Gestão de Kaio Saraiva segue fortalecendo a advocacia do interior do Maranhão

Diálogo com advocacia de Santa Luzia do Paruá e definição das soluções para os desafios apresentados, entrega de salas em Vitória do Mearim e Pindaré Mirim, assinatura de escritura pública para a construção da sede da Subseção de Santa Inês foram algumas das conquistas em mais uma ação da comitiva da OAB/MA pelo interior do Estado do Maranhão. Foram dois dias de intensas atividades em busca da valorização da classe.

A gestão de Kaio Saraiva, à frente da OAB/MA que completa 91 anos no próximo dia 04/04 segue concretizando o que propõem o slogan “Ainda mais Forte e ao seu lado”. “Por todo o Maranhão, cada advogado e advogada podem se sentir acolhidos e apoiados pela OAB/MA, não estamos medindo esforços para atender a classe”, afirmou Kaio Saraiva. Presentes na comitiva, o secretário geral adjunto da OAB/MA, Vandir Júnior e o conselheiro seccional e procurador das prerrogativas, Valdênio Caminha.

Outra conquista para advocacia do interior do Maranhão, especialmente a região do Médio Mearim. Os presidentes da OAB/MA, Kaio Saraiva, e da Subseção de Santa Inês, Errico Finizola, assinaram na manhã desta sexta-feira, 31 de março, no Cartório de Santa Inês, a escritura pública do terreno para a construção da sede da Subseção de Santa Inês.

Além de debaterem estratégias de fortalecimento da advocacia no interior do Maranhão, a comitiva aproveitou para entregar duas salas da Advocacia. A primeira homenageia o advogado Dario Raposo Ramalho Neto e foi inaugurada no Fórum de Vitória do Mearim. A segunda leva o nome do advogado Dr. Luís Carlos Costa Alves entregue no Fórum de Pindaré Mirim.

O trabalho em equipe dos presidentes das Subseções e dos Conselheiros Seccionais impactam no dia a dia do profissional. Foi o caso da Sala de Pindaré Mirim, cujos trabalhos de instalação começaram na gestão da advogada Karine Sarmento, então presidente da Subseção de Santa Inês, hoje, Conselheira da Secional da OAB/MA.

Secretário Tiago Fernandes apoia o reposicionamento dos hospitais universitários como hospitais do SUS

O secretário estadual da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, manifestou apoio a reinserção dos hospitais universitários como hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na atenção especializada. O diálogo aconteceu com participação de Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na quarta-feira (29), na 3ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília.

“Esse quadro coloca no centro do debate as necessidades de saúde da população em relação à resposta oportuna dos hospitais universitários como hospitais do Sistema Único de Saúde. É necessário que os gestores se mobilizem para analisar os cenários e a possibilidade de novas pactuações, que podem avançar no atendimento às necessidades da população”, destacou o gestor estadual da Saúde, Tiago Fernandes.

O presidente da Eberh, Arthur Chioro, no encontro com os secretários estaduais no Conass, falou sobre o desafio de fazer com que a Ebserh seja uma empresa que faz gestão de uma rede hospitalar potente, e que “ela possa ser um dispositivo de apoio e de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

“E como é que podemos reposicionar essa rede muito potente de 41 hospitais universitários inseridos em lugares estratégicos e que podem atuar como parte da solução dos problemas que o SUS apresenta, particularmente se esses hospitais deixarem de ser uma ilha isolada, se comprometerem, de fato a serem hospitais do SUS para o SUS, sem perder, ao mesmo tempo o seu compromisso, a sua fundamental participação no processo de formação de recursos humanos, que é o ensino e a pesquisa”, pontuou.

Indicação de Carlos Lula leva serviços da Carreta da Mulher para Paço do Lumiar

A população de Paço do Lumiar recebeu, nesta sexta-feira (31), por meio de indicação do deputado estadual Carlos Lula (PSB), os serviços da Carreta da Mulher Maranhense, que através da parceria entre as Secretarias de Estado da Mulher (Semu) e da Saúde (SES), percorre os municípios do estado com atendimentos preventivos de saúde.

A ação fez parte do encerramento da campanha “Março Lilás”, que marca o mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero. “Tenho o compromisso de trazer políticas públicas que possam mudar a vida das pessoas em Paço do Lumiar. Hoje, trazemos serviços que fazem com que as mulheres possam prevenir o câncer de colo do útero, por exemplo. O câncer de colo do útero mata mais que o câncer de mama no Maranhão, apesar da incidência do câncer de mama ser maior. O melhor jeito de evitar isso é vacinar contra o HPV e fazer o exame preventivo”, ressaltou o deputado estadual Carlos Lula.

Também estiveram presentes na ação, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Rodrigo Lago (PCdoB), e o presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru (Republicanos), entre outras autoridades.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) destacou a importância do trabalho do parlamentar para contemplar as necessidades dos moradores do município. “Trabalho com parcerias, e a parceria com o deputado Carlos Lula é fundamental para a cidade de Paço do Lumiar. Ficamos muito felizes com a indicação da Carreta da Mulher Maranhense para a nossa cidade”, comemorou.

Durante a ação, foram oferecidos exames preventivos de câncer do colo de útero (papanicolau); exame diagnóstico do câncer de mama (mamografia); vacinação; teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis, e palestras educativas. Além disso, também foi realizado o cadastro no SINE, agendamento de mamografia, triagem com aferição de pressão arterial e glicemia, e atendimento nutricional.

A autônoma Fabiana Alencar, 43 anos, chegou cedo para aproveitar os atendimentos. “Esse tipo de serviço é muito importante para facilitar a nossa vida. Fiz os testes rápidos, preventivo e já agendei minha mamografia”, disse.

Em maio acontece a II Jornada de Psiquiatria Clínica do Maranhão

Acontece entre 19 e 20 de Maio de 2023, no Executive Lake Center, em São Luís, a II Jornada de Psiquiatria Clínica do Maranhão. O evento tem por objetivo atualizar os profissionais da área em relação às boas práticas de tratamento a condições associadas ao adoecimento psíquico, bem como discussão de novas abordagens de promoção, prevenção e terapia para questões associadas à Saúde Mental.

A jornada contará com a participação de premiada escritora, Marilia Arnaud, que sobre a construção de personagem extremamente complexa do Livro “O Pássaro Secreto”, romance premiado com o Prêmio Kindle de Literatura.

Além dela, também devem palestrar João Arnaud, Cyntia Gomes, Thielle Cavalcante, Mellanie Trinta, Cinthia Cavalcante e convidados de reconhecida expertise na área, com amplo conhecimento científico, além atuação humanizada e individualiza no cuidado de sujeitos em sofrimento psíquico.

Organizado pela Insight Clinic, a jornada é um evento imperdível no calendário de profissionais da área da Saúde e Educação e estudantes que desejam manter-se antenados com as novidades e técnicas mais eficientes utilizadas para garantir saúde mental.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/ii-jornada-de-psiquiatria-clinica-do-maranhao

Carro da prefeitura de Pirapemas pega fogo em Cantanhede

Na manhã de segunda-feira (27), um incidente assustador ocorreu em Cantanhede, cidade localizada no estado do Maranhão. O carro oficial da prefeitura de Pirapemas, um Fiat Palio, pegou fogo no centro da cidade enquanto transportava cinco pessoas, incluindo o motorista.

Segundo relatos de testemunhas, o veículo estava passando pela região central quando, de repente, começou a incendiar-se. Todos os passageiros, juntamente com o motorista, tiveram que sair rapidamente do carro que, infelizmente, ficou completamente destruído pelas chamas.

Felizmente, não houve feridos durante o incidente, mas foi uma experiência aterrorizante para todos os envolvidos, bem como para as pessoas que estavam no local e testemunharam o ocorrido.

Este tipo de acidente serve como um lembrete da importância da manutenção preventiva de veículos, especialmente aqueles que são usados para o transporte de pessoas e serviços públicos. É crucial garantir que todos os veículos estejam em boas condições de uso para evitar riscos tanto para os usuários quanto para a população em geral.

