Imirante muda regra e chama todos os oito candidatos para o debate

O Grupo Mirante comunicou aos candidatos a prefeito de São Luís que mudou as regras que haviam sido estabelecidas na reunião com seus representantes e o debate realizado pelo portal imirante.com, marcado para quinta-feira, 19, a partir das 20h30, passará a contar com a presença de todos os oito candidatos.

Inicialmente, a regra era para que apenas seis candidatos participassem. Os cinco que possuem participação no Congresso Nacional de acordo com a cláusula de barreira e a última vaga sendo definida pelo critério de melhor colocação da pesquisa Quaest, divulgada no último dia 9. Wellington do Curso (NOVO) foi o melhor colocado na pesquisa.

Oficialmente, o grupo Mirante informou aos candidatos que fez alterações na sua estrutura de transmissão e criou condições técnicas para realizar o debate com todos os candidatos. Mas, o mais provável é que já prevendo a ausência do candidato Eduardo Braide, que sequer enviou representante à reunião, o grupo preferiu aumentar o número de participantes para que o debate não fique esvaziado com apenas cinco candidatos.

O debate da TV Mirante está marcado para o dia 3 de outubro e este segue com as mesmas regras de apenas seis candidatos, sendo a sexta vaga definida por pesquisa.

Dois ou três dos quatro vereadores da Federação PT-PCdoB-PV não devem renovar mandato

A Federação Brasil da Esperança, que hoje tem quatro vereadores na Câmara, vai certamente perder representantes na Câmara Municipal de São Luís. Assim, não teremos nomes importantes desta legislatura na Casa para a próxima legislatura.

Explica-se. Os partidos fazem contas para que atinjam o quociente eleitoral, que deve ficar em torno de 17 mil votos para cada vaga, ou pelo menos aproximadamente 14 mil votos para sobras. Assim, para eleger três vereadores são necessários aproximadamente 46 mil votos puxando um pouco para baixo.

Desta forma, é preciso ter chapas completas com candidatos que tenham bom nível de votos para chegar lá. Não parece ser o caso de PT-PV-PCdoB.

A Federação tem apenas 19 candidatos registrados na Justiça Eleitoral. Seis candidatos do PV, seis do PCdoB e sete do PT. A chapa pode ter até 32 candidatos.

Três candidatos da Federação deixaram o jogo. Creuzamar de Pinho virou candidata a vice-prefeita. A saída de Creuzamar teve como efeito colateral também a retirada de mais duas candidaturas masculinas para cumprir a cota de gênero. Josué Amorim e Luís Domingues Salazar tiveram suas candidaturas canceladas para que a Federação mantivesse o número de candidaturas femininas de 30% do total para cumprir a cota de gênero.

Com mais esta baixa, é muito difícil a Federação eleger mais do que dois candidatos a vereador.

Desta forma, de cara dois dos quatro vereadores hoje da Federação devem ficar fora. Estão no mandato hoje Astro de Ogum (PCdoB), Fátima Araújo (PCdoB), Andrey Monteiro (PV) e Coletivo Nós (PT).

Nas bolsas de apostas, existe uma grande dúvida sobre quem tem mais votos do que quem entre estes quatro. Os quatro tem potencial de votação entre 5 e 6 mil votos.

Mas, ainda existe a ameaça de outros dois nomes tirarem vagas dos que estão na Câmara Municipal. Honorato Fernandes (PT) e Raul Fagner (PCdoB) estão com campanhas que ameaçam os atuais donos dos mandatos. Assim, somente um conseguiria ser reconduzido à Câmara de São Luís.

Pesquisa: Vinícius Vale lidera com o dobro das intenções de votos de Leo Costa em Barreirinhas

O Instituto Prever traz nova pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Barreirinhas que mostra que Vinicius Vale está na liderança.

A pesquisa, encomendada pela Rádio Mirante e o Portal Imirante, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo MA-06275/2024.

No cenário de pesquisa ESPONTÂNEA, Vinicius Vale aparece com 52,7% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-prefeito Léo Costa com 22,9%, depois aparece outros com 1,1%. Os brancos e nulos somam 3,8% e os que não souberam responder são 19,5%.

