Política maranhense em notas

PCdoB e 2016

macioedivaldoO Partido Comunista do Brasil tem se reunido com maior intensidade para discutir as posições com relação à eleição de 2016. O partido já tem definido que não irá coligar na chapa proporcional em São Luís. Com quadros de bom potencial, os comunistas têm se dado bem ao sair sozinhos nas eleições da capital. Já na eleição majoritária, o partido está definido hoje que irá coligar na chapa do prefeito Edivaldo e somente uma mudança caótica da conjuntura mudaria o posicionamento atual.

70 anos de independência do Vietnã

vietnaA Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (14), sessão especial comemorativa do aniversário de 70 anos da Independência do Vietnã, que teve a presença do embaixador daquele país, Nguyen Van Kien; do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e do secretário de Estado da Articulação Política e presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry. A solenidade, presidida pelo deputado Humberto Coutinho (PDT), teve a execução do Hino Nacional da República Socialista do Vietnã. O autor do requerimento, o deputado Othelino Neto (PCdoB), disse que a sessão especial, também como forma de promover celebração dos 40 anos do fim da guerra do Vietnã.

Passagem ainda serve de trampolim político I

O reajuste das tarifas de ônibus de São Luís, que mesmo sendo inevitáveis tiveram o valor do aumento reduzido por conta da redução de impostos de combustíveis feita pelo governador Flávio Dino, ainda estão servindo de trampolim político na Câmara Municipal, ainda está servindo de trampolim político na Câmara Municipal de São Luís. Extemporaneamente, a vereadora Rose Sales (PCdoB) apresentou Requerimento pedindo a revogação do reajuste, já assimilado e com a garantia das melhorias no sistema de transporte.

Passagem ainda serve de trampolim político II

rosepavaoO vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) pediu vista de 72 horas para analisar o pedido de Rose. Cumprindo o regimento da Casa, o vereador Pavão Filho (PDT), que estava presidindo a sessão, encerrou a discussão para ser retomada após o voto-vista. Foi o suficiente para Rose brigar com o  presidente porque queria continuar falando sobre o assunto. Pavão também foi duro na resposta afirmando que iria cumprir o Regimento. Os dois trocaram algumas farpas, exigiram respeito e os ânimos ficaram tensos.

Seletivo para auxiliar penitenciário

seletivoForam 7.495 inscritos no Maranhão concorrendo a 943 vagas para a função de Auxiliar Penitenciário em presídios de 13 municípios. A capital São Luís, com 3.305 candidatos e Imperatriz, com 1.307 e foram às cidades mais procuradas com mais de 70% dos inscritos. O salário para o cargo é de R$ 1.500,00. O seletivo integra o conjunto de medidas do governo Flávio Dino com o objetivo de humanizar a execução penal. Em Rosário, primeiro município a abrir inscrições, a secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) concluiu, há duas semanas, a primeira fase classificatória com avaliação e comprovação dos currículos para 23 vagas. A previsão é de que até o fim deste ano as outras 12 cidades tenham concluído todas as etapas de classificação (currículo, investigação social e treinamento técnico).

Visita ao buraco de Bacabeira

refinariaA Comissão Externa da Câmara dos Deputados que apura o cancelamento da construção das Refinarias Premium I e II, localizadas no Maranhão e no Ceará, respectivamente, visitará, nesta sexta-feira, 17, o canteiro de obras da Refinaria Premium I, em Bacabeira. Na última reunião da comissão, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino Ramos, reafirmou aos parlamentares o posicionamento da estatal de descartar o projeto de construção das duas refinarias do Nordeste, e disse também que a motivação da companhia foi pautada no cenário econômico e a falta de parceiros. Os deputados ainda acreditam na possibilidade da refinaria sair do papel.

AL convida Helena Duailibe

comissaosaudeA Comissão de Saúde decidiu em reunião nesta terça-feira (14) convidar a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, para falar sobre a rede hospitalar da capital. Participaram Stênio Rezende (presidente), Dr. Levi e Antônio Pereira. Também se reuniu hoje a secretaria de Constituição e Justiça, que aprovou duas Medidas Provisórias do governo. A primeira dispõe sobre a criação de cargos efetivo de auxiliar de segurança penitenciária da carreira de segurança penal e a segunda altera a Lei nº 9.732, de 19 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a criação da empresa pública denominada Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *