Sarney Filho se manifesta e cobra promessa de Bolsonaro de não fundir Agricultura e Meio Ambiente

O deputado federal Sarney Filho finalmente se manifestou sobre a posição do presidente eleito Bolsonaro de fundir os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente e cobrou do presidente o cumprimento da promessa feita poucos dias antes da eleição de não fusão.

Repercussão: Bira, Rafael Leitoa e Zé Inácio criticam primeiras medidas de Bolsonaro

A vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) voltou a ser debatida em sessão plenária da Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira (31), foi a vez dos deputados Zé Inácio (PT), Bira do Pindaré (PSB) e Rafael Leitoa (PDT)  destacarem, na tribuna, as  fusões de Ministérios já anunciadas pelo futuro presidente.

Os discursos mais contundentes foram proferidos por Bira do Pindaré e Rafael Leitoa, que criticaram a proposta de incorporação do Ministério do Meio Ambiente ao Ministério da Agricultura, a criação de um superministério e de uma ampla pasta da Economia, que poderá abarcar Fazenda, Planejamento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Bira afirmou que as primeiras medidas anunciadas por Jair Bolsonaro “já demonstram, claramente, o tipo de irresponsabilidade que deve marcar sua gestão a partir de 1º de janeiro.”

Para Bira, a fusão entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura é uma medida que não tem como dar certo. “É impossível se sustentar. E trará prejuízos, inclusive para o agronegócio. Vai trazer prejuízos, porque o mercado internacional não aceitará os produtos brasileiros em razão da mácula de não respeitar os princípios básicos de preservação do meio ambiente”, alertou.

O deputado Rafael Leitoa também criticou a proposta de fusão. “Como deputado, cidadão brasileiro, engenheiro civil, pós-graduado e especialista em Gestão Ambiental, eu jamais poderia deixar de me manifestar sobre esse absurdo. Onde já se viu Ministério do Ambiente e Ministério da Agricultura serem fundidos? O Ministério de Meio Ambiente é o órgão de controle. Como é que ficarão essas políticas de proteção ambiental, de defesa das nascentes, da Floresta Amazônica?”, questionou.

Rafael Leitoa  acrescentou que vê com receios essa fusão de ministérios, que, segundo ele, não representará avanço. “Pelo contrário, eu acho que temos de acabar com essas falácias para agradar a opinião pública. E será passageiro, porque a própria população será prejudicada. Não tenho dúvidas disso. Estávamos avançando muito na política ambiental e agora vem esse retrocesso. Eu acredito que as movimentações devam fazer a equipe de transição repensar essa ideia, que não tem nenhum cabimento”, ressaltou o parlamentar do PDT.

O deputado Zé Inácio destacou a postura do Partido dos Trabalhadores, tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição presidencial, com a candidatura do ex-ministro Fernando Haddad. “Agradeço os 47 milhões de votos, mas em especial, os votos dos maranhenses. Aqui, tivemos 73% dos votos, sendo 61% no primeiro turno e 73% no segundo. Isso se deu muito por conta de o povo entender o legado do governo do PT, dos 13 anos dos governos do PT, e das políticas sociais implementadas pelo partido”.

Eliziane fala em Flávio Dino candidato à presidência

A coluna Expresso, da revista Época, destacou um posicionamento da senadora eleita Eliziane Gama (PPS) no Twitter. A deputada deu a entender que é a hora de Flávio Dino ser candidato à presidência alfinetando o PT, que deveria agora aderir a outra candidatura da frente progressista.

“Várias frentes democráticas, progressistas e liberais sendo discutidas, superando projetos hegemônicos que sempre pedem adesão e nunca aderem a nada. Horizonte de esperanças e nele já se vê a possibilidade de o Maranhão emprestar Flávio Dino para o Brasil”, escreveu no Twitter.

Eleições OAB-MA: Thiago Diaz pode estar inelegível

Blog do Garrone – O atual presidente da OAB/MA Thiago Diaz pode estar inelegível para o pleito eleitoral que se aproxima.

A informação é de que o candidato se encontra inelegível por não ter prestado contas da sua gestão referente ao exercício financeiro do ano de 2017 à Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB.

De acordo com o Regulamento Geral da OAB no artigo 131§5º g) somente integra chapa o candidato que não esteja em débito com a prestação de contas ao Conselho Federal. As contas deveriam ter sido prestadas até abril de 2018. Não é o caso de Diaz, conforme a certidão recebida pelo blog:

Será que as contas não foram apresentadas por problemas na construção da sede de São João dos Patos? Por problemas com a empresa de comunicação que foi constituída 06 (seis) dias após a posse do atual Presidente? Ou por causa da interminável obra da sede da OAB/MA?

Pra quem fala tanto em transparência, como explicar a falta de prestação de contas? Foi amadorismo ou foi tudo premeditado?

Sarney Filho não se manifesta sobre o fim do ministério do Meio Ambiente

O futuro ministro da Casa Civil, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), informou ontem que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) irá mesmo fundir os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente. Na prática, o Ministério do Meio ambiente some subjugado aos interesses do agronegócio.

Uma das maiores defensoras da causa ambiental, a candidata a presidência derrotada, Marina Silva, fez duras críticas à medida. Marina afirmou que é um retrocesso incalculável e que o próprio agronegócio será prejudicado pois passará aos consumidores internacionais a ideia de que o setor sobrevive apenas em função do desmatamento das florestas.

Enquanto isto, o deputado federal Sarney Filho, que ocupava o cargo de ministro o Meio Ambiente até abril e sempre teve a pauta ambiental como sua bandeira não se manifestou.

Ativo nas redes sociais durante a campanha eleitoral quando concorreu ao cargo de senador, Sarney Filho fez poucas postagens após as eleições. Apenas uma para agradecer os votos e uma para comemorar que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses concorre a Sitio do Patrimônio Natural da Humanidade.

No dia 22 de outubro, Zequinha assinou artigo junto com outros ex-ministros de Meio Ambiente publicado na Folha de São Paulo no qual solicitavam que o ministério permanecesse e o que Brasil continuasse no Acordo de Paris, mantendo os esforços a favor de uma economia de baixo carbono e no combate ao desmatamento ilegal.

Porém, ainda não fez nenhuma manifestação sobre a medida de Bolsonaro contra estas premissas.

A família Sarney apoiou Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais e segue de olho em espaços de poder no novo governo.

Eduardo Braide sabe que é cedo para “Bolsominar”

O deputado federal mais votado de São Luís, Eduardo Braide (PMN), único certo na disputa pela prefeitura de São Luís e com a vantagem do recall eleitoral, sabe que não pode tomar decisões precipitadas para tentar levar a prefeitura em 2020. Em 2016, terminou o primeiro turno com ampla vantagem, mas acabou derrotado.

Braide teve o convite do presidente do PSL, Chico Carvalho, para se filiar ao partido de Jair Bolsonaro e disputar a prefeitura de São Luís como o candidato do presidente. Braide preferiu esperar.

Na eleição deste ano, esperou até a última hora para anunciar que seria candidato a deputado federal. A estratégia deu certo. Braide teve o nome colocado em evidência como pré-candidato a governador, segurou a lembrança em São Luís e com muito material na cidade, teve a expressiva votação.

Como o PMN não atingiu a meta da cláusula de barreira, Braide pode mudar de partido a qualquer momento sem incidir na infidelidade partidária. Assim, pode aguardar mais o desenrolar do governo Bolsonaro para verificar se a onda conservadora se mantém e o presidente ainda estará com alta popularidade em 2020.

Vale lembrar que em São Luís a vitória foi de Fernando Haddad com 57,78% contra 42,22 do deputado federal. Apesar da onda bolsonarista forte na capital, não foi o suficiente para o pré-candidato arriscar.

Como jogador, Braide vai aguardar os ventos de 2019 mirando 2020.

Agência Metropolitana avança com projetos de infraestrutura na Grande São Luís

Desde o início deste ano, o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), vem desenvolvendo um conjunto de ações para resolver problemas de infraestrutura e para disponibilizar equipamentos de esporte e lazer na Região Metropolitana da Grande São Luís. Com isso, diversas comunidades estão sendo beneficiadas e regiões antes utilizadas para descarte irregular de resíduos sólidos ou abandonadas estão sendo transformadas em áreas de socialização.

Dentre os exemplos mais recentes destas ações estão o Canteiro da Avenida José, no Jardim América, o Canteiro da Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, e o Canteiro Central da Camboa. Os três projetos, assim como os demais que estão em execução e os que estão em fase de elaboração, seguem uma normativa que é a do diálogo com as comunidades, para reconhecimento das demandas. “Com isso temos a oportunidade de colher informações, que são consideradas quando estamos construindo o produto que será apresentado posteriormente”, explica o presidente da AGEM, Lívio Corrêa.

No Canteiro da Avenida José, no Jardim América, houve todo um trabalho de revitalização do espaço, para abrigar a Feira do bairro e criar um espaço de esporte e lazer para a comunidade, com playground, academia de saúde, quadra poliesportiva, bancos, mesas de jogos, estacionamento e acessibilidade por rampa. Na outra parte da praça foi construída a Feira, para abrigar os comerciantes que atualmente vendem os produtos na Praça das Amendoeiras, também localizada no Jardim América – e que, em breve, será alvo de revitalização por parte da AGEM.

Na Ilhinha, a intervenção ocorreu no Canteiro da Avenida Ferreira Gullar, uma área central utilizada unicamente para descarte irregular de lixo, o que se constituía em um risco de saúde para a população, que costumava reclamar bastante da situação. Hoje a realidade é bem diferente. O local abriga uma praça com playground, quadra poliesportiva, estacionamento, acessibilidade por rampa e, em breve, serão instalados os equipamentos da academia de saúde.

O Canteiro da Avenida Camboa, outra obra executada pela AGEM, também mudou a paisagem de uma das principais áreas de fluxo de veículos e pessoas que seguem para o Centro e outros bairros próximos. Ao todo, o projeto possui uma área de 3.300,00m², onde foi feita uma urbanização com rampa, paginação de piso, acessibilidade facilitada para pedestres, sinalização, iluminação pública, além de um trabalho de paisagismo.

Entrega

Na próxima quinta-feira, 01, mais uma comunidade receberá mais um projeto do Governo, por meio da Agência Executiva Metropolitana, a Praça Vila Dom Luís, na Avenida dos Portugueses, área Itaqui-Bacanga. Lá foram instalados academia de ginástica, palco coberto, iluminação, quadra de esportes, além de centro administrativo com depósito de materiais. A área total é de 2.080,26m².

Edivaldo anuncia mais 5 Ecopontos: “nossa gestão é a que mais avançou em limpeza pública”

Assinada ordem de serviço para mais 5 Ecopontos

“Eu posso falar com toda certeza, sem medo de errar, que a nossa gestão é a que mais avançou em limpeza pública, em sustentabilidade, na política nacional de resíduos sólidos. Todos lembram que São Luís conviveu por décadas com um lixão onde hoje é o Shopping São Luís. Depois aquele lixão foi transferido para a Ribeira. por pouco não aconteceu um acidente aéreo grave. Foi a nossa gestão que pôs fim ao lixão da Ribeira. Hoje, temos um dos mais modernos aterros sanitários do país”, destacou o prefeito Edivaldo durante a assinatura da ordem de serviço para a construção de mais cinco Ecopontos em São Luís.

Com os novos ecopontos, que serão instalados nos bairros do Sacavém, Itapiracó, Vila Isabel, Mata Roma e Centro, a Prefeitura atinge, até o final deste ano, a marca de 16 pontos de coleta sustentável de resíduos em de São Luís.

A implantação do projeto iniciou em 2016, integrando diversas ações realizadas com o objetivo de garantir à população um espaço para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados.

Sucesso na Web da “Pisadinha da Limpeza”

Por falar em limpeza pública, tem feito muito sucesso na Web o vídeo da propaganda institucional “Pisadinha da Limpeza”. Agentes de Limpeza reais e o ator que interpreta o Cidadão Limpeza dançam ao som da música “Solta a Pisadinha”, de Gilvan Silva, com as placas indicando “lugar de lixo é no lixo” e “seja gentil com a cidade”. Se liga no passinho:

Prefeitura de São Luís paga salários dos servidores na quinta-feira (1º)

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior segue antecipando o pagamento salarial dos servidores municipais. Neste mês, o funcionalismo público será pago nesta quinta-feira (1º), antes do previsto no calendário de pagamentos, dia 03 de novembro. A antecipação da quitação dos vencimentos é resultado de uma gestão equilibrada e organizada colocada em prática pelo prefeito.

“A crise econômica nacional afetou o município de São Luís, mas o compromisso com as contas públicas e com o servidor são as prioridades da nossa gestão”, disse o prefeito Edivaldo. ” Apesar da queda no repasse de recursos, temos mantido um equilíbrio das contas públicas, que resulta no cumprimento do nosso compromisso com o servidor municipal e garante a antecipação salarial”, acrescentou Edivaldo.

Para ter acesso às informações sobre seus vencimentos, os servidores municipais podem se dirigir a qualquer terminal de auto-atendimento do Banco do Brasil, através do contracheque eletrônico e acessar a opção “Outros Serviços”, escolher a opção “Contracheque BB” e depois informar o número da matrícula e o mês desejado do documento. As informações também podem ser acessadas pelo site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, informando a matrícula e a senha.

Bira afirma que fará oposição no Congresso por não aceitar desmonte de direitos

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna, nesta segunda-feira (29), para falar sobre o resultado das eleições 2018, encerrada no domingo (28), com um segundo turno presidencial entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), este último eleito presidente da República. Da tribuna, o socialista eleito deputado Federal com quase 100 mil votos, declarou que será oposição ao governo de Bolsonaro.

Para o parlamentar, o resultado apresentado deve ser respeitado porque é a regra da democracia. “Nós defendemos a democracia, diferentemente dele, cuja a bandeira é a ditadura, é o autoritarismo. Por outro lado, não podemos deixar de reafirmar o nosso ceticismo com a decisão tomada pela maioria da população brasileira. Não acredito no projeto liderado pelo senhor Jair Bolsonaro. Então, desde já, eu afirmo, categoricamente, serei um deputado de oposição no Congresso Nacional, porque não aceito o desmonte de direitos”, afirmou.

Como exemplo do desmonte de direitos, citou “a destruição de direitos previdenciários, como já está sendo informado pelo já anunciado ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, e as privatizações das empresas estratégicas para o desenvolvimento do país”.

 “Portanto, eu não concordarei com teses que já foram derrotadas pela história e que, infelizmente, pela restrição e manipulação das informações, não apenas pela grande mídia, mas também pelas fake news das redes sociais, induzem as pessoas ao erro”, disse Bira.

Em complemento, Bira frisou que entende o sentimento e a indignação da população por tudo o que vem acontecendo no Brasil, mas afirmou que a decisão foi equivocada. Nas palavras dele, deram veneno para um doente. “Mas é da história. É o processo que nós tínhamos que passar até para que o povo brasileiro amadureça. Todos nós teremos os elementos para fazer avaliação. Eu espero que eu esteja errado, que dê tudo certo e desejo isso do fundo do coração, mas não acredito, porque se o presidente eleito fizer tudo o que ele prometeu, é a crônica da tragédia anunciada, é a destruição completa dos direitos mais elementares do povo brasileiro”, sublinhou.

O deputado aproveitou para parabenizar o povo maranhense e nordestino, que, segundo ele, não carregará nenhuma culpa em relação ao resultado desta eleição. “Se dependesse do Maranhão, se dependesse do Nordeste o resultado era outro. No Maranhão foram 73% dos votos em favor de Haddad. Portanto, não aprovamos esse projeto e não respaldamos o projeto que está sendo liderado pelo senhor Jair Bolsonaro. Parabenizo os maranhenses, os nordestinos que me orgulham muito pela posição assumida; e o governador Flávio Dino (PCdoB) pela liderança que teve, a altivez, a transparência de não se esconder, como muitos políticos fizeram”, cumprimentou.

Bira do Pindaré concluiu sua fala reafirmando o compromisso com o povo do Maranhão, que o elegeu deputado Federal. Ele disse que passadas as eleições, todos e todas deverão assumir seus papeis institucionais para discutir e defender políticas públicas para o Maranhão e para o Brasil, como determina a liturgia dos cargos.

“Mas, repito, serei um deputado de oposição, com muita tranquilidade, firmeza e determinação, para fazer a frente da resistência democrática e lutar contra todos os ataques aos direitos da nossa população. Fomos conferidos com a missão honrosa de representar o Maranhão no Congresso Nacional, num momento difícil, delicado, complexo, cujas batalhas já podemos antecipar e prever que serão extremamente intensas naquela Casa. Mas estaremos ali. Com a bênção de Deus, venceremos as batalhas e honraremos toda