Na ESTIMULADA, o percentual de Vinicius Vale está com 60,7%, Léo Costa fica com 29,8%. Votos brancos e nulos 4,0% e 5,5%, não souberam responder.

Na EXPECTATIVA DE VITÓRIA, o cenário ficou assim: 66,9% acreditam que o próximo prefeito de Barreirinhas será Vinicius Vale. Enquanto 13,1% apostam em Léo Costa. Não sabem ou não responderam representam 20,0%.

Em relação à REJEIÇÃO, 42,7%, rejeitam o candidato Léo Costa e 23,1% rejeitam Vinicius Vale. Além disso, 15,8% não rejeitaram nenhum dos candidatos e 18,4% não souberam responder.

Sobre a APROVAÇÃO DA GESTÃO de Amílcar Rocha, 72,4% dos entrevistados desaprovam a atual gestão municipal e 18,4% aprovam. Não souberam ou não responderam totalizam 9,2%.

Flávio Dino autoriza governo federal a abrir crédito extraordinário para combate a incêndios

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino autorizou neste domingo (15) a abertura de créditos extraordinários para combater os incêndios e queimadas na Amazônia e no Pantanal. Nessa modalidade, a liberação de recursos não está limitada pelo arcabouço fiscal e não será computada para fins de cálculo das metas fiscais.

A autorização possibilita que o governo federal envie uma medida provisória (MP) ao Congresso Nacional com o valor a ser destinado ao combate aos incêndios. A medida se assemelha a MP que destinou crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões para executar ações para municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas em maio.

“Não podemos negar o máximo e efetivo socorro a mais da metade do nosso território, suas respectivas populações e toda a flora e fauna da Amazônia e Pantanal, sob a justificativa de cumprimento de uma regra contábil não constante na Carta Magna”, diz a decisão.

Dino também suspendeu o intervalo para recontratação de brigadistas e autorizou a imediata recontratação temporária para o controle e combate de incêndios florestais. Em julho, o governo federal reduziu de 2 anos para 3 meses o interregno para recontratação de brigadistas.

“Os próprios representantes governamentais relataram que, diante do agravamento da situação, até mesmo o prazo de 3 meses vem se mostrando ineficiente, na medida em que o Governo Federal é obrigado a dispensar brigadistas experientes em um dos momentos mais críticos da nossa história no que diz respeito às políticas de proteção ambiental”, diz Dino na decisão.

O ministro do STF também determinou o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol) para dinamizar e mobilizar recursos para apuração e combate aos crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal.

Levantamento da Advocacia Geral da União (AGU) indica que 85% dos focos estão na Amazônia e no Pantanal. Neste ano, 58% do território nacional foi afetado pela seca. (CNN)

Queima de fogos causa incêndio em área verde no Olho d’Água

Um incêndio afetou uma área verde perto de uma casa de eventos no bairro Olho d’Água, em São Luís. Não houve feridos e as chamas foram rapidamente controladas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o incêndio teve início devido à queima de fogos durante uma festa nas proximidades.

Os fogos de artifício atingiram a vegetação, provocando o incêndio.

Uma equipe de bombeiros foi imediatamente acionada e conseguiu controlar o fogo sem maiores dificuldades. (De O Imparcial)

Itapecuru-Mirim: Júnior Maranhão desiste de candidatura deixa Fillipe Marreca sem vice

A campanha do candidato a prefeito de Itapecuru-Mirim, Fillipe Marreca (PRD), enfrenta uma crise significativa com a inesperada desistência de seu vice, Júnior Maranhão, do Partido Liberal (PL). A renúncia foi formalizada na quinta-feira (12) junto à Justiça Eleitoral.

Fillipe,— filho do ex-prefeito Júnior Marreca, que foi condenado em 2019, por improbidade administrativa e teve que devolver R$ 45 mil por irregularidades durante o período em que era prefeito de Itapecuru-Mirim,— vê com urgência a necessidade de encontrar um novo candidato a vice, antes do prazo final estipulado pela legislação eleitoral, que se encerra em 15 de setembro.

