Governo do Estado entrega quadra na Vila Luizão

A comunidade Vila Luizão e adjacências dispõem agora de um moderno equipamento para prática de esportes e lazer. Trata-se da Quadra Poliesportiva Vila Luizão, inaugurada na tarde desta sexta-feira, 30.

A Quadra Poliesportiva está localizada entre as ruas do Norte e Projetada. É fruto de um conjunto de projetos que vêm sendo executados pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com a prefeitura de São Luís, para beneficiar toda a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL). “São trabalhos de urbanização e revitalização de espaços que há muito vêm sendo demandados pelas comunidades e que, agora, estão se transformando em realidade”, destacou o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

O projeto contempla, além da quadra esportiva, arquibancada com capacidade para 70 (setenta) pessoas, bicicletário, depósito para armazenamento de materiais esportivos e espaço verde. Ao todo, a construção abrange uma área de 518m². O deputado federal eleito, Pedro Lucas Fernandes, fez questão de enfatizar o compromisso assumido pela AGEM com a implementação de projetos de infraestrutura de toda a Região Metropolitana. “É importante frisar, ainda, que esta quadra não é apenas para esportes, mas também um espaço de transformação social”.

Preservação

O secretário de Assuntos Políticos da Prefeitura de São Luís, Ivaldo Rodrigues, lembrou da importância das parcerias na execução de projetos. “Temos que ter sempre como prioridade o interesse coletivo e todas as nossas ações devem beneficiar o maior número de pessoas, daí a importância de um trabalho conjunto”. O secretário falou, ainda, que a participação da comunidade também será fundamental a partir de agora. “É importante conservar este local”, alertou.

A opinião foi partilhada pelo vereador Marquinhos. Ele fez questão de lembrar que a Quadra Poliesportiva é fruto de muitos esforços e que, a partir de agora, é fundamental o envolvimento dos moradores para zelar o espaço. “Assim estaremos valorizando e poderemos sair em busca de novas conquistas para o nosso bairro”, justificou.

Sobre a administração da Quadra, Lívio Corrêa destacou a parceria com a Prefeitura de São Luís que, além da iluminação, também é responsável pela criação do Comitê Gestor. “É este grupo que trabalha mais diretamente na conservação do local”, finalizou.

O impacto das chuvas na região metropolitana de São Luís

O temporal que caiu desde a noite desta quinta-feira (29) e na madrugada desta sexta (30) causou muitos problemas na região metropolitana de São Luís. Alagamento, asfalto cedendo, interdições.

Equipes da prefeitura de São Luís tiveram que desobstruir a Avenida Litorânea, onde deslizamento jogou dejetos na avenida, que ficou bloqueada.

Ainda na noite de ontem, o viaduto da Cohab ficou alagado e causou grande congestionamento.

Na estrada da Mata, em São José de Ribamar, três ônibus caíram após o asfalto ceder. Um na noite de ontem e dois na manhã de hoje, sendo um um ônibus escolar. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que as equipes de serviço identificaram a situação no início da manhã desta sexta-feira (30) e que a empresa responsável pela execução da obra já está trabalhando no local para que sejam realizados os reparos necessários.

Canais

Vale destacar a importância da política de canais de escoamento de água que tem sido implantada nos últimos anos e deve ser ampliada. Os prejuízos seriam maiores se não fosse os canais do Cohatrac, Portinho (Mercado Central), Gangan (região do Turu) e Renascença.

Todos estes locais em grandes chuvas como esta eram manchetes por alagamentos catastróficos. E eles têm se mostrado eficazes nas últimas fortes chuvas que a cidade enfrentou.

Pavão Filho quer implantação de subprefeitura da região da Cidade Operária

Conforme a Lei Promulgada nº 180 de 13 de setembro de 2004, de sua autoria, que autoriza a criação de subprefeituras no município de São Luís, o vereador Pavão Filho (PDT) está solicitando ao prefeito Edivaldo  Holanda Junior a implantação da subprefeitura da Cidade Operária.

Explica o representante do PDT no Legislativo da capital, que “por se tratar de um polo habitacional bastante populoso, contando com toda uma estrutura que lhe permite autonomia, a Cidade Operária, bem como a sua região adjacente já tem condições de ter uma subprefeitura, que facilitará a vida da população ali residente, e seu relacionamento mais intrínseco com o Poder Executivo”.

