Política maranhense em notas

Bastidores do Encontro do PSB

robertorochaAntes da Convenção do PSB, o senador Roberto Rocha e o governador Flávio Dino tiveram uma conversa a portas fechadas no Palácio dos Leões. Os dois foram no mesmo carro para o Encontro dos socialistas. Mas quando Roberto começou o discurso e falou que queria ser candidato a prefeito, o governador fez uma cara de espanto. Parece que isso não foi conversado durante todo esse diálogo entre os dois. Depois dos discursos, Roberto e o secretário de Articulação Política tiveram um diálogo rápido ao pé de ouvido. Só deu para perceber o senador dizendo “não quero nem saber”.

Rocha deve sair da administração municipal

edivaldorobertoCurioso que o senador fez duras críticas ao prefeito Edivaldo durante o Encontro e não entrega os cargos que possui na administração municipal. Ou seja, a gestão que chama de atrasada é composta pelos quadros indicados por Rocha. Já que Roberto quer ser candidato a prefeito, o mínimo que deveria fazer seria entregar os cargos e deixar a administração. Assim, joga de acordo com as regras em igualdade. Nenhum outro pré-candidato além do próprio prefeito tem cargos na gestão de Edivaldo.

Rose ficou em um beco sem saída

rosesalesA vereadora Rose Sales (sem partido) percebeu o quanto o jogo é duro na disputa por uma candidatura à prefeitura de São Luís. O sistema da eleição majoritária é implacável para quem não tem controle de um partido. Os pequenos partidos, de aluguel, muito facilmente a aceitariam como filiada, alegando que lhe daria legenda, mas acabariam “vendendo” o partido. As maiores legendas ou apoiam quem está no poder, ou quem está liderando as pesquisas, ou lançam candidatos. E a vereadora sabe que mesmo o PV, que poderia ser seu caminho, poderá lhe passar a perna. Por isso, é ela já busca o caminho de volta.

Frota não responde e foge do assunto  

sergiofrotaEm nota de esclarecimento, o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, foge completamente do assunto da venda do terreno do clube, com uma teoria da conspiração contra o acesso do Sampaio à primeira divisão pelo Moto ou motenses. Mas o qual a relação de uma coisa com a outra? O principal questionamento é dos bolivianos que querem um patrimônio do Clube. Os bolivianos querem saber por que o clube não tem sequer o CT que foi vendido junto com o terreno para a Hispamix.

Água para Todos começa a mudar realidade

Foto4 - Água para Todos beneficia capitalO programa ‘Água para Todos’ está com a execução a pleno vapor facilitando o cotidiano de quem vive na capital maranhense. Serão perfurados 12 poços ao todo de grande vazão, a substituição de 19 quilômetros da adutora do Sistema Italuís e o reforço de vazão desse sistema. A obra de substituição da adutora do Campo de Perizes está em fase final de execução. Com um diâmetro maior, a nova adutora, além de eliminar a possibilidade de rompimentos, vai permitir o aumento da vazão de água bombeada em 200 litros por segundo.

Asfalto chega a mais bairros

12990_recapeamento_asfaltico_rua_passeio_vinhais_velho_310815_fotobaeta5A Prefeitura de São Luís entrou com novas frentes de trabalho para requalificação asfáltica de ruas em localidades adjacentes ao Recanto dos Vinhais. No final de semana, os serviços de melhoria da infraestrutura urbana chegaram à Vila Progresso, Vila Marinha e a novas vias do Vinhais Velho. O projeto de pavimentação nessa região é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com recursos próprios do Município, em financiamento com a Caixa. As obras de requalificação asfáltica da Prefeitura de São Luís já atingiram mais de 50 bairros e localidades. Entre eles, o Bequimão, a Vila Palmeira, Cohama, Vicente Fialho, Vila Riod, Pontal da Ilha, Cidade Operária, Vila Janaína, Vila Cascavel, Turu e São Raimundo.

Prefeitura e Governo assinam Termo de Cooperação para realização dos Jogos Municipais Ludovicenses

termojogosUm marco na história do esporte maranhense foi concretizado na tarde desta quinta-feira (27) na sede da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel). Um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado foi assinado e o município de São Luís irá realizar os Jogos Municipais Ludovicenses, que servirão como etapa classificatória dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

“Esse é um grande avanço na história do Esporte dentro da nossa capital. São Luís será mais uma vez a capital do esporte. Espero que possamos com essa parceria conseguir mobilizar nossas escolas para que venham a participar e acabar transformando este evento, além da competição, em uma forma de integração entre os alunos. Essa era a parceria que estava faltando em prol do esporte. Estamos diante de um governo do Estado extremamente compromissado e, a partir de hoje, temos então uma missão: fazer São Luís mais presente na realização dos JEMs”, destacou o secretário Municipal de Desporto e Lazer, Júlio França.

Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, a parceria entre o governo e a prefeitura contribui para construção da agenda do esporte. “Essa parceria é o começo de um novo caminho em que governo e prefeitura trabalham juntos para construir a agenda do esporte no Maranhão. Estamos trabalhando um novo formato para os JEMs, com reestruturação do evento em quantidade e qualidade. O governo do Estado já alcançou importantes conquistas nos JEMs 2015, como o crescimento na adesão dos municípios, a realização de projetos de lazer para os atletas e garantia de estrutura completa de alimentação. Essa parceria com a prefeitura é mais um avanço e tornará os jogos mais equilibrados”, completou o secretário Márcio Jardim, durante a cerimônia de assinatura do termo.

Em 43 edições dos Jogos Escolares Maranhenses, o governo do Estado foi responsável pela organização da etapa metropolitana, envolvendo os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, e os vencedores dessa etapa garantiam vaga na etapa estadual dos jogos escolares. Com a assinatura do termo, os municípios da região metropolitana de São Luís organizarão seus próprios jogos municipais, classificando as escolas vencedoras para a etapa regional dos JEMs.

Além de São Luís, o município de São José de Ribamar também já confirmou a realização dessa etapa para o próximo ano. A ideia é que Paço do Lumiar e Raposa também realizem seus próprios jogos da etapa classificatória.

Estiveram presentes também na cerimônia a secretária adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues, o secretário adjunto municipal de Desportos e Lazer, Rommeo Amin, o representante da Câmara Municipal, vereador Ivaldo Rodrigues, a equipe de Coordenação Geral dos JEMs 2015 e representantes de federações.

Maior maré do ano causa prejuízos na Ponta D’Areia

31/08/2015. Crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luis - MA. Força da maré derruba poste e causa estragos na Ponta da Areia.

Crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press. 

Que passou pela Ponta D’Areia nesta segunda-feira (31) se assustou com a força da maré que invadiu a Avenida dos Holandeses e causou prejuízos, derrubando um poste. O fenômeno conhecido como maré de sizígia. A maré invadiu bares e quiosques na orla.

A maré de sizígia ocorre quando a Lua e o Sol se alinham em relação à Terra e acontece a soma da atração gravitacional entre os dois. Associados aos fortes ventos, a força das marés é violenta.

O Espigão Costeiro, que impediu o avanço da maré na região da Península para proteger os “bacanas” de São Luís, concentrou a força marítima na região da praia da Ponta D’Areia, onde raramente se vê areia hoje em dia.

mare2mare3mare4

 

Rose Sales anuncia saída do PP

rosesalesDa tribuna da Câmara Municipal, a vereadora Rose Sales (agora sem partido) anunciou oficialmente sua saída do Partido Progressista (PP). A saída já era dada como certa depois da vereadora reclamar de uma reunião do presidente estadual da legenda, Waldir Maranhão, com a pré-candidata a prefeita de São Luís Eliziane Gama (PPS).

“Não me encontro mais nas fileiras do Partido Progressista. Mas minha pré-candidatura está mantida. As adesões de lideranças, de movimentos é cada vez mais crescente. As pessoas querem outra opção. Não sou mulher covarde e não retrocedo em meus posicionamentos”, afirmou.

Rose também alfinetou Waldir por sua “traição”, e disse que os movimentos do deputado federal foram um “livramento de Deus”, permitindo que ela mudasse de partido em tempo hábil para ser candidata. ” As coisas quando acontecem em nossas vidas são livramento de Deus. Como estas ações inesperadas ou esperadas acontecidas dentro do partido. Em respeito ao povo de São Luís, a pré-candidatura está mantida. Ainda em setembro, todos irão saber o partido que iremos estar. Dentro da reciprocidade”,afirmou, deixando claro que a nova legenda terá que lhe garantir a candidatura à prefeitura de São Luís.

O partido mais cotado para filiação de Rose é o PV.

Candidatura de Bira tem grande potencial de crescimento

bira

A pré-candidatura de Bira do Pindaré (PSB) cria sérios problemas para os pré-candidatos que têm polarizado a disputa em São Luís. O deputado tem grande identificação com movimentos sociais e sindicais e consegue insuflar uma campanha sem grandes gastos. Além disto, sua grande identificação com o governador Flávio Dino e confirmando sua candidatura, tira de vez o governador da campanha para não confrontar com seus aliados. Além dele, o prefeito Edivaldo e a deputada Eliziane Gama são pré-candidatos aliados do governador.

