente.
“Tem aluno que até cai da carteira, principalmente os menores, da educação infantil”, disse uma moradora de Codó, no Maranhão. “Quando temos a necessidade de irmos para o banheiro, nós vamos para o mato. Os alunos e a professora”, afirma a mulher.
A escola municipal em Codó, no Maranhão, se chama Divina Providência e espera providências há muito tempo.
Se alguém souber o endereço desta escola, ou como faço para entrar em contato com os responsáveis, por favor me passar, pois faço parte de um grupo de pessoas que querem ajudar!