Para ele a criação de subprefeituras “tem enorme importância para o município, permitindo que o Poder Executivo fique bem mais próximo da realidade das comunidades”. Prosseguindo o parlamentar pedetista enfatiza que “isso facilitará mais ações e agilidades nos processos, permitindo assim, que a administração municipal passe a chegar em lugares distantes, concretizando uma gestão mais eficiente, mais rápida e bem mais representativa”.

Segundo Pavão Filho, “essa solicitação implicará de maneira significativa na vida dos ludovicenses, que poderão contar com a prestação de serviços públicos de qualidade e eficiente, com foco na descentralização, rapidez e integração entre a população e a Prefeitura de São Luís”.

Legado de Edivaldo no setor de transporte deve ser reconhecido

É inegável a mudança de patamar do sistema de transporte coletivo de São Luís nos últimos seis anos. Quando se olha como era em 2012 e como está hoje o sistema de transporte, não há comparação.

Ontem (29), a frota do transporte urbano ganhou 10 novos veículos com ar-condicionado ampliando para 272 o número de ônibus climatizados que atendem o transporte coletivo de São Luís.

O transporte com ônibus climatizado é um marco na história da capital. Parece ser simples a grosso modo, mas é preciso lembrar que nenhum dos ex-gestores de São Luís enfrentou os vícios do sistema com uma licitação que desse regras claras e metas prestacionais para uma melhora efetiva ao usuário.

Hoje, todos podem acompanhar pelo aplicativo “Meu Ônibus” o horário que o transporte coletivo irá passar e ganhar tempo; As crianças tem seu cartão de transporte para não passar pelo constrangimento de passar por debaixo da catraca; uma frota muito mais nova.

Mais 10 ônibus com ar-condicionado para São Luís. Agora são 272

A modernização do sistema com renovação de 75% da frota, 32% com ar condicionado, recarga embarcada, biometria facial, GPS, ônibus articulado e em breve com Wifi nos ônibus só foi possível com a licitação e enfrentamento dos velhos vícios dos empresários.

Claro que está longe de ser um sistema de transporte perfeito, até porque se estabeleceu ao longo dos anos com sérios vícios da classe empresarial subsidiada pelo poder público, reclamando dos lucros e oferecendo péssimo serviço. Mas o legado da gestão Edivaldo nesta área deve ser reconhecido.

TSE declara Sérgio Frota inelegível e seus votos serão anulados

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria, decidiu que o deputado Sérgio Frota (PR), que concorria à reeleição nas Eleições 2018, está inelegível por irregularidades praticadas durante a campanha de 2014.

Na sessão de julgamentos desta quinta-feira (29), após o voto vista do ministro Edson Fachin, a corte confrmou a inelegibilidade.  que apresentou a tese vencedora. O problema foi que 17% dos valores arrecadados na campanha em 2014 tiveram origem ilegal. Um total de R$ 75 mil foram doados pela empresa S.B. Frota Terraplanagem e Máquinas Ltda, de propriedade do próprio candidato e destinatário da doação.

O valor supera o previsto na legislação eleitoral, que permitia, em 2014, a doação de empresas até o montante de 2% do faturamento bruto arrecadado no anterior ao pleito. A empresa do candidato, segundo os autos, teve faturamento zerado em 2013.

A princípio, a decisão não deve mudar o cenário da Assembleia Legislativa.  A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral informou ao blog que espera a notificação para que seja feita a recontagem, mas já verifica que não deve ser suficiente para mudar o número de cadeiras das coligações. Sérgio Frota não havia conseguido votos para se reeleger.

Praça revitalizada pelo Governo do Estado na Vila Dom Luís se transforma em área central para lazer da comunidade

O espaço foi entregue à comunidade no início deste mês. Está localizada na Avenida dos Portugueses, nas proximidades do campus da Universidade Federal do Maranhão

Academia de ginástica, palco coberto, iluminação, quadra de esportes com alambrado, além de centro administrativo com depósito de materiais. Assim está estruturada a Praça Vila Dom Luís, projeto do Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).