Bira, mesmo sem nenhuma manifestação, apareceu empatado com Roseana Sarney na última pesquisa Escutec (reveja). Bira tem seu nome colocado com potencial desde 2008. Por questões partidárias, nunca conseguiu concorrer e colocar este potencial à prova.

Com pouca rejeição, o deputado tem um vácuo para crescer maior do que os principais adversários. Não tem, até onde se sabe, nada em seu passado que desabone sua conduta para ser explorado na campanha. Com a confirmação de Bira de candidato, é um nome que não pode ser ignorado.

Ilhinha: mais uma edição do Todos por São Luís é sucesso

todosilhinhaO prefeito Edivaldo disse neste sábado (29), durante a realização da décima quinta edição do Programa Todos por São Luís, no bairro da Ilhinha, que não está medindo esforços para atender aos pedidos de aproximação dos serviços públicos da administração municipal que o programa propicia. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

“O programa tem despertado cada vez mais interesse das comunidades. Muitos líderes comunitários têm nos procurados para que seus bairros sejam incluídos no plano de execução do programa Todos por São Luís”, disse o prefeito. Para Edivaldo, o sucesso do programa ratifica a intenção de aproximar a administração do cidadão, principal objetivo do Todos por São Luís.

Desta vez os serviços que são oferecidos no dia de culminância do programa, sempre aos sábados, se concentraram na U.E.B. Criança Feliz, localizada na avenida Ferreira Gullar, no bairro da Ilhinha. Segundo os organizadores do programa, populações de pelo menos 14 bairros buscaram algum tipo de serviço que o programa oferece. Entre os beneficiados estão moradores dos bairros da Ilhinha, São Francisco, Portelinha, Residencial Ana Jansen, Buriti, Jaracati, Ponta D´Areia, Lagoa da Jansen, Renascença, Morro, Vila Maruim, Conjunto Base e Conjunto São Francisco.

Como nas edições anteriores, centenas de pessoas modificaram a rotina do sábado para buscar serviços. Mais uma vez se confirmou que a maioria do público presente no evento que aglutina todas as secretarias da administração municipal é de mulheres de todas as faixas etárias. A moradora da rua da União, Keissy Diane, 26 anos, recepcionista, levou os filhos Isadora e Paulo Lucca para tirar a primeira carteira de identidade. “Essa é uma oportunidade que temos de ter os serviços de maneira mais fácil”, disse a moradora.

Cartão postal de Caxias totalmente revitalizado

Uma história que teve início quando Caxias ainda era vila, hoje se imortaliza por meio de mais uma obra entregue pelo prefeito Leo Coutinho. A inauguração da reforma da Praça Dias Carneiro, ou Praça do Pantheon como é conhecida, contou com a presença do vice-prefeito Zé Martins, dos secretários municipais, vereadores, demais autoridades locais, bem como da população caxiense.

A praça foi totalmente revitalizada, com trabalho paisagístico, sistema de irrigação, reparos nas grades, novo piso, recuperação dos bustos dos expoentes da literatura caxiense e nova iluminação, além de postes no estilo colonial. A entrega da Pantheon também marcou a reinauguração da fonte que existe no local, com espelho d’água e iluminação.

Nelson Monteiro de Sousa, mandatário da União Artística Operária Caxiense, conhece a praça desde a sua fundação. Segundo ele, a revitalização do logradouro público representa um resgate histórico. “A história desse espaço é inesquecível. Hoje estou vivendo a mesma emoção que vivi há mais de 40 anos, quando ela foi inaugurada. Parabenizo o prefeito pela ideia de recuperar a infraestrutura dessa praça, e ao mesmo tempo de modernizá-la, por representar tanto para nós caxienses e visitantes”.

Para a professora Mercilene Torres, historiadora e diretora do Memorial da Balaiada, “é singular ver a praça reinaugurada, no momento em que a cidade revitaliza as suas praças e os caxienses começam a ter consciência de cuidar do patrimônio histórico material. Localizada no coração da cidade, a Praça Dias Carneiro se torna mais importante ainda por lembrar o pantheon literário caxiense, os escritores Dias Carneiro, Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos e Coelho Neto, uma história que não pode deixar de existir”.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Leo Coutinho assumiu o compromisso de revitalizar mais praças até o final de seu mandato. “Há pouco tempo inauguramos a reforma da Praça dos Três Corações, e agora entregamos essa nova Pantheon, a volta de um cartão postal da cidade, que já deu e vai continuar a dar muito orgulho aos caxienses. Sabemos que o caxiense é um povo que tem orgulho de sua cidade. Por isso, pretendemos, agora com o apoio do Governo do Estado, investir ainda mais no urbanismo municipal”.

Zé Inácio destaca importância da Agritec para o desenvolvimento da produção agrícola

agriteczeinacioO deputado Zé Inácio (PT) participou na última quinta-feira (27) da primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão (Agritec). O evento será realizado até este sábado (29) e deve atrair aproximadamente 15 mil pessoas durante os três dias.

O evento foi realizado no município de São Bento e contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e do governador Flávio Dino.

Para o deputado Zé Inácio (PT) a Agritec é uma oportunidade para os agricultores rurais comercializarem de forma agregada suas produções agrícolas. Ele ressalta a importância de feiras como essas para alavancar a agricultura familiar no Estado do Maranhão. “A feira contribui para o fortalecimento das economias local, regional e do estado como um todo, além de contribuir com o desenvolvimento da produção agrícola do nosso Estado”, diz.

Ainda em São Bento também foi lançado o Selo Quilombola do Brasil, especifico para agricultores familiares quilombolas. A quilombola Sônia Maria Pinheiro, do quilombo Rio Grande do município de Bequimão recebeu o documento acompanhada do deputado Zé Inácio.

A Agritec é resultado da parceria entre o Governo do Maranhão com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A edição da feira na cidade de São Bento é a primeira de uma série de quatro feiras de agrotecnológicas direcionadas para agricultura familiar que serão realizadas este ano.

PSB caminha para candidatura de Bira do Pindaré em São Luís

encontropsb

O deputado estadual licenciado Bira do Pindaré sai fortalecido do Encontro do PSB. Com a presença do nacional Carlos Siqueira, o secretário de Ciência e Tecnologia do estado foi ovacionado pelos presentes para ser candidato a prefeito de São Luís pela legenda. Inclusive, com a entrega de uma carta dos segmentos organizados do partido pedindo a candidatura.

Em seu discurso, o Senador Roberto Rocha chegou a dizer que queria ser candidato e foi vaiado. Recuou e disse que apoiaria o candidato do partido. O presidente nacional Carlos Siqueira pregou a unidade independente do candidato. “Nos municípios que tivermos duas pré-candidaturas, é importante que os que não forem escolhidos não saiam do partido, mas vistam a camisa. Respeitem o posicionamento coletivo. É preciso ter apoio das bases do partido e que as bases do PSB estão nos movimentos populares”.

Bira, que havia falado antes de Rocha, disse aceitar o desafio de ser candidato. “Se é desejo do PSB, se é a decisão do PSB, eu aceito ser candidato a prefeito de São Luís. Não desisto do Brasil, não desisto do Maranhão e não vou desistir de São Luís, nossa capital”.

PSDB realiza encontro regional em Imperatriz e sinaliza com Clayton Noleto

Encontro_Imp

A maçonaria da cidade de Imperatriz recebeu, neste sábado (29), líderes tucanos e parceiros políticos para a realização da terceira edição do encontro partidário, visando o seu fortalecimento na região tocantina maranhense, como forma de construir um projeto para a sigla, nas disputas eleitorais de 2016. Apesar de alguns nomes do partido serem especulados, a presença das maiores lideranças comunistas da região no evento, demonstraram o interesse dos tucanos em apoiar a pré-candidatura de Clayton Noleto (PCdoB), que estava em papel de destaque no evento.

“Quero que todos aqui se orgulhem de sermos de um partido que lançou a proteção social. Do partido que derrotou a inflação, tornou estável a economia, abriu as portas para os consumidores brasileiros. Somos do partido que realmente valoriza o salário mínimo. Que organizou as contas públicas. Que modernizou o país. Que deixou perto do povo a educação fundamental e fortaleceu o SUS”, observou Carlos Brandão, presidente estadual do PSDB.

Juntos, lideranças partidárias, representantes de comunidades, parlamentares, secretários municipais e de Estado, caravanas de várias cidades da região e membros do PSDB avaliaram os rumos do partido para a região e destacaram o fortalecimento do grupo local, focado em um mesmo projeto político-partidário para Imperatriz.

Além de Clayton Noleto (PCdoB), o partido indicou a possibilidade de candidatura própria com Daniel Souza (PSDB), Miriam Ribeiro (PSDB), Esmerahdson de Pinho (PSDB) e Ribinha Cunha (PSDB).