Descartado um dos dois casos suspeitos de coronavírus no Maranhão

A secretaria estadual de saúde informou que um dos dois casos suspeitos de coronavírus que estavam sendo monitorados no estado foi descartado. O outro permanece em monitoramento. O caso descartado é da paciente que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais.

Atualmente, a paciente permanece em monitoramento no Hospital Dr. Carlos Macieira, com diagnóstico confirmado para Influenza A.

O outro caso suspeito de coronavírus continua sendo monitorado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga. A paciente encontra-se em isolamento. Após a coleta da amostra para exame, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) enviou o material, conforme protocolo, para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Outra suspeita descartada

Havia uma suspeita também relativa a uma paciente no Hospital São Domingos. O próprio hospital emitiu nota informando que não existe registro no hospital e “os casos surgidos, até este momento, são referentes ao vírus Influenza H1n1”.

 

Fufuquinha garante que Ildon Marques será candidato em Imperatriz

Durante o evento de anúncio do apoio do PP à pré-candidatura de Rubens Júnior em São Luís, o presidente estadual dos progressistas, André Fufuca, conversou com jornalistas sobre as estratégias do partido em outras cidades do Maranhão e colocou Imperatriz como prioridade absoluta.

“Temos um pré-candidato muito forte, com baixa rejeição e que lidera as pesquisas. Não tem motivos para ele não ser candidato. Afirmo que Ildon será candidato e o PP vai colocar todas as forças pela eleição em Imperatriz”, afirmou.

Ainda esta semana, o governador Flávio Dino referendou o nome do deputado estadual Marco Aurélio como seu pré-candidato em Imperatriz. Com os dois nomes governistas na disputa, ou se chega a um consenso, ou os aliados do governador irão se enfrentar.

Coronavírus: Já falta álcool gel em São Luís

Uma das principais formas de prevenção do coronavírus é a assepsia das mãos com álcool gel. O vírus não sobrevive ao álcool gel. Mesmo antes do anúncio pela secretaria estadual de que dois casos de coronavírus estão sendo monitorados no Maranhão já era muito difícil encontrar o produto nas prateleiras.

O editor do blog percorreu cinco farmácias e três supermercados ainda na manhã de sexta-feira (29) e já não havia mais o produto. “Já há alguns dias estamos sem. Não temos nem perspectiva de quando vamos ter”, informou uma vendedora.

Os dois casos suspeitos no Maranhão estão ainda em análise. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos. Os resultados iniciais das amostras coletas pelo Lacen saem em até uma semana.

Um dos casos foi identificado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo. A paciente encontra-se em isolamento na UPA e, por conta da necessidade de internação devido ao quadro clínico, aguarda transferência para o Hospital Dr. Carlos Macieira, uma das unidades de saúde de referência para o atendimento a casos suspeitos no Maranhão.

Classificado como leve, até o momento, o outro caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, em jovem que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís há quatro dias e apresenta sintomas como dispneia e tosse seca.

Sá Marques faz alerta sobre o risco do coronavírus em São Luís

O vereador Sá Marques publicou um vídeo demonstrando a preocupação com a confirmação da chegada do coronavírus no Brasil e o risco grande da chegada no Maranhão. Dois casos suspeitos já são monitorados em São Luís.

“Imagine São Luís do Maranhão com as condições que temos dos Socorrões e as Unidades Mistas. A exemplo a Unidade Mista do Bacanga. Situação muito delicada e temos certeza que isso vai complicar muito a vida dos ludovicenses, dos maranhenses”, afirmou.

O vereador alertou que dos R$ 340 milhões do empréstimo o prefeito da capital deveria ter investido em obras de reforma nos Socorrões em virtude do extremo risco da iminência do coronavírus chegar ao Maranhão.

Ibama encontra óleo ao redor de navio encalhado na costa do Maranhão

G1 MA – Uma inspeção aérea do Ibama realizada na manhã desta sexta (28) constatou uma mancha fina de óleo ao redor do navio Stellar Banner, que está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão.

Segundo o Ibama, o óleo saiu do porão da embarcação e está em um raio de aproximadamente 830 metros do navio. No entanto, ainda não é possível afirmar a quantidade de resíduo despejado no oceano. O cálculo do volume de óleo será realizado nas próximas horas, assim como outros dois voos com o objetivo de monitorar a mancha.

Segundo a empresa Polaris, proprietária do navio, acredita-se que o óleo observado no local seja resíduo do “óleo morto” que estava no convés, não vazamento dos tanques de combustível. A empresa afirmou ainda que empresa está mobilizando todos os ativos disponíveis no Brasil para erradicar qualquer risco potencial de derramamento de óleo, e que uma equipe antipoluição já está no local, monitorando de perto a situação.

De acordo com equipe especializada contratada pela empresa Polaris, proprietária do navio, os tanques estão intactos. A casa de máquinas está seca e os motores de geração de energia estão em funcionamento.

Desde o início das investigações do caso, a Marinha e o Ibama não descartam o risco vazamentos no navio. Atualmente, a embarcação segue encalhada e com 300 mil toneladas de minério de ferro, além de quatro milhões de litros de combustível e óleo. Se houver vazamento, todo o material pode se espalhar pelo litoral.

Nesta quinta (27), o comandante da Capitania dos Portos, Alekson Porto, concedeu entrevista e disse que o navio colidiu com algo não identificado.

“O comandante tinha efetuado um movimento de varação, que é colocar a embarcação em um banco de areia, justamente para evitar que ela naufragasse. A embarcação então está em encalhada e o comandante informou que tem embarque de água por alguns tanques vazios a bordo, chamado ‘pick-tanks’, e, a partir das 2h da manhã, do dia 25, o comandante avaliou que a segurança da tripulação estava em risco pela inclinação que o navio teve para direita. Pediu auxílio para os rebocadores que estavam na área e eles migraram para os rebocadores”, disse o comandante

Sobre o risco de naufrágio, a Marinha afirmou que o risco é pequeno, mas não é impossível. Há, atualmente, quatro rebocadores na região para agir em caso de emergência.

“É muito cedo poder dizer alguma coisa. Ela [Polaris] vem acompanhando e empregando dois navios do 4ª Distrito Naval de São Luís, um com previsão de chegada nas próximas 24h e outro no sábado (29). Hoje nós temos uma aeronave no local, que se apresentou a cena de ação e está com o nosso chefe do gabinete de crise. Hoje a embarcação está encalhada, na região não tem profundidade suficiente para cobrir a embarcação”, disse o comandante Alekson Porto.

PP anuncia apoio a Rubens Júnior em São Luís

O PP anunciou apoio ao pré-candidato a prefeito de São Luís do PCdoB, Rubens Pereira Jr. Na sede do partido foi feito o anúncio oficial com as presenças do vice-prefeito Júlio Pinheiro, da deputada estadual Helena Duailibe, do deputado federal, Márcio Jerry e outras lideranças.

O presidente estadual do partido, André Fufuca, selou a aliança. Rubens ganha mais tempo de TV e estrutura partidária para sua campanha. “Cumprimento todos os outros pré-candidatos que nos procuraram. Essa eleição será diferente. Desconheço um pleito que teve tantas boas candidaturas. O PP não poderia ficar fora do debate eleitoral de São Luís. Conversando com todos, o partido escolheu o melhor canddiato para São Luís”, afirmou.

Márcio Jerry voltou a frisar apoio e respeito aos outros pré-candidatos da base do governo Flávio Dino.

Juiz determina reintegração de posse e retirada dos moradores do prédio Península do Ipase

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, concedeu decisão liminar (provisória) em favor do Município de São Luís, determinando a reintegração de posse do imóvel localizado no “Projeto Habitacional Península do Ipase” (obra inacabada Conjunto Rio Anil).

A tutela de urgência deferida pelo juiz autoriza, ainda, o uso de força policial, caso necessário, para a desocupação do imóvel, com a retirada de 242 moradores que se encontram na área. De outro lado, o juiz determinou que a Prefeitura Municipal deve, por meio de seus órgãos de assistência social, “prestar todo o amparo necessário para as famílias que forem submetidas a desocupação de suas casas”.

A intimação judicial da decisão liminar já está inserida no Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Cinco dos réus mencionados na ação serão citados, caso tenham interesse na contestação da decisão, no prazo de quinze dias. E os demais por meio de edital, no prazo de 20 dias.

O juiz ressaltou na decisão que o Município de São Luís, além de pretender resguardar a vida dos moradores, cumpre o seu dever de agir nos casos de risco de desastre, conforme previsto no artigo 30, VIII, da Constituição Federal e artigo 2º, VI, “h”, do Estatuto da Cidade.

As obras do imóvel começaram em 2004 e eram do antigo “Habitar Brasil”, depois passaram para o PAC, e tinham objetivo de dar habitação para pessoas do Ipase de Baixo, que moravam em palafitas. Ficaram paradas por muitos anos. A previsão era de construir 448 apartamentos. Alguns ficaram em estado mais adiantado, outros em fase inicial.

Em 2013, a construção do condomínio foi reiniciada timidamente pela atual gestão, mas o contrato com a nova empresa responsável pela obra, a LTM Construções LTDA., venceu e os serviços foram mais uma vez abandonados.

Desde então, famílias carentes foram ocupando o local. Em 2017, houve uma megaoperação da Polícia para combater facções criminosas que se alojaram no condomínio inacabado.

Bolsonaro criou uma oligarquia maior do que a de Sarney, diz jornalista de O Globo

Por Ancelmo Gois (O Globo)

A querida atriz Regina Duarte, no “tuíte” de apoio à manifestação convocada por Bolsonaro e Heleno contra o Congresso, encerra com uma frase forte e verdadeira: “O Brasil é nosso. Não dos políticos de sempre”.

Tinha um alemão, citado recentemente pelo antecessor de Regina, Roberto Alvim, que dizia que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.

A ideia recorrente de que Bolsonaro representa o “novo” na política é uma moeda de R$ 3. Ele é político desde 1988.

Criou uma oligarquia maior do que a de Sarney — já elegeu ex-mulher e três filhos.

Trocou de partido como quem troca de camisa: foram nove, sendo duas vezes no PP de Maluf, a quem nunca fez uma crítica pública no quesito moralidade.

Em 2018, recebia R$ 3,8 mil em espécie de auxílio-moradia, mesmo tendo apartamento em Brasília.

O clã Bolsonaro como um todo, como revelou o GLOBO em 2019, já empregou em seus gabinetes 102 parentes, fora policiais fora da lei. Flávio Bolsonaro, o da “rachadinha”, empregou em Resende (RJ), a 180 km da Assembleia do Rio, nove parentes de sua então madrasta — dinheiro meu, seu, nosso.

No governo, Bolsonaro mantém um ministro acusado de patrocinar candidaturas laranjas e já usou o helicóptero da presidência para transportar a parentada para o casamento do filho Eduardo.

Em tempo: o Congresso, assim como (diga-se a seu favor) Bolsonaro, foi eleito pelo voto popular. Desconfio que tem gente que gostaria que o Brasil mudasse de povo.

Pelo japonês, por exemplo.

Fechamento da folia será em grande estilo com Lava Pratos em Ribamar

A folia na região metropolitana de São Luís só encerra neste final de semana com o tradicional Lava Pratos, em São José de Ribamar. O maior Carnaval fora de época do Maranhão terá uma edição com a participação especial neste ano de Avine Vinny e, inovando com a Banda Filhos de Jah.

Para sábado e domingo de Lava-Pratos, a Prefeitura de Ribamar preparou uma cuidadosa programação que será realizada no Parque do Folclore Terezinha Jansen e no palco do circuito Sede, na Avenida Gonçalves Dias.

A festa deste ano promete muita organização, principalmente após o sucesso do carnaval oficial de Ribamar. Foram quatro dias de muita valorização da cultura; de segurança, sem qualquer ocorrência grave, e de muita alegria, conforme o tema proposto para a festa momesca neste ano. Circuitos novos como os de Panaquatira, Jardim Tropical, Maiobinha, Nova Terra, Turiuba e Parque Jair, foram destaques, sobretudo, pelo sucesso de público.

Para o Lava Pratos serão disponibilizados cerca de 200 policiais militares, 91 Guardas Civis Municipais e 55 seguranças privados. Corpo de Bombeiros e as equipes da saúde também estarão presentes em diversos pontos da cidade.

Navio de minério apresenta fissuras e é encalhado na Baía de São Marcos; risco de dano ambiental

O Navio Mercante “STELLAR BANNER” apresentou fissuras no casco a aproximadamente 65 milhas náuticas (fora da poligonal do Porto). O comandante  verificou entrada de água nos seus compartimentos de carga, indicando as fissuras e pediu apoio de terra. A primeira solução foi buscar um banco de areia para tentar encalhar o navio e evitar um possível naufrágio.

Foram enviadas embarcaçãoes, helicópteros e recursos ao local. Em fase de avaliação pelos envolvidos VALE, Autoridade Portuária e Capitania. Quatro rebocadores se deslocaram em direção ao Navio para coletar mais informações e prestar apoio, caso necessário. A tripulação permanece em segurança na área à bordo dos rebocadores enviados. A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.

Pelo material carregado pelo navio, existe risco de vazamento e dano ambiental com espalhamento do óleo.