Prefeitura lança programa ‘São Luís no LED’ no Coroadinho

A prefeitura de São Luís lançou na noite desta quinta-feira (30) o programa “São Luís no LED”, que irá substituir a iluminação dos bairros por lâmpadas de LED, garantindo mais modernidade, segurança e economia. O lançamento do programa foi realizado no Polo Coroadinho, em homenagem ao aniversário de 46 anos do bairro.

A instalação de mais de 1.200 pontos de iluminação foi iniciada logo após a assinatura da ordem de serviço. Os bairros Coroadinho, Bom Jesus, Primavera, Vila dos Frades, Alto São Sebastião, Vila Conceição e Vila Natal – que compõem o Polo Coroadinho – serão os primeiros beneficiados pelo programa que chegará, também, a outros bairros da cidade.

Em seu discurso, o prefeito de São Luís também ressaltou o apoio do deputado estadual e agradeceu à população que confiou na candidatura de seu irmão para ser um parceiro da capital. “Meu muito obrigado pela consideração que vocês tiveram em relação ao Fernando, que já tem nos ajudado como deputado estadual, destinando recursos para a nossa cidade de São Luís, e, com certeza, fará muito mais durante seu mandato”, destacou.

Na ocasião, o deputado estadual se colocou à disposição da Prefeitura para somar esforços e aproveitou para agradecer pela expressiva votação que obteve na região. “Em primeiro lugar, quero agradecer por ter sido o deputado estadual mais votado aqui do bairro, com a ajuda do meu amigo, vereador Daniel Oliveira, líder do governo Braide. Estamos no segundo mês de mandato, mas já conseguimos recursos importantes para nossa cidade e, juntos, deputado estadual, prefeito e vereador, vamos fazer de São Luís uma cidade muito melhor”, ressaltou Fernando Braide.

Durante a visita ao bairro, o parlamentar conversou com moradores e recebeu demandas da população. O vereador Daniel Oliveira (PL), representante do Polo Coroadinho da Câmara de São Luís, destacou a proximidade de Fernando Braide com a região. “Já não é a primeira vez que nosso deputado estadual retorna à nossa comunidade e a gente sabe o quanto é importante eleger políticos que voltem e respeitem a nossa população”, frisou.

PF e PM de Caxias prendem suspeitos de roubar caminhão dos Correios

A Polícia Federal e o 2º Batalhão da Polícia Militar em Caxias/MA prenderam em flagrante, na tarde de ontem (30), dois homem acusados de participar do roubo ao caminhão dos Correios na rodovia MA-034, ocorrido por volta das 11h.

O caminhão dos Correios havia saído de Caxias e tinha destino final a cidade de Buriti de Inácia Vaz. Próximo à cidade de Coelho Neto, os assaltantes tomaram o caminhão e forçaram o motorista a retornar. Parte das mercadorias foi levada e outra parte foi escondida numa estrada próximo à rodovia MA-034, aproximadamente 10 km da BR-316.

Tão logo tomaram conhecimento do assalto, equipes da Polícia Federal e da Polícia Militar começaram a fazer incursões nas proximidades e, já no fim da tarde, conseguiram identificar e prender dois dos cinco assaltantes, recuperando ainda boa parte das encomendas.

A Polícia Federal está colhendo os interrogatórios e buscando outros elementos para demostrar a participação de cada um dos envolvidos. Diante dos fatos constatados, os presos serão indiciados pelos crimes de roubo qualificado com emprego de armas de fogo entre outras qualificadoras, com penas que podem chegar a 10 anos.

Após serem ouvidos na Delegacia da Polícia Federal, serão encaminhados ao presídio de Caxias, ficando à disposição da Justiça Federal.

Aulas na rede estadual recomeçam na segunda-feira

Após as negociações entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Sindicato dos Professores da Rede Estadual do Maranhão (Sinproesemma) que resultaram no fim da greve, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 3.

O secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), confirmou a informação nesta quinta-feira, dia 30, após se reunir com gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) e alguns gestores escolares para planejar a volta às aulas nas escolas em que os professores estavam em greve.

Embora a greve tenha terminado, a Seduc informou que manterá uma mesa de negociação com o sindicato para garantir a qualidade da educação, a aprendizagem dos estudantes e a valorização dos professores. Esta informação foi divulgada pelo perfil oficial da Secretaria de Estado da Educação no Twitter.

OAB divulga lista de candidaturas deferidas para o Quinto Constitucional

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, torna pública a lista das candidaturas homologadas para a disputa do Quinto Constitucional.

A seleção de cada candidatura se deu após análise documental realizada pela Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, de acordo com as regras do edital Nº 01/2023.

Ficam abertos os prazos para impugnações ou recursos na plataforma Eleja.

Abaixo, veja os nomes:

Abdon Clementino de Marinho
Alessandra Belfort e Silva
Amauri Bastos Santos
Ana Cristina Brandão Feitosa
Ana Leticia Silva Freitas Figueiredo
Anna Graziella Santana Neiva Costa
Antônio de Moraes Rego Gaspar
Antônio Jose Sales Bacelar Couto
Antônio Pacheco Guerreiro Neto
Diego Menezes Soares
Flavio Vinicius Araújo Costa
Gabriel Ahid Costa
Genival Abrão Ferreira
Gilson Ramalho de Lima
Gustavo Araújo Vilas Boas
Gustavo de Albuquerque Belfort
Gustavo Sauaia de Oliveira
Harley Wandey Teles Rodrigues Brissac
Hugo Assis Passos
Italo Gustavo e Silva Leite
Jose Afonso Bezerra de Lima Junior
Jose Alencar de Oliveira
Jose Antônio Figueiredo de Almeida Silva
Jose dos Santos Ferreira Sobrinho
Josineile de Sousa Pedroza
Lorena Saboya Vieira Soares
Marcio Antônio Pinto de Almeida Filho
Orlando da Silva Campos
Petrônio Alves Macedo
Pollyanna Silva Freire Lauande
Rhelmson Athayde Rocha
Riod Barbosa Ayoub
Saulo Jose Portela Nunes Carvalho
Sidney Robson Barros Costa
Stenyo Viana Melo
Valeria Lauande Carvalho Costa

Júlio Mendonça participa de inspeção do local onde famílias foram expulsas por jagunços no MA

Júlio Mendonça falou sobre situação do povoado Baixão dos Rochas em São Benedito do Rio Preto na tribuna da Assembleia

O deputado Júlio Mendonça(PCdoB), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão, esteve, na quarta-feira (29), no povoado Baixão dos Rochas, em São Benedito do Rio Preto, inspecionando a área invadida por homens armados no dia 19 de março.

Logo após o “atentado”, segundo o deputado, onde jagunços contratados por duas empresas, usando da prerrogativa de uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, expulsarem moradores que vivem na área há 80 anos, o parlamentar deu entrada em requerimento na Alema pedindo a criação de uma comissão para acompanhar o caso.

Ao lado do deputado Carlos Lula, que também solicitou a criação da comissão, e do deputado Rodrigo Lago, que está sempre abraçando causas em defesa dos agricultores, Júlio conversou com as vítimas, ouviu relatos e colocou seu mandato a disposição para qualquer eventualidade.

“É inadmissível o que aconteceu em São Benedito do Rio Preto. Mesmo com a liminar, as empresas agiram de forma ilegal e covarde. Sem um oficial de justiça e sem a presença do estado, o ato pode ser considerado vandalismo. Homens armados destruíram moradias, casas de forno e outros bens da comunidade, além de matarem animais. Estamos aqui para prestar solidariedade e nos colocar a disposição, pois a luta dos menos favorecidos sempre foi e será a bandeira do nosso mandato” destacou o deputado.

Além dos deputados, participaram da comitiva o promotor de justiça Oziel Costa Ferreira Neto, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira; o defensor público Gean Nunes, e a juíza da Vara Agrária Luzia Neponucena, além de representantes do Iterma, Polícia Militar e Polícia Civil.

Pelo menos 25 famílias vivem no Baixão dos Rochas. A comunidade ocupa uma área de, aproximadamente, 600 hectares e sobrevive da agricultura familiar e do extrativismo. De acordo com o Ministério Público, foi realizada uma conciliação com o TJMA e ficou decidido que a comunidade teria, imediatamente, 358 hectares do território que está pleiteando e o restante ainda será alvo de negociação.