Campanha de Bira e Washignton junto aos filiados é intensa

Washington e Bira disputam votos dos filiados nos delegados da confiança de cada um.

A eleição dos delegados petistas que decidirão a candidatura do partido a prefeito de São Luís será realizada dia 25 deste mês. Os 220 delegados eleitores decidirão o candidato. Concorrem à indicação do partido o vice-governador Washington Oliveira e o deputado estadual Bira do Pindaré. Os grupos ligados aos dois já estão em campanha intensiva junto aos 4.300 filiados ao Diretório Municipal de São Luís, com ligações e visitas aos filiados.

 Os dois grupos jogam duro pela indicação do partido que mexe com toda a estrutura da eleição na capital maranhense. O grupo de oposição liderado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, espera apenas a definição petista para tomar um rumo quanto as pré-candidaturas postas. Caso Bira seja o indicado do PT, ele será também o candidato do grupo de Flávio. Se Washington for o escolhido terá a seu favor o aparato do governo do estado, a aliança de várias legendas governistas e o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

 O encontro dos delegados eleitos pelos filiados será dia 15 de abril. Aí será definido o candidato do PT a prefeito de São Luís.

Câmara de Paço brinca com população luminense no caso Mojó

Depois de fazer um verdadeiro estardalhaço para mostrar que a Câmara de Paço do Lumiar queria fazer a sua parte para retirar de vez o vereador Júnior do Mojó da condição de vereador luminense afastando o parlamentar e suspendendo seus vencimentos, os vereadores da cidade decepcionaram ontem dando uma sobrevida de, pelo menos, mais 50 dias para o vereador acusado de envolvimento em assassinato.

Na sessão de ontem (28), quando deveria ter sido formada uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar do caso, o parlamento simplesmente manteve a mesma Comissão que não fez absolutamente nada durante 42 dias, antes que dois, dos três vereadores que compõem a CPI saíssem de licença médica.  A Comissão fica suspensa por 10 dias, quando o vereador José Itaparandi (PTB), primeiro presidente da CPI a se afastar por licença médica, retorna ao parlamento. A Comissão, que tinha um prazo inicial de 90 dias (prazo concedido em novembro), teve uma prorrogação de mais 50 dias para apresentar o relatório que deve culminar com a cassação de Júnior do Mojó.

Assim, Júnior do Mojó permanece afastado e sem receber salários. A nova-velha Comissão Parlamentar de inquérito tem até o dia 18 de abril para apresentar o parecer sobre a cassação do vereador que está foragido suspeito de participar do assassinato do empresário Marggion Lanyere Ferreira Andrade, em uma disputa por terras.

Convocação de Aluísio Mendes é vetada na AL

Aluísio escapa tranquilamente de convocação na Assembleia.

Foi votado nesta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa o Requerimento de autoria do deputado Marcelo Tavares (PSB) convocando o Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, a comparecer ao parlamento para explicar o aumento no número de homicídios no Maranhão. O requerimento foi rejeitado com a indicação do líder da bancada governista, César Pires.

O líder da oposição alegou que o mapa da violência mostra o Maranhão atualmente como vice-líder no número de homicídios e que a taxa deste tipo de crime cresceu 329% no estado. Ele também lembrou dados recentes que colocam São Luís como a 27ª cidade mais violenta do mundo.

Mendes foi devidamente blindado pela bancada governista.

Weverton: “negociata seria se discutíssemos com o PMDB”

O suplente de deputado federal Weverton Rocha (PDT) falou com o titular do blog ontem (28), durante a posse da nova Comissão Provisória do PDT sobre as críticas que tem recebido do grupo da Resistência Democrática por conta das negociações com o PSDB para sua volta à Câmara federal. Ele não negou as conversas, mas disse que é normal a relação do partido com os tucanos.

Membros do grupo liderado agora por Clay lago disseram que Weverton estaria querendo “vender” o PDT ao PSDB. “Eu lamento algumas palavras ditas no momento de fortes emoções. Alguns companheiros colocam coisas que não poderiam”, rebateu o suplente de deputado federal.

Ele justificou a aproximação com os tucanos do seu grupo pedetista. “Nós estamos em um partido político, onde se faz política. Nenhum tipo de negociação política legítima pode ser rechaçada. O PDT governou São Luís por três mandatos e governou o Maranhão graças a um arco de alianças, principalmente com os partidos do Campo Democrático, combatem a oligarquia Sarney. Quando conversamos com o PSDB e os outros partidos de oposição ao grupo Sarney estamos fazendo política. Podiam falar que negociata seria com o PMDB ou um DEM, partidos que agente sempre combateu”.

Weverton e Julião tem evitado críticas mais contundentes ao grupo “Resistência Democrática”. Weverton não quis rebater as críticas e disse apenas ter consideração e respeito pelo outro grupo. “Só porque não concordei com o presidente deles, não significa que alguma coisa mudou. Eles sempre me acharam importante para o partido e tenho certeza que vão repensar algumas coisas”.

Embora Weverton não queira admitir, nos bastidores da política é dada como adiantada a negociação para que o deputado federal Pinto da Itamaraty (PSDB) peça licença na Câmara para abrir a vaga ao pedetista.

A intenção do novo comando pedetista é gerar a unidade do partido. A missão não é fácil, já que o grupo adversário está irredutível e quer imediatamente a Convenção do partido. Julião Amim quer esperar mais e reorganizar a legenda no Estado. A briga ainda vai durar muito.

Infrequência na Câmara Municipal causa bate-boca entre vereadores

Astro de Ogum e Chaguinhas discutiram por conta da infrequência parlamentar.

A falta de frequência de alguns vereadores causou clima de tensão na Câmara Municipal de São Luís nesta segunda-feira (27). O bate-boca foi entre o vereador Chaguinhas (PRP) e Astro de Ogum, que apareceu ontem pela primeira vez em 2012 no parlamento municipal e tentou se justificar das faltas alegando que trabalhava nas bases e que os colegas também faltariam pelos mesmos motivos.

Astro de Ogum utilizou a tribuna da casa para se referir a Chaguinhas, que teria cobrado em sessão anterior mais presença dos colegas. Astro ainda disse que se o presidente Isaías Pereirinha (PSL) quiser, pode descontar do seu salário as faltas. A Legislação diz que a falta equivale a um desconto de R$ 500.

Com exceção do problema de saúde, as desculpas de Astro para sua infrequência é que foram as mais absurdas. “É obrigação estarmos aqui sim. Mas eu trabalho também nas minhas bases que precisam de mim. Estamos em ano eleitoral e nessa hora, vaca não conhece bezerro. Viemos para cá aprovar Requerimentos que não são atendidos e Leis que não são cumpridas. Cada um faz seu mandato como quer. No meu, manda Deus, o povo e eu”.

Chaguinhas disse que todos os vereadores têm o compromisso moral de comparecerem às sessões. E ainda elencou os campeões das faltas na Casa: Umbelino Júnior, Severino Sales, Barbosa Lages e o próprio Astro de Ogum. Ainda falou que Astro faz politicagem ao se relacionar com a governadora Roseana Sarney e o prefeito João Castelo. O clima esquentou.

Falta por alagamento?

O que mais chamou atenção foi um dos motivos que o vereador Astro de Ogum utilizou como desculpa para suas faltas na Casa: alagamento. Segundo Astro, próximo à sua residência alaga muito, um dos fatores que o faz ter uma maior infrequência.

De fato o bairro do Barreto fica em uma área mais profunda, mas dizer que falta por isso é um pouco demais. Será que os demais moradores do bairro faltam ao trabalho em virtude disso?

Julião empossado no PDT; crise interna é o desafio

Nova Comissão Provisória do PDT-MA

O PDT maranhense já está de novo comando. A nova Comissão tomou posse na noite desta segunda-feira (27) na sede do partido, na Rua dos Afogados. A Comissão é composta por: Julião Amim (presidente), Jean Carlo (vice presidente e vice-prefeito de Imperatriz), Weverton Rocha (Secretário geral), Renato Dionísio (tesoureiro) e Carlinhos Amorim (líder na Assembleia Legislativa). Os ouros membros são Ígor Lago, Deoclides Macedo, Chico Leitoa, Jô Santos, Raimundo Penha, Hilton Gonçalo e Jerry Abrantes. Igor Lago e Jô Santos pediram para retirar seus nomes da lista. As duas vagas ainda estão em aberto e a nova Comissão definirá os critérios para recomposição.

Sobre a Convenção que elegerá o Diretório do PDT no Maranhão, que é um dos pontos de maior divergência do partido, Julião disse que será feita. “Não podemos fazer as coisas de ‘sopetão’. Em nosso partido as coisas sempre foram feitas com organização. Nossa intenção é fazer a convenção. A convenção vai respeitar todas as tendências. Vamos realizar a convenção, mas não será nas coxas”.

O novo presidente do PDT maranhense disse que validará as comissões dos municípios que foram montadas pela Comissão anterior. Ele disse que o grande desafio de sua gestão será retomar a unidade da legenda. “Todo partido de esquerda é natural que tenha divergências. As emoções ninguém controla. Respeitamos os companheiros, mas vamos lutar pela unidade”.

Esta Comissão dará posse às Comissões Municipais. A Comissão de São Lupis deve confirmar o nome de Clodomir paz à frente. Assim, o PDT deve confirmar a aliança com o prefeito João Castelo (PSDB) nas eleições municipais de 2012. Ninguém no partido quer falar oficialmente sobre a estratégia. O discurso por enquanto tem o tom de que as coisas serão definidos mais à frente.

Projeto de bancada evangélica propõe legalizar ‘cura gay’

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER

DA FOLHA DE SÃO PAULO

O paciente deita no divã e pede: não quer mais ser gay. O psicólogo deve ajudá-lo a reverter a orientação sexual? Parlamentares evangélicos dizem que sim e tentam reverter uma resolução do Conselho Federal de Psicologia.

Um projeto de decreto legislativo quer sustar dois artigos instituídos em 1999 pelo órgão. Eles proíbem emitir opiniões públicas ou tratar a homossexualidade como um transtorno.

Segundo o projeto do deputado João Campos (PSDB-GO), líder da Frente Parlamentar Evangélica, o conselho “extrapolou seu poder regulamentar” ao “restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional”.

O conselho de psicologia questiona se o projeto pode interferir na sua autonomia. Para o presidente do órgão, Humberto Verona, estão lá normas éticas para combater “uma intolerância histórica”.

Deve-se curar a “síndrome de patinho feio”, e não “a homossexualidade em si”, diz Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Para ele, é o preconceito que leva um gay a procurar tratamento.

“[Ninguém diz] ‘cansei de ser hétero, vim aqui me transformar'”, completa Verona.

FREUD EXPLICA?

O estudante de direito e homossexual Fábio Henrique Andrade, 18, foi mandado para o psicólogo pela primeira vez com dez anos. O filho deveria “tomar jeito” antes que virasse gay, na opinião de sua família adotiva.

A voz fina tirava o pai do sério. “Falava que era de veado.” E também o fato de ele só brincar com as meninas.

Para o pastor e deputado Roberto de Lucena (PV-SP), cruel é deixar “um homem em conflito” ao léu psicológico. Ele é relator do projeto de Campos, hoje sob análise da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.

A princípio, Lucena crê que os pais têm o direito de mandar seus filhos para redirecionamento sexual. Mas reconhece que o tema deve ser discutido em audiência pública, prevista para as próximas semanas em Brasília.

Clay Lago toma a frente da Ala “anti-Julião” no PDT

Clay Lago.

O grupo contrário ao novo presidente da Comissão provisória do PDT, Julião Amim, mudou a estratégia no Maranhão. O filho do ex-governador Jackson Lago, Igor Lago, saiu de cena e entrou a ex-primeira Dama, Clay Lago, que lançou nesta segunda-feira (27) em entrevista coletiva no Skina Pálace Hotel, no bairro do São Francisco, o Comitê de resistência do PDT.

Com as críticas de que o médico Igor Lago por nunca ter participado da vida partidária do PDT, o grupo resolveu mudar a estratégia e a viúva do ex-governador aceitou o desafio: tomou à frente do grupo anti-Julião e anti-Weverton.

 Dona Clay afirmou que nenhum membro do grupo que se opõem ao que está hoje no comando da legenda do estado irá deixar o partido. Ela diz que o Comitê de resistência ainda não tem uma pauta formulada e planos traçados de trabalho, mas o objetivo principal é forçar a Direção Nacional da Legenda a realizar a eleição do novo Diretório estadual do partido. Eles acreditam que tem a maioria e serão eleitos para o Diretório.

 Montado hoje, o grupo de Resistência ainda não tem uma estrutura organizacional formulada. O que deve ser feito nos próximos dias. Fazem parte do grupo nomes como Clay Lago, Wagner Lago, Chico Leitoa, Léo Costa, Hilton Gonçalo (prefeito de Santa Rita) entre outros.

Dani Calabresa e Marcelo Adnet podem estar a caminho da RedeTV!

Casal de humoristas Marcelo Adnet e Dani Calabresa.

Dani Calabresa e o Marcelo Adnet, casados, humoristas da MTV, estiveram na RedeTV! na tarde desta sexta-feira. Foram recebidos pela diretora artística da RedeTV!, Monica Pimentel.

Os três conversaram por algumas horas na sede da emissora, em Osasco. A pauta, segundo o “F5” apurou, seria o interesse da casa em um programa humorístico que substitua o “Pânico na TV”, que na semana passada rescindiu contrato e mudou para a Band, alegando falta de pagamentos.

Adnet e Calabresa renovaram contrato com a MTV em novembro último, conforme a coluna Zapping, do “Agora”, antecipou. O contrato deles com a casa é de um ano.

O “Pânico” era responsável pelo maior ibope da RedeTV!, que informa que eles respondiam por 12% do faturamento. Fontes do mercado, no entanto, calculam que o humorístico rendia cerca de 50% do total da receita da casa.

Calabresa e Adnet são os maiores ibopes da MTV.

Informações da Folha de São Paulo.

Técnico da Seleção não descarta maranhense Iziane, mesmo se ela for para a WNBA

Iziane tem despontado como melhor jogadora da Liga de Basquete Feminino.

O técnico da seleção feminina de basquete, Luiz Cláudio Tarallo, espera contar com a ala Iziane na disputa das Olimpíadas de Londres, que começam em 27 de julho. A jogadora, em entrevista ao “Redação SporTV” de quinta-feira, revelou que tem uma proposta do Seattle Storm, equipe da WNBA, a liga feminina dos Estados Unidos.

Caso a transferência se confirme, Iziane ficaria de fora da maior parte do treino da seleção para os Jogos, e o treinador ainda não tomou sua decisão.

– Iziane é uma grande jogadora. Se for para a WNBA, terá pouco espaço de preparação. Aí temos de ponderar se será positivo para ela, para o grupo, para a seleção – disse Tarallo.

Os treinos da seleção começam em 10 de maio, como a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) informa em seu site. Já o campeonato da WNBA será paralisado para os Jogos Olímpicos apenas em 13 de julho.

A ala disputa a Liga de Basquete Feminino (LBF) pela equipe do Maranhão Basquete. A liga brasileira termina em 16 de abril.