Carnaval em São Luís propicia economia criativa

Vendas na folia garantem renda extra às famílias

Não é novidade para ninguém que em épocas de folia o comércio informal atende a uma demanda de vendas fortuitas ao longo dos dias oficiais de carnaval. Seja a água para saciar a sede, seja adereços de última hora para incrementar a fantasia, a certeza para o folião é a de que ele terá algo para comprar no período de festas.

Vendedores ambulantes experientes, jovens empreendedores e muita determinação, assim foram sendo os dias de vendas do ‘Carnaval de Todos 2017’. Nos circuitos de carnaval espalhados pela capital maranhense encontramos o exemplo de Thiago Beckman, 36 anos, ele afirma que há 5 anos vende bebidas e comidas para frequentadores do circuito Madre Deus e que esse trabalho rende uma quantia significativa para ele.

“Eu trabalho e me divirto. Acredito que nesta época dê para garantir um valor interessante para o restante do ano. Sou morador do bairro da Madre Deus e isso me ajuda na relação de venda com as pessoas, porque sempre posso reestabelecer meu estoque de maneira fácil”, afirma.

Outro exemplo encontrado, mas desta vez no circuito Beira-mar, foi o casal de jovens empreendedores João Urubatan e Lidya Lima. Juntos, eles venderam cerveja artesanal numa espécie de recipiente a qual chamam de “Beer Truck” (algo como “caminhão de cerveja”, em tradução livre).

O jovem casal colocou o empreendimento na rua, junto aos blocos de trio e eles fizeram bastante sucesso no circuito, as vendas só foram crescendo ao longo dos dias de folia, afirma João. “Quando começamos nós acreditamos na ideia e percebemos que tínhamos uma gama de clientes que estavam à espera de um serviço novo, como este e que os atendesse da melhor forma possível, sobretudo em espaços mais abertos como este”, finaliza.

Os circuitos chamam atenção dos foliões e estes acabam pagando por serviços dos mais variados. Serviços que vão das vendas de comidas a produtos de alegoria de fantasia de carnaval. E, se não fosse os dias de folia, certamente não teriam retorno em seus investimentos e na obtenção de renda extra para auxiliar no dia a dia em suas casas.

Bancos reabrem nesta Quarta de Cinzas às 12h

Depois de fechados durante o feriadão de Carnaval, as agências bancárias reabrem nesta quarta-feira (1º) às 12h. A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)  é para que a população utilize os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas no período em que as agências estão fechadas.

De qualquer forma, as contas de consumo como água, energia e telefone e carnês que tiverem os dias 27 ou 28 de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo nesta quarta‐feira de Cinzas.

Nada na Legislação impede Júlio Pinheiro de presidir Sindicato

Nem na Legislação federal ou estadual sobre sindicatos e nem no próprio Estatuto do Sinproesemma existe qualquer menção que impeça o vice-prefeito Júlio Pinheiro de presidir a entidade pelo fato de ocupar um mandato eletivo na esfera municipal. O Sinproesemma representa os professores estaduais. Nem mesmo a filiação ao PCdoB pode ser motivo, já que ninguém pode ser punido por ser filiado a qualquer legenda.

Júlio foi reeleito democraticamente e se afastou por um período logo após assumir o cargo de vice-prefeito e depois retornou ao posto. O mandato de Pinheiro deve encerrar em abril deste ano. Um grupo de oposição insatisfeito tenta derrubar Júlio do cargo. A Ação do grupo que pede o afastamento do presidente foi redistribuída da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís para a 5ª Vara Cível e baseia-se no artigo 38 da Constituição Federal. O artigo obriga o chefe do Executivo que é servidor público a se afastar de seu mandato. Na teoria dos opositores de Júlio, ele não poderia ser presidente por temporariamente “não ser professor”.

Mas o fato de estar afastado do cargo de professor da rede estadual não faz Júlio Pinheiro deixar de ser professor e com que todas as decisões da categoria tenham impacto sobre sua vida profissional quando deixar a vice-prefeitura, que é cargo provisório. Nesta avaliação, os próprios membros do Sindicato não seriam “professores” por estarem fora da sala de aula. Ou seja, não faz sentido.

Como não tem sustentação, seria um grande malabarismo jurídico o afastamento de Júlio do mandato de presidente.

Brandão sobre Roberto Rocha: “Não consegue agregar e tem base política restrita”

O vice-governador e presidente estadual do PSDB, Carlos Brandão, concedeu entrevista ao jornal O Imparcial e falou sobre o destino dos tucanos para 2018. Brandão falou que por determinação de Aécio Neves está discutindo com todos as lideranças do partido no Maranhão e a grande maioria prefere ir com Flávio Dino em 2018.

Como as eleições estão muito distantes, ele acha que os movimentos atuais são legítimos e fazem parte do jogo democrático. “Mas nada irreconciliável”, admite. Brandão garante que mais de 90% das correntes do PSDB apoiam o governo do PCdoB. Ele preferiu dizer que não é opinião sua, mas das lideranças com as quais tem conversado sobre as eleições de 2018.

Sobre a possibilidade de retorno de Roberto Rocha ao PSDB, Carlos Brandão disse que se quiser vir, poderá, mas deixou claro que não chegará como cacique e dificilmente será candidato a governador. “Quanto a Roberto Rocha, todos sabem que ele não consegue agregar e tem uma base política restrita. Quanto ao grupo Sarney, a situação não é muito diferente. São poucos os prefeitos, a estrutura que tinham não tem mais e não tem resposta para os problemas do Maranhão”, afirmou.

Luís Fernando participa da folia de bairros em São José de Ribamar

Alegria, diversão e muita irreverência com direito a explorar fantasias, marcaram a abertura oficial do carnaval de São José de Ribamar. O prefeito ribamarense, Luis Fernando, que esteve acompanhado do vice, Eudes Sampaio, do secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, SEMTUR, Edson Calixto, abriu oficialmente a folia momesca visitando os circuitos oficiais montados em vários pontos da cidade.

Neste domingo, (26), Luis Fernando visitou a área da Matinha. No local, ele e a comitiva, foram recebidos por uma verdadeira multidão, que esteve embalada por marchinhas que colocaram os integrantes dos blocos organizados pra dançar.

A foliã Vanessa Dias disse ser impossível não se contagiar com o carnaval, “Essa é uma festa única e a população precisa prestigiar, principalmente aqui em São José de Ribamar que já tem tradição”, chamou a atenção, a estudante que veio do município de Timbiras pra pular carnaval.

Já o prefeito, Luis Fernando, afirmou que a festa é do povo e por isso programada com respeito e responsabilidade para atender a todos os públicos.

“Apesar de recebermos um município totalmente sucateado, não vamos permitir que áreas tão importantes como a cultura de um povo sejam atingidas. Desde a antecipação da primeira parcela do pagamento dos cachês das brincadeiras até mesmo a programação cultural, de segurança, atendimento, saúde, e limpeza pública, foram pensados obedecendo às orientações da Promotoria Pública que disciplina o carnaval”, detalhou o prefeito enaltecendo o trabalho conjunto para a realização do carnaval 2017.

O prefeito Luis Fernando ainda visitou os circuitos das Vilas e Parque Vitória. No total mais de 120 agremiações (blocos organizados, escolas de samba, blocos afro, bandas, artistas locais, dentre outros), começam a se apresentar nos oito circuitos oficiais montados nas áreas da Sede e Vilas, Parque Vitória, Matinha, Mata Grande, Vila Sarney Filho, Turiúba, e Nova Terra.

Em cada um dos espaços foi montada uma força tarefa para a limpeza pública dos locais e garantir que os foliões tenham conforto na hora de cair na folia. O secretário Edson Calixto afirmou que a medida segue até o ultimo dia oficial do carnaval.

“Com o carnaval é natural que a demanda de visitantes aumente e com isso o lixo também. Portanto para garantir a ordem e limpeza, além de ações de conscientização, foi montada uma estratégia especial de limpeza para garantir a ordem nos circuitos oficiais”, reiterou.

Para garantir a segurança, o plano de ação integrada envolvendo a Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, colocou nas ruas mais de 500 homens distribuídos em todos os circuitos durante a festa momesca além de demais localidades do município.  

Nesta segunda-feira (27), Luis Fernando visitou os circuitos, Caras e Bocas no Viva Mata além do Circuito Vila Sarney Filho.

Blocos tradicionais empolgaram público da Passarela na noite de sábado

A segunda noite de programação da Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, atraiu centenas de famílias e foliões da cidade, no último sábado (25). Desfile e concurso de dezesseis agremiações de blocos tradicionais do grupo A marcaram a programação da noite do Carnaval de Todos, organizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. O concurso da Passarela é um dos momentos mais importantes para os grupos, que mantém um processo de produção parecido com o das escolas de samba.

“A gente avalia que é preciso priorizar esse que é um grande espetáculo que envolve sentimento e regionalidade. O carnaval é explosão de alegria do povo e o prefeito Edivaldo junto com o governador Flávio Dino tornaram prioridade a realização do evento, no intuito de valorizar a cultura da nossa cidade. Nós desejamos que até terça-feira tenhamos todos um carnaval alegre, pra cima, com todas as famílias. Agradecemos também ao trabalho e empenho de todas as secretarias envolvidas”, destacou o vice-prefeito Júlio Pinheiro, que acompanhou a programação.

Este ano, a Passarela do Samba está realizando uma campanha solidária de arrecadação de alimentos que serão doados para a Associação de Parentes e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os ingressos para a Passarela do Samba são adquiridos mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que é doado para a instituição. A iniciativa tem tido apoio do público. “Eu acho importante doar porque tem muita gente que precisa dessa ajuda. Todos os anos, eu venho para a Passarela porque é o lugar mais apropriado para vir com a família, sobretudo eu que tenho filhos pequenos. É mais seguro e confortável”, disse Dolores de Jesus, 32 anos, do Bairro de Fátima.

Além dela, outras famílias e grupos de amigos marcaram presença com muita alegria e paixão pelos blocos tradicionais. Com abadás padronizados, mulheres vestidas de “Penélopes Charmosas” agitavam a arquibancada com uma grande faixa de torcida pelo bloco Os Vampiros. “A cultura do bloco tradicional é uma tradição e uma paixão pra gente. Antigamente, nós éramos estimuladas pela rivalidade da disputa e isso foi mudando com o tempo. Nós amamos todos os blocos e nossa torcida tem muito amor e respeito pela diversidade dos grupos. Cada uma de nós tem algum amor ou familiar que desfila em diferentes blocos”, falou a foliã Rosângela de Azevedo.

Secretário de Cultura de Pinheiro pede demissão em pleno carnaval

Uma crise grave em meio ao principal evento turístico de Pinheiro: o carnaval. O secretário de Cultura do município, Algenir Ferreira, pediu demissão do cargo, e colocou uma bomba no colo do prefeito Luciano Genésio.

Algenir afirmou ao blog do Vandoval Rodrigues que já está decidido para deixar o cargo e só está cumprindo protocolo. Um dos carnavais mais tradicionais do interior do estado, esta edição tem sido muito criticada.

O carnaval de Pinheiro que se tornou o mais criticado de todos os tempos depois que o prefeito de Pinheiro, decidiu ocupar parte do corredor da folia com camarotes, ter oficializado a cerveja Devassa com a única a ser consumida no principal circuito, cercado a Praça José Sarney e cobrado valores exorbitantes aos ambulantes.

Hildo Rocha é o líder dos “papudinhos”

A Folha de S. Paulo destacou em reportagem neste domingo (26) o deputado federal Hildo Rocha encabeçando a lista dos “papudinhos”, os deputados “de pouca expressão nacional”, que está com o bolso cheio de emendas parlamentares do governo federal. Não tem nada a ver com a expressão maranhense “papudinho” relativo a alcoólatra.

No caso dos “papudinhos” do Congresso, as emendas são garantidas e os eles aprovam os projetos de reformas impopulares como a reforma da Previdência e a reforma trabalhista.

Hildo ainda se mostrou vislumbrado com uma ligação de Temer. “Hildo Rocha (PMDB-MA), integrante do batalhão de deputados sem expressão nacional, diz ter achado no início que era trote”.

Acidente na BR-135 deixa cinco mortos próximo a Itapecuru-Mirim

O período carnavalesco deixa uma tragédia já no primeiro dia. Um acidente com carro de passeio e um caminhão culminou com a morte de cinco pessoas na tarde deste sábado (25  na BR 135, próximo a Itapecuru-Mirim.

O condutor do veículo HB20 preto, de placas OJE 9477, teria perdido o controle do carro, rodado na pista e colidido com o caminhão, de placa AXO 9695. Duas mulheres e três homens estavam no veículo de passeio. Equipes do PRF e do Corpo de Bombeiros estão no local.

Dia de abertura da programação oficial da Passarela do Samba

Começa nesta sexta-feira (24), a programação da Passarela do Samba. Será uma grande festa e a expectativa é que 250 mil foliões prestigiem os cinco dias de desfiles e apresentações no sambódromo que compõe a programação do ‘Carnaval de Todos’, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. O encerramento promete muita alegria com o Baile Popular animado pelo Blocão do Bicho e outras atrações locais.

A abertura será feita a entrega da chave da cidade à Corte Momesca. O ‘Carnaval de Todos’, este ano vem com uma vertente solidária. O folião que for prestigiar os desfiles na Passarela do Samba deve levar um quilo de alimento não perecível que deverá ser torcado pelo ingresso na bilheteria, que estará aberta a partir das 15h. O fruto da arrecadação será doado para Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“Esta é uma parceria que firmamos com a Apae para doação de alimentos, toda a arrecadação será destinada para esta entidade. Além disso, a Corte de Momo está com uma agenda social para visitar diversas instituições, ONGs, hospitais, escolas, bibliotecas e associações. Queremos percorrer o maior número de espaços de folia da cidade e levar cultura a cada ponto de São Luís”, ressaltou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Na noite de sexta-feira (24), passarão pela avenida os blocos tradicionais do grupo B. Boêmio do Ritmo, Apae, Gaviões do Ritmo, Renovação do Ritmo, Alegria do Ritmo, Kambalacho do Ritmo, Os Diplomáticos, Fênix, Os Baratas, Os Inacreditáveis, Príncipe da Meia Noite, Os Vingadores, Os Tradicionais do Ritmo, Os Curingas, Os Guerreiros do Ritmo, Dragões da Liberdade e Companhia do Ritmo se apresentam na primeira noite da programação.

Mais de 85 atrações entre blocos tradicionais, turmas de samba, blocos organizados, escolas de samba, alegorias de rua, tribos de índio e blocos afros desfilarão este ano, além do show de encerramento. Todos os dias, a programação inicia às 18h com apresentação de grupos de tambor de crioula no entorno da passarela. A apuração do Concurso acontece no Cine Teatro da Cidade, dia 1º de março, quarta-feira de Cinzas, a partir das 15h.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado em parceria com a Liga das Escolas de Samba do Maranhão (LIESMA), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e Academia de Blocos Tradicionais do Maranhão (ABTEMA).

A Passarela conta com 200 metros de pista, 22 camarotes (20 pessoas cada), espaço institucional com capacidade para 140 pessoas, 27 cabines de jurados, 500 lugares no espaço de acessibilidade, capacidade para 3 mil foliões nas arquibancadas, 100 banheiros ecológicos e cinco barracas de comercialização de produtos. Este ano, uma novidade é o Espaço Folia, que fica próximo à pista e tem capacidade para 1.200 pessoas por dia.

As arquibancadas passaram por adequações na estrutura, contando com duas saídas de emergência, com orientação do corpo bombeiros. A infraestrutura conta também com Segurança privada, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Limpeza, Trânsito e Transporte, Serviços de Saúde (prevenção, atendimento e urgência).

Serão comercializados 18 camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, para os interessados em acompanhar os desfiles e concurso em espaço reservado. Cada camarote está sendo comercializado na Galeria Trapiche das 8h às 12h.

CARNAVAL DA PASSARELA DO SAMBA 2017 – PROGRAMAÇÃO
DIA 24/02– SEXTA-FEIRA
A partir das 18 horas: apresentação de grupos de tambor de crioula, no entorno da passarela;
Desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo B
Boêmio do Ritmo
APAE
Gaviões do Ritmo
Renovação do Ritmo
Alegria do Ritmo
Kambalacho do Ritmo
Os Diplomáticos
Fênix
Os Baratas
Os Inacreditáveis
Príncipe da Meia Noite
Os Vingadores
Os Tradicionais do Ritmo
Os Curingas
Os Guerreiros do Ritmo
Dragões da Liberdade
Companhia do Ritmo
DIA 25/02– SÁBADO
A partir das 18 horas: apresentação de grupos de tambor de crioula, no entorno da passarela;
Desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo A
Vinagreira Show
Os Vigaristas
Os Guardiões
Os Trapalhões
Os Brasinhas
Os Vampiros
Reis da Liberdade
Príncipe de Roma
Os Foliões
Originais do Ritmo
Os Gladiadores
Os Especialistas do Ritmo
Os Feras
Os Tropicais do Ritmo
Os Tremendões
Os Apaixonados

DIA 26/02 – DOMINGO
A partir das 18 horas: apresentação de grupos de tambor de crioula, no entorno da passarela;
Desfile das Turmas de Samba
Ritmistas de São José de Ribamar
Ritmistas da Madre Deus
Vinagreira do Samba
Fuzileiros da Fuzarca
Desfile dos Blocos Organizados
Unidos do Porto Grande
Os Cobras das Estrelas
Beatos do Samba
Os Liberais
Mocidade de Fátima
Desfile das Escolas de Samba
Unidos de Ribamar
Unidos de Fátima
Terrestre do Samba
Império Serrano
Turma de Mangueira
Favela do Samba

DIA 27/02 – SEGUNDA-FEIRA
A partir das 18 horas: apresentação de grupos de tambor de crioula, no entorno da passarela;
Desfile de Alegorias de Rua (Tijupá, Casinha da Roça, Tapera e o Corso das Virgens)
Desfile dos Blocos Organizados
Os Gorjeadores
Pau Brasil
Kanto Kente
Turma do Saco
Vila Izabel
Dragões da Madre Deus
Desfile das Escolas de Samba
Mocidade Independente da Ilha
Túnel do Sacavém
Flor do Samba
Marambaia
Turma do Quinto

DIA 28/02– TERÇA-FEIRA
A partir das 18 horas: apresentação de grupos de tambor de crioula, no entorno da passarela;
Desfile das Tribos de Índios
Upaon Açu
Tupinambás do Anjo da Guarda
Guajajaras
Curumim
Carajás
Sioux
Kamayura
Tupinambás do Iguaiba
Itapoan
Tupiniquins
Tapiaca-Uhu
Guarani
Desfile dos Blocos Afros
Gdam
Didara
Neto de Nanã
Akomabu
Juremê
Aruanda
Abiê-Mayo
Omnirá
Abibimã
Officina Affro

ENCERRAMENTO – Baile Popular, animado pelo Blocão do Bicho e shows locais.