A Praça foi entregue à comunidade no início deste mês. Está localizada na Avenida dos Portugueses, nas proximidades do campus da Universidade Federal do Maranhão, sendo hoje espaço de encontro de moradores da região, tanto para a prática de atividades de esporte e lazer, quanto para ensaios folclóricos e geração de renda. Segundo o presidente da Agem, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, a revitalização da Praça Dom Luís faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana, em parceria com a Prefeitura, em diversas regiões da Grande São Luís. “Ao todo, o projeto reformou uma área de 2.080,26m²”, revela.

De acordo com Lívio Corrêa, toda a concepção foi discutida com a comunidade, para que o resultado estivesse de acordo com as demandas dos moradores. “Nossa ideia é gerar melhorias e qualidade de vida a todos, por isso não apresentamos um projeto fechado. Cada detalhe foi conversado com representantes do bairro, até que se chegasse ao produto final, que foi apresentado e aprovado por eles”, explica.

Para o líder comunitário da Vila Dom Luís, Luziano Campos, este projeto é um sonho antigo dos moradores da comunidade. “Lutamos muito até conseguirmos a reforma de nossa Praça, que agora mais do que nunca é espaço democrático, para todas as famílias da Dom Luís”, destacou. Ao todo, o projeto custou R$ 223.947,54 e a empresa executora da obra foi a BS Construtora e Comércio LTDA-EPP

Cafeteira reforça uso responsável de recursos do FEPA

O líder do governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira (DEM), negou que o Governo do Estado tenha retirado recursos do Fundo de Previdência dos Aposentados e Pensionistas do Maranhão (FEPA) para outras finalidades que não sejam da previdência estadual. O deputado destacou que, legalmente, o governo não tem essa prerrogativa.

O parlamentar explicou que existem duas categorias de aposentados: os que se aposentaram até 1995, que recebem pagamento custeado exclusivamente pelo Tesouro Estadual; e os dos servidores que se aposentaram a partir de janeiro 1996, que são pagos pelo FEPA, numa composição que integra contribuição patronal e contribuição dos funcionários ativos, além de, também, receitas provenientes de aplicações financeiras e imobiliárias do Fundo.

Relatórios

O líder governista destacou que o Governo tem feito administração responsável dos recursos e que existiam levantamentos, desde 2011, que apontavam que o FEPA teria capacidade de atender a todos somente até o ano de 2017.

“A verdade é uma só: o sistema de Previdência, hoje em vigência no país, está falido. Não é uma exclusividade do Maranhão, é uma problemática de todos os Estados e, principalmente, da União. O modelo que está aí não se sustenta, porque foi fundamentado em parâmetros que mudaram”, ressaltou o deputado.

Cafeteira explicou, ainda, que os resgates nas aplicações foram feitos exclusivamente para pagamento de inativos.

Prefeitura realiza Dia D do combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta

A prefeitura de São Luís está realizando a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, com diversas atividades pela cidade visando à eliminação de focos do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A ação terá sua culminância com o Dia D na sexta-feira (dia 30), com ações realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado e Universidade Ceuma, na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Ribamar Bogéa, na Cidade Olímpica. A ação é mais uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que promove de forma constante e intensiva o combate ao inseto.

Prova de que as ações têm dado certo é a redução do número de casos da dengue na capital que, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que este ano foram registrados cerca de 500 casos da doença, de janeiro a outubro contra cerca de 960 no mesmo período do ano passado, o que significa uma redução em torno de 52%.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, lembra que o combate ao mosquito transmissor da dengue é constante na gestão do prefeito Edivaldo. “A gestão do prefeito Edivaldo tem realizado ações muito consistentes, e que apresentam resultados significativos, com a redução de casos de dengue, zika e chikungunya, em São Luís. Mas a eficiência desse trabalho depende da colaboração da população”, afirma.

Mais de 300 agentes de endemias e educadores em saúde estão realizando, durante a semana, um trabalho educativo e de visitas domiciliares para levar orientação à população e fazer vistorias em locais com maior probabilidade de terem focos do Aedes aegypti.

Uma corrida com participação dos agentes de combate às endemias abre a programação do Dia D de combate ao mosquito na Cidade Olímpica, às 8h e se estenderá até às 12h no interior da U.E.B. José Ribamar Bogéa, com ações desenvolvidas em parceria pela Semus, Agência Executiva Metropolitana, Secretaria de Estado da Saúde e Universidade Ceuma. Serão oferecidas gratuitamente vacinação animal e humana e atendimento para medição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional e consulta em clínica médica.

Dentro das atividades que ocorrerão unidade da rede escolar estão previstas palestra com participação do Cidadão Limpeza, personagem símbolo da campanha de limpeza da Prefeitura de São Luís. Na palestra será abordada a necessidade de reforçar permanentemente a política de gestão dos resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo. Ainda como parte da programação, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana intensifica as ações de limpeza com mais um Bota Fora de porta a porta em todas ruas e em pontos onde seja identificado descarte irregular de resíduos sólidos na Cidade Olímpica.

SEMANA

Além das visitas domiciliares, os agentes estão dedicando, durante toda a semana, atenção especial aos pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos e cemitérios, onde os depósitos estão sendo vistoriados e os profissionais orientados sobre a maneira adequada de guardar os materiais utilizados nestes locais. O trabalho é complementado com a nebulização espacial, feita pelo carro fumacê. A Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti está fazendo também abordagens junto a feirantes dos bairros, e nos Terminal de Integração, para sensibilizar a população.

Operação: PF aponta desvio de R$ 92 milhões da terceira cidade mais pobre do Maranhão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a operação HYBRIS com a finalidade de reprimir crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados pelos ex-gestores da prefeitura de Jenipapo dos Vieiras no período de 2005 a 2013.

As investigações foram iniciadas no ano de 2012 e culminaram com a identificação de um esquema criminoso que se apropriou de recursos públicos por meio de fraude em licitações e sua posterior ocultação com a compra de vasta quantidade de imóveis no interior do Estado do Maranhão, distribuindo-os entre familiares do ex-prefeito do município.

Foram apreendidas 4 Hilux, 2 motos e feitas duas apreensões de armas de fogo em registro.

O grupo criminoso atuava desde 2005 dissimulando os desvios de verbas públicas  destinadas aos fundos de participação municipal, saúde e educação por meio da contratação de empresas familiares que operacionalizavam as ações, que aconteciam principalmente com o saque em espécie de milhões de reais.

O prejuízo aos cofres públicos, segundo levantamentos preliminares, gira em torno de R$ 92 milhões de reais. Vale lembrar que o município de Jenipapo dos Vieiras apresentou-se como a terceira cidade com menor índice de desenvolvimento humano –
IDHM do Maranhão no ano 2010.

A Polícia Federal cumpriu 11 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de São Luis, Jenipapo dos Vieiras e Cedral e, ainda, foi determinado o sequestro judicial de 62 imóveis que estão em nome dos investigados. A operação contou com a participação de 60 Policiais Federais desta Superintendência Regional do Maranhão.

O nome Hybris da operação vem de Aristóteles, que definia a humilhação de pessoas pelo mero descaso, independente de causa ou qualquer coisa que tenha acontecido ou que elas tenham feito. Hybris não é o acerto de contas por erros cometidos – isso é vingança. Hybris é o descaso que alguém tem pelos outros, ou pelos deuses, quando acha que pode fazer tudo que quiser.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas máximas podem alcançar 22 anos de prisão.

Carros apreendidos pela Polícia Federal

Governador do Rio é preso acusado de receber mais de R$ 39 milhões em propina

Globo.com – A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (29) Luiz Fernando Pezão (MDB), governador do Rio de Janeiro. A força-tarefa da Lava Jato deu voz de prisão contra o político por volta das 6h no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado. Além do governador, outras seis pessoas foram presas nesta manhã.

Batizada de Boca de Lobo, a operação é baseada na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro de Sérgio Cabral. O ex-governador, de quem Pezão foi vice, também está preso.

Segundo o Ministério Público Federal, Pezão opera esquema de corrupção próprio, com seus próprios operadores financeiros. Há provas documentais do pagamento em espécie a Pezão de quase R$ 40 milhões, em valores de hoje, entre 2007 e 2015.

Na avaliação da força-tarefa da Lava Jato, solto, o governador poderia dificultar ainda mais a recuperação dos valores, além de dissipar o patrimônio adquirido em decorrência da prática criminosa. Segundo o MPF, o esquema de corrupção ainda estava ativo.

A assessoria do governo do estado afirmou que não vai se pronunciar. Com a prisão de Pezão, assume automaticamente Francisco Dornelles, seu vice.