Candidatura de Carlos Lula desperta interesse de pesquisa nacional sobre as eleições

O futuro deputado estadual, Carlos Lula (PSB), faz parte de um grupo de poucos candidatos do país que participam da pesquisa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Conduzida por diversos pesquisadores, com apoio da University College London e do Instituto Update, o principal objeto de estudo é processo eleitoral deste ano.

Durante a entrevista, Carlos Lula foi questionado sobre vários assuntos relacionados a construção da sua campanha e as motivações que o levaram ao ambiente que político. “Há dois anos, eu não me imaginava como candidato, mais diante de tudo que foi realizado nos últimos anos, a decisão veio com o apelo de várias partes por conta da posição que eu tomei como secretário de Saúde e presidente do Conass. Além dos nossos indicadores muitos bons durante a pandemia, que nos levou a menor taxa de mortalidade do Brasil”, contou.

Lula falou também sobre o perfil da sua campanha e do seu eleitorado. “Faço a campanha digital, mas priorizo a campanha corpo a corpo, estar na rua, ir para o interior, nem sempre esse eleitor tem condições de ter acesso à internet. Meu maior eleitorado curiosamente é mais feminino e pessoas idosas, em geral, pessoas que cuidam das outras pessoas. O público de usuários do SUS que conseguiu observar a melhora, foram 22 hospitais entregues, um a cada quatro meses”, revelou.

Ao ser questionado sobre as principais dificuldades, Carlos Lula destacou a desigualdade financeira. “O orçamento secreto foi uma coisa muito ruim, dinheiro sujo para comprar votos e lideranças. É difícil fazer campanha com poucos recursos, enquanto eu e minha equipe viajamos em dois carros, estou disputado a eleição com candidatos que possuem helicópteros e aviões. Estou transformado essa desigualdade em combustível para nos motivar a alcançar a vitória”, pontuou.

Sobre sua primeira candidatura, Carlos Lula fez a seguinte avaliação. “Minha candidatura é uma candidatura completamente convicta do caminho correto a se seguir. Eu fiz parte de um governo que muito me orgulha, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer, e nós precisamos continuar construindo isso”, finalizou.

Márcio Honaiser mostra força e é um dos nomes favoritos para a Câmara dos Deputados

O deputado estadual Márcio, Honaiser (PDT), candidato a deputado federal, mostrou sua força de articulação neste período eleitoral percorrendo quase todo o Maranhão e recebendo apoio de várias regiões e segmentos. Quinto deputado estadual mais votado em 2018, Márcio Honaiser foi convidado por duas vezes a assumir secretaria de governo. A primeira, quando ainda não era deputado foi na Sagrima e a segunda, logo após a sua eleição, foi a Secretara de Desenvolvimento Social do Estado. Em ambas Márcio imprimiu sua marcar de gestor eficiente, tendo estado à frente da Sedes no momento da pandemia do Covid 19, onde a assistência social foi fundamental. De vota a Assembleia Legislativa no início do ano, Márcio seguiu trabalhando no fortalecimento da política de assistência social e na atenção a demandas dos municípios e da população. Neste bate papo ele fala sobre a sua campanha e projetos que pretende colocar em prática na Câmara do Deputados a partir de 2023.

1 – Depois de ter sido deputado estadual e secretário duas vezes, o que você acha que vai poder fazer pelos maranhenses na Câmara Federal?
Sempre estive atento, como secretário de estado e agora como deputado, às demandas da nossa população e articulando benefícios para os municípios que me escolheram como representante ou que nos procuraram em busca de apoio. O foco sempre foi cuidar e dar oportunidade aos maranhenses. Na Câmara Federal seguirem nesta linha, tendo como prioridade o bem-estar da nossa população e na busca para trazer para os municípios condições que possam mudar a realidade precária que se encontra o nosso Estado. Seguirem sendo um parceiro dos nossos prefeitos. Serei um parlamentar que estará defendendo recursos para o nosso estado e vai buscar a ampliação do debate em torno das políticas de assistência social. Que vai representar o setor produtivo, de onde eu venho e que sigo trabalhando para fortalecer. Vamos trabalhar juntos na busca por recursos junto aos ministérios e também estarei ao lado do nosso governador Weverton, que temos certeza será eleito e fara um grande trabalho em prol do povo maranhense.

2 – Seu nome já consta na lista dos possíveis eleitos deputados federais desta eleição. Qual seu sentimento sobre essa reta final?
Durante nossa campanha andamos por boa parte do Estado. Conversamos com a população, com as lideranças locais e o resultado foram importantes adesões. Nesta reta final estamos intensificando as nossas ações. Fortalecendo os nossos apoios e pedindo empenho da militância. Quero agradecer a cada espaço que nos foi concedido e a cada aperto de mão trocado. Temos um grupo forte e unidos e estamos confiantes no sucesso de todo o trabalho realizado.

3 – Sua região, o Sul do estado, historicamente se reclama de abandono do poder público. Agora depois de 20 anos o Sul pode voltar a ter deputado federal. O que isso representa?
Estamos felizes com essa possibilidade pois ela representa um direcionamento em determinadas demandas. Temos uma região forte, que cresce a cada dia, e precisamos trabalhar mais esta região de força específica e, na condição de deputado federal, farei este trabalho. Com muito orgulho irei empunhar esta bandeira do sul do Maranhão.

4 – Sua possível chegada à câmara e com uma possível eleição de Weverton governador, seria o retorno dos ideais Jacksistas?
Seguimos com os mesmos ideais, porém buscando a atualidades que requer os novos tempos. Se dr. Jackson não tivesse sido tirado do Governo com certeza o nosso panorama seria outro. Seguimos com estes princípios de priorizar o povo, de dar mais dignidade a população. De respeito a nossa democracia e as diferenças de cada grupo. O nosso trabalho sempre será no sentido de aglutinar forças e direciona-las para o bem maior, conforme nos ensinou Jackson Lago e todos os grandes nomes do PDT.

5- Esta eleição tem sido bastante acirrada, com muitos ataques eu ultrapassam o debate na linha das propostas. Como o senhor avalia este período.
O debate que propomos e o debate na linha das propostas. Avaliando e analisando situações e mostrando o que podemos realizar. Condeno esta política do ataque. Da fake News. Do jogo de mentiras. Não é isso que queremos. Precisamos debater soluções para dar a nossa população, melhores condições de vida. Essa briga desmedida não leva a nada e quem perde é o povo. Por isso percorremos o estado mostrando o que podemos, e queremos, fazer.

Pesquisa IpopBras: Weverton e Brandão no segundo turno com diferença de 4,8%

Mais uma pesquisa eleitoral confirma o cenário de segundo turno entre o governador Carlos Brandão (PSB) e Weverton (PDT). A diferença entre o governador candidato à reeleição e o senador no levantamento do instituto IpopBras é de 4,8%.

No cenário estimulado, Carlos Brandão aparece com, 37,4%, seguido de Weverton com 32,6%, logo aparece Lahesio Bonfim com 16,2%, Edivaldo Holanda com 8,4% e os demais candidatos com 3,0%. Indecisos com 0,5%, branco e nulos, 0,3 e NS/NR com 1,6%.

A pesquisa 1.680 pessoas entre os dias 23 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2.4% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. Ela foi registrada MA-08353/2022.

Weverton pede na justiça transporte gratuito para eleição em todo estado

O senador licenciado e candidato ao Governo da coligação Juntos Pelo Trabalho, Weverton Rocha (PDT), encaminhou requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral solicitando concessão da gratuidade no transporte semiurbano em todo o Maranhão no próximo domingo, dia 02.

A medida visa beneficiar todos os eleitores maranhenses, evitando, desta forma, que o atual comando do Palácio dos Leões beneficie somente usuários da região metropolitana de São Luís, conforme foi anunciado pelo governador Carlos Brandão (PSB) à tarde.

O pedetista também solicitou que a gratuidade não esteja condicionada apenas à apresentação de título de eleitor, como foi estipulado pelo tucanosocialista.

“EM HOMENAGEM À IGUALDADE DE TRATAMENTO (ISONOMIA) QUE MERECEM TODOS OS MARANHENSES, A GRATUIDADE SEJA ESTENDIDA A TODOS OS USUÁRIOS DE ÔNIBUS SEMIURBANOS DO ESTADO, E NÃO SÓ DA GRANDE ILHA DE SÃO LUÍS. Ora, não se justifica qualquer discriminação entre cidadãos/eleitores do nosso Estado, e se há disponibilização autorizada de gratuidade nas linhas semiurbanas aos eleitores da região metropolitana de São Luís, não há motivo para que não haja também aos demais eleitores do Estado, sobretudo os da região metropolitana de Imperatriz , que engloba além de Imperatriz, as cidades de Amarante, Davinópolis, João Lisboa e Gov. Edison Lobão todas ligadas a Imperatriz pela utilização de transporte de caráter semiurbano (documentos anexados ), ou seja, dentro daquela região metropolitana. Requer-se, ademais, que a gratuidade seja condicionada não apenas à apresentação do título de eleitor, mas através de qualquer documento oficial com foto que habilite o eleitor a votar”, diz o documento.

Instituto Premier/TV Guará mostra segundo turno mo Maranhão entre Brandão e Weverton

Pesquisa realizada pelo Instituto Premier em parceria com a TV Guará mostra que haverá segundo turno nas eleições ao governo do estado no Maranhão. A pesquisa consolida um cenário eleitoral com o atual governador Carlos Brandão (PSB) e o senador licenciado Weverton Rocha (PDT) indo ao segundo turno com mais de 68% dos votos. Vamos aos números.

De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, o governador Carlos Brandão teria 37,2% dos votos, seguido por Weverton Rocha, com 31,4, uma distância de menos de seis pontos percentuais. Em terceiro lugar aparece o candidato Lahesio Bonfim (PSC), com 20,1% dos votos e sem chances de chegar ao segundo turno. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PSD) teria 4,9% e os demais candidatos tiveram menos de 1% das intenções de voto.

A pesquisa também perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Entre os cinco primeiro colocados, Carlos Brandão tem a maior rejeição, com uma rejeição de 11,3% dos eleitores. Em seguida aparece Edivaldo Holanda Jr com 10,4%, Simplício Araújo com 9,5%, Weverton Rocha com 9,2% e Lahesio Bonfim com 8,6%.

Para o senado, se as eleições fossem hoje, os números seriam esses: Flávio Dino aparece em primeiro com 51,1% das intenções de voto, seguido por Roberto Rocha, com 28,6% e Saulo Arcangeli com 1,4%. Os demais candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto.

A pesquisa está registrada no TSE com o número MA03950/2022 e ouviu 1660 eleitores entre os dias 24 e 27 de setembro, tem margem de erro de 2,4% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Braide anuncia transporte gratuito no dia da eleição

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide anunciou nesta quinta-feira (29) que o transporte público será gratuito no próximo domingo (2), entre 6h e 19h.

“Em nome da democracia, informo que no domingo (2), das 6h até 19h, o TRANSPORTE PÚBLICO de São Luís será GRATUITO. Exerça o seu direito democrático. Boa votação a todos”, informou o prefeito.

Milhares de pessoas irão às urnas em São Luís neste domingo escolher os candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Manoel Ribeiro ratifica apoio a cultura maranhense

O candidato a deputado estadual Manoel Ribeiro (15266), que, durante seus vários mandatos no parlamento estadual, sempre foi um grande incentivador da cultura maranhense, recebeu homenagem do Boi Revelação de São Marçal, durante a cerimônia de “morte do Boi”, evento que o grupo faz anualmente onde o boi “morre”, encerrando o ciclo do ano, para, no ano seguinte, voltar as apresentações culturais.

Para Manoel Ribeiro, a cultura precisa e deve ser mais valorizada, mais fomentada, principalmente no Maranhão, que é tão rico nesse aspecto.

“Nossa cultura é linda e cheia de encantos. Durante todos os meus mandatos, sempre fiz questão de apoiar e principalmente incentivar a nossa cultura maranhense, que é única. E assim 0 farei mais uma vez, quando chegarmos na Assembleia novamente. Vou trabalhar ainda mais para que nossos grupos folclóricos, nossas danças, nossos festejos juninos cresçam cada vez mais, levando alegria, entretenimento e geração de emprego e renda”, enfatizou Manoel Ribeiro.

O Bumba-Meu-Boi Revelação de São Marçal nasceu há três anos, e de acordo com o presidente Genilson Cantanhede, Manoel apoiou a brincadeira junina desde o começo.

“Ele caiu do céu para nós, pois sem ele, não teríamos condições de caminhar sozinhos. Manoel sempre foi um grande apoiador, amigo e parceiro da Associação Folclórica São Marçal, e nós só temos a agradecer pelo fato dele também amar nossa cultura e sempre trabalhar em prol dela. Por isso, precisamos de pessoas como Manoel Ribeiro na Assembleia legislativa para fortalecer ainda mais nossa cultura maranhense”, reiterou Genilson.

Manoel Ribeiro também é figura importante e mais do que especial para o grupo Jegue Folia. De acordo com George Campos, vice-presidente do Jegue Folia, o candidato emedebista apoia o Jegue há mais de vinte anos.

“Ele sempre foi nosso grande e principal apoiador. Merece voltar para a Assembleia por toda sua trajetória não só na cultura, mas também pelo apoio ao esporte, a várias brincadeiras, e principalmente, por ser ficha limpa”, ressaltou George Campos.

 

Edivaldo tinha tudo para ter boa votação e peso no segundo turno, mas se perdeu na reta final

O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD) realmente tinha grandes chances de ser o terceiro colocado nas eleições deste ano e chegar para o segundo turno com muito peso e relevância, sendo fiel da balança e se fortalecendo para disputar novamente a prefeitura de São Luís em 2024. Seria um grande feito para uma campanha muito menos estrutura do que as duas principais.

Mas o ganho de terreno de Brandão e Weverton em São Luís desnorteou o ex-prefeito. O governador cresceu na capital pela força de Paulo Victor e grupo de vereadores usando a máquina do governo, vide o caso da briga dos vereadores Chaguinhas e Fátima Araújo pelo asfalto que o governo está despejando na Ilha descaradamente. Weverton cresceu por três apoios muito relevantes: o prefeito Eduardo Braide, o deputado Neto Evangelista e o presidente da Câmara, Osmar Filho.

O derretimento de Edivaldo no seu principal reduto eleitoral fez com que ele perdesse o prumo e fosse para um tudo ou nada no debate da Mirante, escolhendo como alvo Weverton para tenta recuperar terreno encima dos votos do pedetista. A estratégia foi a pior possível.

A percepção do público sobre a participação de Edivaldo, segundo as pesquisas qualitativas, foi que de chato, arrogante e ingrato, já que é de conhecimento público o quanto Weverton foi fundamental para a carreira política de Edivaldo. Em 2012, foi Weverton que defendeu fortemente a tese de Edivaldo para prefeito no grupo que tinha Tadeu Palácio, Eliziane Gama e Roberto Rocha como pré-candidatos. Em 2016, Weverton foi ainda mais fundamental quando levou Edivaldo para o PDT e colocou toda a força da militância do partido em São Luís em favor do prefeito.

Tentar pregar a pecha de corrupto em Weverton em processos todos já encerrados, sendo que Edivaldo ainda tem investigações em aberto da sua gestão na prefeitura de São Luís, como no caso da compra de produtos covid e pedido de indiciamento dele pela CPI dos Transportes, gerou uma contradição percebida pelo eleitorado, e transpareceu desespero.

Edivaldo não tem mais como tirar coelho da cartola nos próximos dias e as pesquisas mostram que terminará a eleição com um percentual muito menor do que começou, inclusive em São Luís.

PRF prende dupla por compra de votos para Brandão e Dr. Gonçalo

Nesta quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu, em Bacabeira, uma pick-up S10 transportando R$ 12 mil em dinheiro vivo e santinhos dos candidatos Carlos Brandão, Jota Pinto, e dos irmãos deputados Ariston e Gonçalo, irmão do prefeito de Santa Rita, HiltonGonçalo.

Segundo a assessoria de comunicação da PRF, o motorista tentou esconder os pacotes com dinheiro, além de um caderno com informações detalhadas de eleitores, com nome completo, endereço, telefone e local de votação.

Sem conseguir explicar a origem dos recursos, condutor e motorista foram conduzidos à delegacia. A suspeita é de que o montante seria utilizado para comprar votos na região.

Reitor da UEMA declara voto em Carlos Lula

O atual reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, usou a conta pessoal no Twitter para revelar a chapa que terá seu voto nessas eleições.

“O voto é personalíssimo, o sigilo é uma garantia. Declino desse direito para manifestar publicamente minha confiança e meu compromisso com as candidaturas de @LulaOficial @FlavioDino @carlosbrandaoma @FelipeCCamarao @DuarteJr_ @carloselula para mudar o Brasil e seguir em frente no MA”, escreveu.

Sob o comando da maior rede universitária do Maranhão, com 20 campi distribuídos em 18 cidades, o apoio do reitor é um importante aditivo, principalmente, para Carlos Lula (PSB), que disputa vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez.

A declaração aumenta o potencial de Carlos Lula em conquistar votos de estudantes e dos profissionais da educação. Vale lembrar que, desde o início da campanha, o ex-secretário de Estado da Saúde tem realizado agendas com Felipe Camarão (PT), ex-secretário de Estado da Educação e candidato a vice-governador.