Embora Maranhão tenha citado a necessidade de prestar contas sobre o período em que sua candidatura esteve em vigor, ele não esclareceu os verdadeiros motivos que o levaram a abdicar da posição.

Em Formosa de Serra Negra, Cirineu é substituído por vereadora

O prefeito de Formosa de Serra Negra, Cirineu Costa, desistiu oficialmente de tentar a reeleição.

O prefeito divulgou vídeo confirmando o nome da vereadora Juceni Viana (PSDB) para substituí-lo.

Cirineu teve sua candidatura indeferida pelo juiz Haniel Sóstenis, da 105ª Zona Eleitoral, na quarta-feira (11). Ele sofreu três impugnações em virtude de condenação, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, a 10 anos de reclusão por estupro de vulnerável. Ele já recorreu até ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não conseguiu reverter.

 

Pesquisa aponta liderança de Belezinha em Chapadinha

O Instituto Exata traz o cenário da corrida eleitoral em Chapadinha. A pesquisa é encomendada pela Rádio Mirante e pelo Imirante. Foram ouvidos 600 eleitores  nos dias 4 a 7 de setembro. Pelos números, a atual prefeita Belezinha (PL) lidera a disputa no município.

A pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o protocolo MA – 07315/2024. A margem de erro é de 3,68 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

No cenário estimulado, se as eleições fossem hoje, a prefeita Belezinha seria reeleita com 76,5% dos votos. Em segundo vem Josenildo Garreto (Pode) com 8,83% e Magno Bacelar (PSD) aparece com 6,33%.

Sobre a expectativa de vitória, 84,17% disseram que acreditam que Belezinha será reeleita, 3,33% acreditam na vitória de Josenildo Garreto e 3,33% disseram que Magno Bacelar será o próximo prefeito.

Avaliação

Sobre a aprovação da gestão de Belezinha em Chapadinha, 90,67% disseram que aprovam e outros 7,67%, desaprovam.

Justiça determina retirada da tornozeleira eletrônica de Fred Campos e outros investigados

O ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha determinou a retirada da tornozeleira eletrônica do candidato a prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, e de todos os investigados que estavam com o monitoramento que foram alvo da operação 18 minutos.

O juiz alegou que “nesta fase, inexistem elementos que justifiquem a permanência de medida de monitoramento eletrônico por mais tempo”.

Assim, determinou que fossem retiradas as tornozeleiras eletrônicas de todos os investigados.

Governo anuncia novos investimentos para a Casa de Apoio Ninar

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve na Casa de Apoio Ninar nesta quinta-feira (12) para anunciar os investimentos que serão realizados no equipamento. Entre as melhorias, está a contratação de mais profissionais para ampliar a assistência no espaço que atende crianças com transtorno do espectro autista (TEA), Síndrome de Down, Microcefalia e Epidermólise Bolhosa.

“A gestão do governador Carlos Brandão tem investido muito na assistência às crianças com problemas de neurodesenvolvimento. Sabemos da necessidade da ampliação e descentralização desses serviços. E a nossa intenção é que esses investimentos reflitam na qualidade de vida dessas crianças. O diálogo é uma constante neste governo e tem gerado muitos resultados positivos na Saúde”, enfatizou o secretário.

Em 2024, já foram realizados 131 mil atendimentos voltados para assistência às crianças e suas famílias na Casa de Apoio Ninar. Em 2023, foram registrados quase 195 mil, um aumento de cerca de 40% em relação ao ano de 2021. O equipamento oferece serviços médicos de neuropediatria, oftalmologia, psiquiatria, gastroenterologia, ortopedia, dermatologia, pediatria e equipe multiprofissional na área de serviços de serviços social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.

Os novos investimentos do Governo na Casa de Apoio Ninar vão impactar positivamente na assistência já oferecida no equipamento e incluem a aquisição de novas cadeiras de roda e equipamentos para a sala de fisioterapia, reforma dos móveis e continuidade nas cirurgias ortopédicas das crianças com microcefalia que aguardam o procedimento.

Outras providências, referentes à estrutura da unidade, serão tomadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA), como estudos de viabilidade técnica para execução da ampliação dos ambulatórios, a revisão da rede elétrica e a melhoria da acessibilidade no local.