São Luís recebe 1 a cada 5 vacinas destinada ao Maranhão

“Que retenção é essa se São Luís está vacinando hoje 18 anos?”, questiona o secretário da Saúde do Estado, Carlos Lula, em entrevista ao Ponto Continuando, nesta terça-feira (22). A indagação diz respeito as polêmicas envolvendo Governo do Estado e Prefeitura no processo de vacinação da capital.

O secretário Carlos Lula explicou que a capacidade de acelerar a vacinação em São Luís se deu porque todas as doses da capital foram devidamente entregues. “Qual é razão para eu estar estocando doses?! Eu quero que todo mundo se vacine”.

De acordo com dados do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, a capital maranhense recebeu 1 em cada 5 vacinas enviadas ao Maranhão. Se o critério do órgão federal fosse o percentual da população total do estado, São Luís, que concentra 15% da população, receberia pouco mais de 560 mil doses. Bem menos que as mais de 815 mil já recebidas pela Prefeitura.

No Maranhão, apenas seis cidades estão com a campanha de vacinação acelerada e contemplam o público de 18 anos, são elas: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara e Cajari.

Embora tenha alcançado a faixa etária de 18 anos, o escalonamento acelerado por faixa etária da Prefeitura – com meta de chegar rapidamente ao público mais jovem – deixou sem acesso à primeira dose de vacinação quase 200 mil pessoas. Nesta terça (22), a prefeitura publicou nas redes sociais a interrupção da vacinação com a primeira dose.

Além de São Luís, as capitais Campo Grande, Florianópolis, João Pessoa, Aracaju, São Paulo, Porto Alegre e Salvador também haviam suspendido a aplicação da 1ª dose por falta do imunizante.

O Governo Federal já prometeu uma nova entrega nesta semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *