DEM declara neutralidade e candidatura de Baleia enfraquece; Juscelino vota em Arthur Lira

Com neutralidade do DEM, Juscelino Filho fica ainda mais tranquilo para votar em Arthur Lira

O DEM decidiu, em reunião da executiva do partido na noite deste domingo (31), que vai liberar a votação de seus deputados na escolha do novo presidente da Câmara, nesta segunda (1º).

A decisão representa uma derrota para o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos principais articuladores da campanha do candidato Baleia Rossi (MDB-SP). O DEM de Maia seria uma das maiores sustentações do emedebista.

Baleia Rossi já aparecia em desvantagem nas projeções de votos e com a divisão do DEM, fica ainda mais enfraquecido.

Assim, Arthur Lira chega com favoritismo para o pleito. Ele é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Único deputado federal do DEM e figura mais importante da legenda no Maranhão, Juscelino Filho, também não deverá votar no candidato de Rodrigo Maia. Ele já havia avisado o atual presidente da Câmara que votaria em Arthur Lira. Agora, está mais livre com a oficialização do partido de neutralidade.

Rubens Júnior revela que está curado de câncer

O deputado federal Rubens Júnior (PCdoB-MA) anunciou por meio de vídeo que está curado do câncer que descobriu em meio à campanha eleitoral de 2020.

Rubens teve câncer no rim tratado, após uma cirurgia que retirou o cisto Bosniak III. Somente depois da biópsia, descobriu-se que era um tumor maligno. Ele conseguiu que na cirurgia fossem tiradas totalmente as células cancerígenas. Rubens teve muita sorte por ter sido tratado ainda bem no começo do tumor e ele não se espalhou.

O deputado afirmou que já fez mais exames que comprovam que está completamente curado sem necessidade de outros tratamentos complementares.

Márcio Jerry fica na secretaria e Simplício Araújo assume para votar na eleição da Câmara

Em uma articulação do governador Flávio Dino e do secretário de Cidades Márcio Jerry para fortalecer o partido Solidariedade e dar força também ao presidente do partido no Maranhão dentro da legenda, foi definido que Márcio não irá assumir o mandato nesta sexta-feira (29) para votar na eleição da Câmara dos Deputados na próxima segunda-feira (1º).

O primeiro suplente da coligação, Simplício Araújo, vai assumir a cadeira para votar no candidato do grupo Baleia Rossi (MDB) e ganha alguns pontos com a direção nacional do Solidariedade. O partido orientou seus filiados a votar no candidato do MDB.

O candidato do presidente Jari Bolsonaro, Arthur Lira, tem uma disputa acirrada com Baleia, que é o candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

 

Cuidar da economia e da pandemia: MA tem crescimento número de empregos e menor letalidade pela doença

Mais um mito foi desconstruído no Maranhão. Desta vez, caiu por terra a teoria de que “quem se preocupa com o coronavírus não está preocupado com a economia”, tão explorada por alguns segmentos que entendiam a pandemia como uma “gripezinha”. Dados apresentados pelo governador Flávio Dino durante coletiva virtual, realizada na manhã de sexta-feira (29), mostram o Maranhão entre os estados da federação com a maior geração de empregos formais em 2020.

Em paralelo, o Maranhão é o estado com a menor taxa de letalidade pelo Covid-19 no país. “O nosso estado, em 2020, teve um dos melhores desempenhos no enfrentamento da pandemia e ao mesmo tempo gerou empregos, esta é a prova definitiva de que é uma mentira que há incompatibilidade entre cuidar do coronavírus e da economia. Está provado, objetivamente, que enfrentar o coronavírus com responsabilidade e seriedade é a forma de preservar empregos, foi isso que fizemos no Maranhão em 2020”, defendeu Flávio Dino durante a entrevista transmitida pelas redes sociais.

O Maranhão registrou, apesar da pandemia, a 4ª maior alta de empregos formais do Brasil, o 7º melhor saldo do país e o melhor desempenho do nordeste segundo levantamento do Governo Federal, como fez questão de frisar o governador Flávio Dino. Os números foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) na última quinta-feira (28), e mostram que o Maranhão o Maranhão criou 19.753 postos de trabalho com carteira assinada em 2020.

Taxa de letalidade

Dino apresentou dois mapas divulgados pela imprensa que mostram que o Maranhão tem, no momento, a menor taxa de letalidade por coronavírus no Brasil. É o estado com a menor quantidade de mortes por milhão de habitantes e está, neste momento, segundo o Consórcio de Imprensa, apresentando queda no número de óbitos, apesar do crescimento da quantidade de pessoas com a doença.

“É fruto do esforço de ampliação da rede assistencial, ou seja, da oferta de leitos, e também, naturalmente, da dedicação de qualidade dos nossos recursos humanos, dos nossos profissionais de saúde. E quero mostrar isso porque esses são números acumulados desde o início da crise, não foi ontem, esse indicador mostra objetivamente um reconhecimento da qualidade do atendimento hospitalar prestado pelo Governo do Estado e pela nossa equipe”, relatou o governador, alertando que, apesar desses números satisfatórios é necessário seguir com as medidas sanitárias para diminuir a curva de contágio pela doença.

Janeiro vai chegando ao fim sem mais mudanças no governo

Flávio Dino conversou com muitos aliados e ainda não definiu novas mudanças.

No domingo (31) acaba o prazo dado pelo governador Flávio Dino para encerrar a minirreforma do governo. Até o momento, o governador fez mudanças que mexem apenas com o núcleo mais próximo a ele, sem mover peças que envolvem outros partidos aliados.

Assumiram secretarias Márcio Jerry (Cidades), Rubens Júnior (Articulação Política), Rodrigo Lago (Agricultura Familiar) e Rodrigo Cappelli (Comunicação). A secretaria de Representação em Brasília deixou de existir.

Todas as mudanças feitas até o momento envolvem apenas o PCdoB e nomes muito próximos ao governador. Com todas as arestas da eleição de 2020 já aparadas, nenhum partido aliado deve perder espaço. Mesmo que haja troca de nomes, os partidos deverão manter indicações.

Muita se especula mudança na MOB e Sedes. O PT quer voltar a ter o espaço que lhe pertencia na MOB e a Sedes é muito cobiçada. Mas se o deputado Duarte Júnior for para o governo, como muito se especula, ainda precisa de algum espaço já que a Sedes seguirá com o PDT.

A tendência é que se ainda fizer mudanças no governo, Flávio tem três dias para cumprir o prazo que havia prometido, já que ainda não foi batido o martelo sobre nenhuma outra mudança.

Roberto Rocha sai em defesa de Bolsonaro e toma invertida de Márcio Jerry: “defensor de miliciano”

Alheio à crise econômica que o Brasil atravessa, ao avanço descontrolado da pandemia do coronavírus e com a pressão aumentando pelo processo de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) resolveu tentar agradar o presidente da República.

Via twitter, o senador maranhense escreveu nesta quinta-feira (28) que “aquele que assumir a presidência, tanto da Câmara quanto do Senado, estará comprometido com a pauta prioritária do governo Bolsonaro, que, além da reforma tributária, inclui a reforma administrativa, o pacto federativo, dentre outras reformas estruturantes”.

Deputado federal eleito e atual secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid), Márcio Jerry (PCdoB) questionou o apoio irrestrito ao presidente.

“Senador, a pauta prioritário do Bolsonaro é agredir a democracia, ofender jornalista, ajudar o coronavírus, atacar direitos dos trabalhadores, defender milicianos, entre outros graves e ilícitos cometimentos”, explicitou Márcio Jerry.

Flávio Dino afirma que não há previsão de mudança dos decretos em vigor

O governador Flávio Dino afirmou nas redes sociais que, por enquanto, não haverá mudanças nos protocolos que estão em vigor. Mas deixou a possibilidade que se houver de forma imprescindível, será de maneira gradual e com diálogo.

“Não há, até o presente momento, previsão de mudança de decretos ou protocolos relativos a atividades econômicas no Maranhão. Qualquer mudança, se e quando for imprescindível, será progressiva e antecedida de diálogo”, tuitou.

Como se sabe, o diálogo já está ocorrendo com a classe empresarial de eventos. A taxa de ocupação de leitos segue alta em algumas cidades do Maranhão e o governo tem reforçado a oferta de eleitos.

Simplício: “acredito que haverá um pequeno endurecimento a alguns segmentos a partir de segunda-feira”

Em entrevista à TV Mirante, o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, falou sobre como estão as conversas com o setor comercial do estado para que sejam adotadas novas medidas de contenção da covid-19.

“Acredito que haverá um pequeno endurecimento com relação a alguns segmentos a partir de segunda-feira com a concordância do Ministério Público. Isso é necessário. A sociedade precisa contribuir. Não temos o completo domínio. O governador está focado em garantir o mesmo número de leitos e possibilidades que garantimos quando da primeira contaminação. Mas também vamos pedir ajuda da sociedade para não sermos surpreendidos como na cidade de Manaus”, informou.

O Ministério Público tem sugerido ao governo mudanças nas portarias de pequenos eventos e no segmento de bares e restaurantes. O governo abriu o diálogo com os representantes das categorias para determinar as restrições que serão adotadas.

Pessoas a partir de 50 anos podem fazer teste de covid no drive-thru

Desde esta quarta-feira (27), o sistema de drive-thru de teste para Covid-19, disponibilizado em São Luís pelo Governo do Estado, passou a atender um novo público: pessoas de 50 a 59 anos de idade. Idosos acima de 60 anos e gestantes permanecem como público-alvo. A testagem segue sendo oferecida por tempo indeterminado.

As três tendas estão instaladas no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau, e o atendimento está disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h, com a participação de 30 profissionais de saúde por dia. Pessoas que já testaram em drives anteriores não estão impedidas de testar novamente.

“De acordo com dados das nossas unidades de saúde, esse público de pessoas acima de 50 anos tem tido mais contato com a doença e é bom evitar os riscos de complicações. É um público em idade muito ativa ainda, que estão saindo à rua. Por isso, o poder público estadual decidiu ampliar a cobertura da testagem”, explicou Lícia Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru.

Para realizar o teste, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante.

Fechamento de agências BB: Bancários do Maranhão entram em greve amanhã

Os bancários do Banco do Brasil decidiram, em Assembleia Geral nessa quarta-feira (27), deflagrar greve nacional de 24h, no dia 29 de janeiro, contra a medida do Governo Bolsonaro de demitir 5 mil funcionários e fechar mais de 360 agências do BB no país.

Os funcionários do banco do Brasil do Maranhão aderiram o movimento e cruzarão os braços amanhã.

No Maranhão, está previsto o fechamento de unidades em Bacabal, Caxias e Imperatriz, além das agências Cohatrac e Reviver.

A bancada maranhense no Congresso tem tentado fazer com que o governo reveja a posição.