Política maranhense em notas

Uma vergonha para a bancada

fufucacunhaO Blog do John Cutrim lembrou bem a vergonha para a bancada maranhense ter escolhido como líder o deputado federal André Fufuca (PEN). Fufuquinha é aliado de primeira hora do enroladíssimo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB). O grande amigo do líder da Bancada maranhense é acusado de lavagem de dinheiro, possuir contas na Suíça oriundas de recebimento de propina da Petrobrás entre vários outros delitos. Hoje (19), o STF liberou para julgamentos o inquérito que investiga propina de R$ 5 milhões que Cunha teria recebido em desvios da Petrobrás. Na imagem ao lado, Fufuquinha acompanha o presidente da Câmara até na torcida do Flamengo, mesmo não sendo torcedor do time carioca.

Janela não muda espaços dos Blocos na AL

assembleiaA PEC 182/2007, que abre a “janela” para trocas de paridos, não mudará os espaços constituídos pelos Blocos formalizados ontem (18) na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ou seja, com as mudanças de partidos que se avizinham, o que vale na divisão de vagas na Mesa Diretora e de comissões é o tamanho dos Blocos formalizados. Ou seja, mesmo que qualquer Bloco ganhe ou perca deputados que mudem de partido, o espaço dele continuará o mesmo. Blocão com seis vagas na Mesa e quatro em comissões. O restante tem uma vaga cada.

Quem muda de partido

maxbarrosCabo Campos e Stênio Resende já trocaram de partido e estão no PMB. Mas mudaram para o partido da Mulher somente porque a única brecha seria se filiar a partido novo. A especulação e troquem de legenda novamente com a abertura. Max Barros explicita desde o ano passado o desejo de deixar o PMDB. César Pires teve conflitos com a direção do DEM e também busca nova legenda. Rigo Teles e Júnior Verde também tendem a mudar de partido. Bira do Pindaré, que retorna à Casa em março, pode trocar o PSB para poder concorrer à prefeitura de São Luís.

Tucanos no cenário

DSC02269Eles andaram meio apagados, mas demonstraram que ainda têm força de mobilização. O PSDB realizou evento de formação na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (19) e o auditório do Complexo de Comunicação ficou pequeno. Atualmente, a sigla no Maranhão conta 131 pré-candidatos às prefeituras; dentre eles, 21 prefeitos concorrem às reeleições. O evento contou com a presença de todos os tucanos de alta plumagem. O partido espera ter candidatura própria na capital.

André Campos tirando o time

robertoandreDepois de desmentir o Blog, o Superintendente da Funasa no Maranhão, André Campos, já admite a retirada da pré-candidatura à prefeitura de São Luís em favor de Andréa Murad. Em conversa com jornalistas, o deputado Roberto Costa, principal aliado de Campos, afirmou que de fato, ele está retirando a candidatura em favor da filha de Ricardo Murad. Depois que Andrea e Fábio Câmara reforçaram suas pré-candidaturas com as inserções nacionais do PMDB, a polarização deixou impossível a manutenção da pré-candidatura de André. E como o grupo de Costa é desafeto declarado do vereador, prefere a união com a ex-adversária.

Timon pode ter 24 mil eleitores a menos

recadastro biometricoOs juízes eleitorais da 19ª e 94ª zonas promoveram audiência pública em Timon para informar o grave estado de falta de atualização biométrica de grande parte do eleitorado. O recadastramento encerrou dia 4 de fevereiro. Em 2014, Timon possuia 107.647 eleitores aptos a votar. Foram recadastrados 80.311 títulos, restando mais de 24 mil para se regularizarem. Quem não se recadastrou está com o título cancelado. Para se regularizar, é necessário comparecer ao Fórum Eleitoral (Rua Drª Dorizete, s/n – Centro) de 8h às 13h até a data-limite de 4 de maio, onde funcionam 11 kits biométricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *