Honorato e Márcio Jardim desmentem Francimar sobre apoio do PT: opinião pessoal

Honorato e Jardim enquadram Francimar por fala desautorizada em nome do PT

Os petistas Honorato Fernandes (presidente do diretório municipal de São Luís) e Márcio Jardim (o petista maranhense mais próximo de Lula) desmentiram o presidente estadual do partido Francimar Mello, que em uma posição unilateral e afirmou nas suas redes sociais que o PT definiu apoio por Carlos Brandão.

“Considerando a maioria das forças que compõem a Direção Estadual e de acordo com o PT, a nossa decisão será apoiar o governador Flávio Dino para o senado, e também a candidatura de Carlos Brandão ao governo, onde pleitearemos a vaga de vice”, escreveu Francimar. Depois disse que a posição seria ratificada no encontro de tática e pela direção nacional.

Francimar foi contra suas próprias declarações em entrevistas, quando afirmou que não iria fazer manifestação pessoal e iria aguardar o encontro de tática do PT.

Honorato Fernandes fez questão de desmentir o apoio fechado sem a decisão do encontro de tática. “Respeito o desejo íntimo do Francimar Melo, no entanto, o PT do Maranhão e nacional não tomaram tal decisão, trata-se tão somente de uma opinião pessoal, equivocada e desrespeitosa quando quer fazer crer se tratar de decisão partidária”.

Márcio Jardim ratificou o posicionamento. “Trata-se de opinião pessoal. Assim como manifestava o ex-presidente Lobato. Contudo, poderia fazê-lo em seu nome, sem invocar uma inexistente decisão do PT. Seria mais honesto e respeitoso com as articulações feitas por Gleisi e as conversas de Lula com Weverton”, afirmou.

Simplício Araújo mantém pré-candidatura ao governo

O atual secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo reafirmou também nesta segunda-feira (31) sua pré-candidatura a Governador do Estado.

Após diversas reuniões com o governador, Simplício publicou nas redes sociais a notícia que mantém seu projeto e que o seu candidato a senador é Flávio Dino.

“Sou pré-candidato a governador sim. Eu quero um Maranhão com mais empregos, mais crescimento econômico e mais justiça social”, disse.

Simplício também anunciou que deixa amanhã (1°) a secretaria de Indústria e Comércio para se dedicar à pré-campanha.

Weverton mantém pré-candidatura e segue com maior grupo político

Em coletiva nesta segunda-feira (31), o senador Weverton reafirmou sua pré-candidatura a Governador do Estado, ao lado de lideranças estaduais e presidentes de partidos.

“Sou pré-candidato ao governo do Maranhão. Essa foi uma decisão tomada ouvindo os maranhenses e as lideranças do nosso estado, baseada na certeza de que para o Maranhão ser mais feliz precisamos avançar, disse aos jornalistas.

Weverton lamentou a escolha do governador Flávio Dino pelo nome do seu vice Carlos Brandão para sucedê-lo. “Lamento a decisão do governador Flávio Dino de apoiar o nome do seu vice, Carlos Brandão”, disse.

“Sigo defendendo os mesmos ideais. Trabalharei para que as conquistas sejam preservadas e para que possamos fazer as mudanças necessárias. Vamos em frente, porque foguete não dá ré”, finalizou.

Jefferson: Decisão de sair do cargo agora ou em março é do governador

O atual secretário de Estado de Segurança Pública e pré-candidato a deputado federal, Jefferson Portela, afirmou que segue apoiando a pré-candidatura do senador Weverton ao Governo do Estado.

Sobre o voto de senador, o secretário afirmou que a intenção é apoiar Flávio Dino para a vaga.

“Queremos apoiá-lo para senador. Um grande representante ao senado. Para a sucessão, apoiamos o senador Weverton para governador”, disse.

Sobre a notícia de deixar o cargo de secretário, Jefferson disse que cabe ao governador decidir se o exonera agora ou somente dia 31 de março.

“Eu sou integrante desde o início do governo. E estou a disposição do governador para sair agora ou para permanecer até dia 31 de março. Essa é uma decisão do nosso chefe, nosso líder político, governador Flávio Dino. Tudo que foi noticiado não passa de fake news e inverdades. Mas é natural que o governador esteja na recomposição do seu governo para o seu sucessor. De modo, que sou servidor de carreira e o cargo é temporário e livre escolha do governador. Estamos a disposição para trabalhar até dia 31”, afirmou Portela.

Cleber Verde reafirma apoio ao Weverton

O deputado federal e presidente do Republicanos, Cleber Verde, reafirmou seu apoio a pré-candidatura do senador Weverton ao Governo do Estado.

Acontece neste momento uma reunião na sede do PDT e diversas lideranças participam.

Nas próximas horas o senador promoverá uma coletiva de imprensa e deve reafirmar sua pré-candidatura ao lado de presidentes de partidos.

Flávio Dino e Carlos Lula abrem dois hospitais em menos de 30 dias

Nesta segunda-feira (31), o governador Flávio Dino e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula entregaram o Hospital Regional de Barra do Corda. Esta é a segunda unidade a ser inaugurada pelo Governo do Estado no mês de janeiro, a primeira foi a Maternidade de Paço do Lumiar.

Durante a solenidade de inauguração, o governador Flávio Dino relembrou dos investimentos feitos na região. “Nós ampliamos o polo de saúde de Presidente Dutra, ampliamos o Hospital Regional de Grajaú com UTI e agora a cidade de Barra do Corda recebe o Hospital Regional. É uma grande conquista e um salto gigantesco na saúde pública da região”, enfatizou.

O secretário Carlos Lula destacou a unidade promovida pelo governador para efetivar melhorias no sistema público de saúde. “Esse Hospital de Barra do Corda só é possível por conta de algo que o governador Flávio Dino tem feito todos estes anos: união. União de esforços, união de todos os grupos para construir a maior rede de saúde do Maranhão”, enfatizou.

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, comemorou o apoio do Governo para assumir o hospital que foi cedido pelo município. “Essa parceria foi para cuidar da saúde de Barra do Corda e da região. Nós não tínhamos condições de em tão curto prazo fazer a obra, equipar e entregar a população, mas, com a parceria do governo Flávio Dino, esse hospital foi entregue”, agradeceu.

Dr Adriano Brandes, diretor clínico do novo hospital, recordou a longa espera do povo barra-cordense por uma unidade de média e alta complexidade. “Nós precisamos esperar 186 anos, idade de Barra do Corda, para que o governador Flávio Dino e o secretário Carlos Lula viessem a resolver essa demanda de um hospital digno, um hospital que tem estrutura e suporte pra cuidar da nossa gente”, comemorou.

No mês de agosto do ano passado, o Governo do Maranhão já havia entregue a Policlínica de Barra do Corda, uma das 12 unidades em funcionamento no estado.

Zé Carlos defende funcionários da EletroNorte

O deputado federal Zé Carlos (PT) escreveu um artigo publicado no Jornal Pequeno neste final de semana defendendo os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do Sistema Eletrobras, que encontram-se em greve desde o último dia 17 de janeiro. A Eletronorte, que faz parte desse conjunto de empresas e é a responsável pela geração e transmissão de energia para o Maranhão, aderiu à greve a partir do dia 24.

“Quem, da mesma forma que eu, acompanha a luta dos trabalhadores urbanitários por melhores condições de trabalho e contra a tentativa de entrega das empresas do setor elétrico nacional para o grande capital estrangeiro, sabe que essa greve é uma greve justa”, disse o parlamentar.

Para ele, algumas das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores há muito são de conhecimento da diretoria da empresa. Segundo ele, nenhuma atenção tem sido dada a essas reivindicações pela empresa, no entanto, desde a época do golpe que derrubou a ex-Presidente Dilma, em 2016.

“De acordo com manifesto amplamente divulgado pelo sindicato que coordena a greve, a Eletrobras/Eletronorte não só tem deixado de cumprir com algumas obrigações contratuais relativas a pagamentos dos seus empregados, como também aumentou de forma absurda o preço do plano de saúde dos trabalhadores, impõe aos trabalhadores uma escala abusiva de trabalho e, desde o ano passado, não providencia teste de Covid, o que tem contribuído para um grande número de contaminação de todo o seu pessoal”, completou.

“Em primeiro lugar porque uma empresa que custou mais de R$400 bilhões para ser construída, ao longo de 70 anos, não pode ser vendida tão somente por algo em torno de R$12 bilhões. Em segundo lugar porque uma das primeiras consequências dessa venda, se ela vier realmente a ser concretizada, será um aumento absurdo da conta de luz, com a consequente dor de cabeça para o povo mais pobre. Por tudo isso, a greve dos trabalhadores da Eletrobras/Eletronorte tem o meu apoio e a minha solidariedade”, finalizou o deputado.

Weverton reafirma hoje pré-candidatura ao governo do Maranhão

Weverton consolidou sua pré-candidatura conversando com os maranhenses em atos ao longo do ano passado. Hoje, irá lançar oficialmente seu nome para concorrer ao governo.

Com a decisão do governador Flávio Dino de não abrir mão da sua posição pessoal em relação a ter o vice Carlos Brandão (PSDB) como seu candidato a governador e não seguir as regras da carta compromisso, os demais pré-candidatos do seu grupo político estão liberados para seguir com suas pré-campanhas sem pensar mais em unidade doo grupo.

O governador irá se reunir com o senador Weverton, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, a senadora Eliziane Gama, e outros membros do grupo para reafirmar seu apoio a Brandão e também dizer que aceita como legítimas as outras pré-candidaturas do grupo. Assim, ficando claro que não haverá mesmo unidade em torno de um nome.

Logo após, o senador irá reafirmar sua pré-candidatura ao governo do Maranhão. Weverton lidera todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas até o momento e tem o maior grupo político para concorrer ao governo.

Medidas de Carlos Lula para alavancar vacinação da Covid-19 são destaques na imprensa nacional

Dois grandes jornais da TV Globo destacaram a ação do Mutirão da Vacinação da Dose Premiada na para incentivo dos maranhenses à vacinação. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o gestor estadual da saúde, Carlos Lula, tem promovido estratégias para aumentar a imunização no estado.

Durante a noite desta quinta-feira (27), a âncora do Jornal Nacional, Renata Vasconcelos, destacou o aumento da procura pela vacinação na cidade de Codó em razão do sorteio do Dose Premiada. “Os agentes de saúde precisaram montar tendas pra dar conta do aumento da procura. Quinze vacinados receberam prêmios de mil a 10 mil reais”, relatou.

Ao Jornal Hoje, também no dia de ontem, Carlos Lula destacou o aumento dos casos da Covid-19 no Maranhão. “Nossos ambulatórios apontam 30% de positividade, que é um número altíssimo. A gente tá num momento de elevação do número de casos, não tanto ainda do número de internações, mas uma alta expressiva do número de casos do estado”, alerta o secretário.

Carutapera

Nesta sexta-feira (28), o gestor da saúde leva o Mutirão da Vacinação da Dose Premiada contempla a cidade de Carutapera e no dia 1º de fevereiro a ação acontece nas cidades de Timbiras e Coroatá, simultaneamente.

Novo laudo aponta 14 pontos impróprios para o banho na Grande São Luís

O novo laudo divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) mostra que 14 pontos estão impróprios para o banho na Grande São Luís. O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 28 de dezembro de 2021 a 25 de janeiro de 2022 e integra a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

De acordo com a Sema, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Na capital, os pontos de poluição se encontram nas praias Ponta do Farol no trecho que compreende entre em frente ao Farol e Forte de São Marcos; São Marcos em frente ao prédio verde com o Heliporto e Em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Avenida Litorânea; toda a extensão da Praia Calhau e Olho d’Água.

Toda a extensão da Praia do Meio, em São José de Ribamar e a a extensão que compreende a Praia do Araçagy, também em São José de Ribamar. Na Praia Olho de Porco, em Paço do Lumiar, na extensão situada em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante.

Segundo a Sema, essa análise é realizada todo mês e a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

A recomendação de quem faz estas análises e também de estudiosos no assunto é de que o banhistas não devem entrar ao mar durante o período em que a água estiver poluída a fim de evitar o contágio de doenças.