Foi protocolada na Polícia Federal a abertura de inquérito policial para apuração da autoria e materialidade da falsa notícia espalhada em grupos e Whatsapp no último dia 26 de agosto sobre um suposto aumento da passagem de ônibus.
A falsa notícia usava o mesmo layout de forma indevida do Jornal O Estado Maranhão no intuito de atacar, de forma eleitoreira, o candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). O veículo, no mesmo dia, divulgou nota informando a inverdade, aduzindo que terceiros fizeram uso indevido do layout da sua página virtual.
Não se sabe até o momento quem iniciou a fraude. Para tanto, foram solicitadas providências para a persecução penal, com a identificação dos IP’s das máquinas para saber a primeira que noticiou o fato falso, em busca da autoria do delito.
Favorito nas pesquisas, a falsa noticia começou a ser espalhada nas redes sociais para atacar o atual prefeito, após a prefeitura de São Luís anunciar a chegada de novos ônibus à capital.
O delito configura-se previsto no artigo 323 do código eleitoral: divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado.
Agora espero que aprendam a não usar imagens e palavras de forma arbitraria. A lei eleitoral mudou e esta super rigorosa.
Viiiish! Vão bater la para as bandas do Monte Castelo, bem próximo ao Hospital Aldenora Bello, tenho certeza! hahahahaha…
É preciso investigar e punir quem fez isso. Pra mostrar que atitudes como essa não ficam impune.
Certissimo Edivaldo. Tem que por esse tipo de gente no eixo é na justiça. Pra aprender a respeitar as pessoas.